BEDA #8: ansiedade constante por novidade

Me parece que essa quantidade absurda de informação que anda pela internet nos fez perder um pouco o costume de revisitar as coisas. Eu pelo menos sinto muito isso - por que eu vou rever um filme que já assisti se tem milhões de outros filmes acessíveis a dois botões de distância? Esses dias estava lendo sobre FOMO, uma expressão em inglês que significa Fear Of Missing Out ou medo de perder oportunidades - aquela sensação de que está todo mundo vivendo uma vida melhor que a nossa e que estamos perdendo alguma coisa por também não estar levando aquela vida - e pensei bastante sobre isso. Não acho particularmente que sinta isso diretamente ou que afete muito a minha vida, mas às vezes sinto que tem tanta coisa pra fazer e eu não fiz nem metade ainda.
Às vezes me pego preocupada porque ainda não consegui ir na cafeteria nova que abriu, como se eu tivesse alguma obrigação legal de conhecer todas as cafeterias da cidade.  
É bobo mas eu vejo muito isso quando estou com vontade de cozinhar. Eu trabalho numa cozinha e no meu tempo livre quero passar longe dela, então se estou com vontade de cozinhar é porque quero fazer algo especial. Daí tenho alguma ideia, abro o pinterest, procuro receitas, vejo fotos, decido o que quero fazer, vejo mil receitas da mesma coisa pra calcular a média das variações da receita e no fim acabo perdendo mais tempo mirabolando a receita que provavelmente nem vai ficar tão boa do que efetivamente cozinhando. Volta e meia me pego pensando na torta que fiz aquela outra vez, no macarrão que deu tão certo no dia tal... Mas eu já fiz isso, tenho que fazer alguma coisa nova. Sempre tem que testar algo novo, uma ansiedade constante por novidade, sabe? Por que?
Minha tia leva o mesmo pudim nas festas de família desde que eu me conheço por gente. Sabe por que? Porque o pudim é maravilhoso. Eu já devo ter comido aquele pudim umas 500 vezes na minha vida e ele é sempre maravilhoso.
Decidi então pegar todas essas receitas que eu não me importo de fazer mil vezes e escrever num caderno. Talvez ali elas não sejam soterradas por um álbum do pinterest com fotos lindas de receitas meia-boca. 

Comentários

  1. Adorei esse post!
    Acho que sou o contrário - acabo pensando que "ah, isso eu já tenho certeza que é bom" e faço de novo e de novo a mesma coisa... Tenho me treinado pra fazer o contrário.
    De uma forma ou de outra, é legal tentar fazer diferente, né?
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, tem que cuidar pra também não ser o oposto né? Sempre fazer as mesmas coisas por preguiça de tentar algo novo!

      Excluir
  2. Nossa, eu me identifico demais com isso, nossa geração consome informação demais e faz muito pouco com todo esse conhecimento, já pensei muito nisso mas ainda não consegui deixar de consumir tanto, se descobrir, passa as dicas pra gente! E sobre o caderno de receitas, eu também quero muito fazer um!!! 💛 Tantas coisinhas que já fizemos e deu tão certo, por que não fazer de novo? Que bobeira, né? Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que reduzir o tempo que passa nas redes sociais (especialmente o instagram) já é um grande passo, sabe? Se a gente não vê a gente não sabe hahahaha

      Excluir
  3. Não entendo isso como perda de oportunidades. Talvez seja só uma carência por atualização. O que não deixa de ser ruim: por analogia, muitos "new release" e "recently added" são uma porcaria no Netflix.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Mas quando a gente só quer fazer coisas novas o tempo todo me parece que elas perdem o valor, sabe? Sei lá

      Excluir
  4. Assisti à um vídeo de um moço que falava sobre o tal do FOMO, e ele retratou isso que você colocou tão bem em palavras: esse falso senso de obrigação para com o outro, para com as redes sociais, para com as pessoas, como se aquilo ali fosse o padrão para nós. E essa coisa da novidade é tão louca que se não tiver cuidado, a gente se acha obsoleto, sem graça por ser simplesmente a gente. No final do dia, façamos O QUE FUNCIONA, QUE NOS TRAZ ALEGRIA. O resto é detalhe. Beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Issoooo... Daqui a pouco estamos achando que nossa vida é uma porcaria porque a do outro é (parece) melhor. BLergs

      Excluir
  5. Eu entendo perfeitamente esse medo e eu o sinto quase que diariamente em diversos aspectos da minha vida. É engraçado como hoje mesmo eu estava sofrendo com esse FOMO e tentando me acalmar sobre isso. Me identifiquei muito. É uma agonia muito louca e às vezes incontrolável. É importante parar pra refletir sobre isso e tentar afastar de nós, porque definitivamente não é algo proveitoso e tampouco saudável; tanta coisa acaba deixando-nos imobilizados simplesmente por não saber qual caminho seguir dentre as infindas estradas que se estendem por aí. Nossa geração tem problemas não pela carência de coisas e sim pelo excesso delas.

    um beijo,
    acid-baby.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, a gente tem muita opção e no fim fica meio perdido

      Excluir
  6. sou absolutamente assim com meus bordados e leituras. além de, claro, sentir que nunca fiz o suficiente ou corretamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem esse detalhe também né :~

      Excluir
  7. Amei, mana. Quais são as receitas? Tu sabe que eu também uso papel pq tenho segredos que não quero que meu computador saiba e o Bullet Journal só agravou isso, HAHAHAHA

    Hoje é aquele dia do semestre que eu me sento e leio o que não tinha lido do teu blog tudo de uma vez e mata um pouquinho a saudade :cry:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. segredos que eu não quero que meu computador saiba hahahaha miga sua loka o google sabe tudo ja escaneou teu bullet journal porque implementou uma camera no teu olho

      te amo +<3

      Excluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!