BEDA #13: as fotos da viagem ficaram ótimas

13º dia de BEDA e nóis tá como? 23h de um domingo catando fotos de viagem pra ter o que postar. Não está sendo fácil. Mas pra uma coisa está servindo - primeiro, achei que já tinha postado mais sobre a viagem de Portugal aqui. Quer dizer, eu não parei de falar de Portugal nunca mais desde que fui pra lá, MAS ainda não tinha postado essas fotos nem falado direito dessa viagem dentro da viagem. Da vez que alugamos um carro e fizemos uma roadtrip enorme, cruzamos Portugal inteiro para visitar esse lugar: 
A Capela dos Ossos, em Évora. 
Esse foi um dos lugares que visitei mais me impressionou. A gente entra no lugar e automaticamente fica em silêncio, em choque. Eu sabia que era assim mas não estava preparada pra magnitude do troço. 
A ideia da Capela é representar a transitoriedade/fragilidade da vida humana. Daí a inscrição na entrada "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos.". Eu posso ou não posso ter achado  isso adorável. Sou estranha.
Outra coisa que achei legal sobre essa Capela (e sobre muitas outras coisas ~turísticas~ no geral) é que ela não foi construída por um grande motivo especial. Foi por uma razão bem prática: tinha cemitérios demais na cidade e os vivos estavam ficando sem espaço. Sei que as catacumbas de Paris tem uma história similar e acho o máximo: dá pra pensar que aquilo ali simboliza grandes coisas, mas na verdade eles meio que não tinham mais onde enfiar os mortos mesmo - simboliza possivelmente a falta de planejamento urbano. A partir daí criou-se o simbolismo.
No caminho passamos por Tomar, essa cidade bem bonitinha que é onde fica o Convento de Cristo.
No fim foi legal ter que procurar em fotos antigas algo pra postar - adoro rever fotos de viagens e achar coisas que passaram despercebidas na primeira "triagem". Tipo essas duas fotos do Convento - Já pensou ver essas coisas da sua janela?
Isso me lembrou aquelas igrejas-convertidas-em-casa e o quanto eu odeio esse tipo de coisa. Você vai ver as fotos e é uma parede de pedra 'olha como preservamos a arquitetura' e os caras só foram capaz de manter uma parede de pedra da igreja original. O resto tudo é cadeiras Eames e decoração hipster milionária. Ver uma imagem como essa me deixa triste. Acho tão importante restaurar ao invés de reformar. Essas coisas se perdem tão fácil :(
Tá aí um discurso prolixo aleatório, de nada.

Comentários

  1. Morri com essas fotos :P

    ResponderExcluir
  2. Eu teria a mesma reação: entraria em choque ao ver isso. Acho que é porque não estou preparada para morte, apesar de saber que ela existe.
    É bem ruim isso, mas, né.

    Adorei as fotos! ♥


    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Portugal deve ser maravilhosa!!
    Já vi outras pessoas falando sobre a Capela dos Ossos e nossa muito louco né??
    Acho que eu ficaria chocada ao ver esse lugar com meus próprios olhos *o*

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que impressionante essa Capela dos Ossos! Mas olha, também achei adorável a citação e tudo, hahaha. Pois pode fazer o favor de achar mais fotos dessa viagem, porque tudo parece ser muito lindo! <3

    ResponderExcluir
  5. Já pensou que algum daqueles crânios é parente distante da gente?

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar da capela de ossos, mas não sabia que a história por trás de tudo era tão adoravelmente creepy eu sou bem louca das igrejas #ihavethisthingwithprettychurches aquelas) e morro de amores sempre que eu consigo saber um pouco mais sobre as referências dos lugares.
    As fotos nem preciso dizer que estão maravilhosas! Manda mais que tá pouco ❤

    ResponderExcluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!