receita: cupcake de baunilha

18 de julho de 2011

Esse é um cupcake de baunilha muito gostoso. Acho essa receita bem fácil de fazer, e é provável que você nem precise sair de casa para comprar os ingredientes.
Gosto dos cupcakes de baunilha porque tem a massa clarinha e posso colocar corante, para que fiquem coloridos. Comida colorida é vida.

Você vai precisar de:
3 xícaras de farinhas
2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de fermento
3/4 colher de chá de sal
2 tabletes de manteiga (200g)
4 ovos
1 xícara de leite
1 colher de chá de essência de baunilha

Antes de tudo, pré-aqueça o forno a 180º e arranje as forminhas. Essa receita dá para uns 15 cupcakes.
Na tigela da batedeira, peneire e misture todos os ingredientes secos. Adicione a manteiga derretida e ligue a batedeira em velocidade baixa.
Em outra tigela, bata com um garfo os ovos, o leite e a essência de baunilha. Adicione aos poucos à batedeira. Desligue quando formar uma massa homogênea.
Coloque a massa, com uma colher ou uma concha, nas forminhas, preenchendo pelo menos 3/4 delas.
Deixe assando em torno de 20 minutos. Faça o teste do palito. Deixa esfriar fora da fôrma.
Para a cobertura, fiz ganache de chocolate branco, esperei esfriar e ficar durinha, coloquei dentro de um saco plástico zip-lock, cortei uma pontinha e fiz as voltinhas em cima do bolinho.
Fiz 12 cupcakes. Ao fim, sobrou um pouco de massa, então untei uma forma pequeninha de bolo com manteiga e coloquei o resto ali, o que se transformou naquele bolinho quadradinho.

Na foto da esquerda, abaixo, estão os ingredientes, aguardando para serem usados.
Os patinhos empilhados são medidores, o maior equivale a uma xícara e assim por diante. São lindos.
No vidro esverdeado, essência de baunilha feita em casa pela minha mãe (visite o blog de receitas dela). No fundo, acho que meus cupcakes só ficam gostosos por causa dessa essência (e, no caso dos de chocolate, por causa do cacau em pó francês, obviamente hehehe).
Ah, e sim, minha batedeira é uma Arno Planetária de 1980 e alguma coisa. Minha mãe tem faz muitos anos, desde que ganhou de presente de casamento. É mil vezes melhor do que muita batedeira por aí.

0 comentários:

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!

Tecnologia do Blogger.
Back to Top