BEDA #7: como roubar na caligrafia

Eu falei aqui no blog que não me sentia muito apta a ensinar caligrafia porque ainda não me considero boa nisso. Mas uma coisa que eu dominei é como ~roubar~ na caligrafia. 
O resultado não sai tão bonito quanto aquelas lindezas que a gente vê por aí, mas acho que é uma ótima maneira de começar. Inclusive acho necessário dominar essa técnica (com qualquer caneta/lápis) para poder digievoluir para drogas mais pesadas (canetas pincel caras). Então vim aqui tentar ensinar vocês com toda minha não didática. O legal é que você não precisa gastar nada - pode ser feito até com um lápis. As canetas de caligrafia podem ser bem caras e dá muita pena de gastar elas com testes e rascunhos. Sem contar que masterizando isso aqui já dá pra enganar muito bem.
1. Treine sua escrita
A primeira coisa que eu aprendi sobre caligrafia é que você pode usar sua própria letra. Eu sempre pensei que ia ter que reaprender a escrever, mas aprendi que é a sua própria letra que vai dar personalidade pra coisa. Então trabalhe com o que você tem, cada letra tem o seu jeitinho de ser e a gente tem que abraçar ela.
É claro que o jeito que a gente escreve normalmente não é o ideal para caligrafia. Nessa foto, a primeira palavra é como eu sempre escrevi "emendado". Todos os meus cadernos do colégio são com essa letra. A segunda, se você for ver, não é muito diferente da primeira. Usei minha própria escrita com um espaçamento maior e algumas variações nos tamanhos das letras.
O espaçamento maior é a parte mais importante - sem ele você não vai ter espaço para criar. Só fazendo isso você já vai alcançar um resultado legal.
Os "efeitos" nas letras R e M vem com o tempo. Eu faço isso pensando lá na frente, que vou poder adicionar mais coisas que chamem atenção e diferenciem a escrita normal da escrita caligráfica. Isso é treino e com o tempo você acha sua própria "voz" (?).
Essa é a parte mais difícil, sinceramente. Aprendendo a fazer variações da sua própria letra é um pulo pra fazer uma ilustração bonitinha, olha só:
A imagem do início desse post foi feita com uma caneta BIC.
A técnica é essa: enquanto você escreve a palavra, observe os momentos em que a sua mão vai para baixo no papel. São esses traços que você vai engrossar depois.
É a mesma lógica quando você vai fazer caligrafia de verdade - o momento em que você pressiona a caneta com mais força contra o papel é quando você está "descendo". Vamos dissecar:
Coloquei as setas direitinho em todas as partes onde a minha caneta foi para baixo enquanto eu escrevia. Depois reforcei essas linhas.
Vai ter alguns expectativas x realidade até você chegar nisso. Lembro que no início eu não conseguia "ligar" a parte mais grossa reforçada à parte mais finas não reforçada e a coisa não ficava muito fluida. Com o tempo aprendi a melhorar essas curvas.
Eu usei a ponta-não-pincel de uma caneta Tombow para fazer isso, mas dá pra fazer com qualquer caneta/lápis. Inclusive fica lindo com canetinha colorida.
Aprendendo isso você pode transformar qualquer escrita em uma arte bonitinha. Olha só:
Parece aquelas profissionais do Instagram, mas é só falsa caligrafia mesmo. Tá, não parece profissional mas enfim, ó:
Depois de feita a técnica foi só preencher as linhas com um pincel fininho e tinta de aquarela. É quase um livro de colorir.
Acho que é isso, me contem o que acharam, se gostaram, se odiaram, se testaram... Vou amar saber :)

Comentários

  1. Se eu falar que eu estava tentando aprender caligrafia bonitinha (para aprimorar o bullet journal) vc vai achar que eu estou mentindo? Dessa forma acho que deva ser menos difícil, pq olha copiar do computador é uma coisa que se vc não tem habilidades (como eu) é algo muito difícil, vou testar com essa super dica que vc deu ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ENTÃO VEIO AO LUGAR CERTO, AQUI NO BLOG A LIFE LESS ORDINARY NÕS PODEMOS TE ENSINAR A CALIGRAFAR COMO UMA PROFISSIONAL!
      aquelas hihihih
      Eu passei um tempão tentando copiar do computador também. Às vezes saia alguma coisa legal, mas não era eu sabe? Não tinha personalidade, sei lá .Era uma cópia, no fim.
      A tua letra é linda e acho que vai ficar lindo quando masterizar hihihi <3

      Excluir
  2. quero TANTO aprender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que está esperando? A VIDA É AGORA, CORRA ATRÁS DOS SEUS SONHOS hihihihi
      (se precisar de alguma dica/ajuda/palavra de apoio me avisa <3)

      Excluir
  3. Que maravilhoso, eu amei esse post! Acho caligrafia tão lindo, já até andei pesquisando no Pinterest algumas dicas, mas ainda não coloquei a mão na massa, sabe?
    Gostei muito da dica de já começar com a minha letra e ir desenvolvendo! ♥

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, mas o que aprendi é que é muito simples colocar a mão na massa - qualquer tempinho livre dá pra dar uma rabiscada com o que tiver a mão e ver o que sai :)

      Excluir
  4. comecei a me dar conta dessas técnicas quando fiz meu bujo, mas é sempre bom ter um tutorial pra ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e eu que tive que googlar bujo? hihihih
      SIM, tu começa a te dar conta e depois começa a vir naturalmente, né? Eu já faço direto o traço mais grosso!

      Excluir
  5. O resultado ficou incrível! Que post maravilhoso, Cacá ♥
    Eu sempre tentei, mas nunca consigo deixar as letrinhas retas nas folhas sem pauta, sempre vou subindo ou descendo uma ladeira :/

    Mas fé no pai que um dia sai, amei muito o post <3
    Blog Meraki ▲

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz um risco de lápis bem fraquinho com uma régua! Essas coisas todas são treino, faz umas 200x até conseguir hihihi Sem contar que caligrafia moderna é isso aí mesmo, meio fora de ordem e de esquadro!

      Excluir
  6. eu tentava e tentava e tentava fazer isso e sempre ficava um cocô, até que li num lugar que o segredo era engrossar o traço que vai pra baixo e VOILÀ. Eu gosto muito de ver seus progressos artísticos e adorei esse post <3 acho caligrafia lindona (mesmo essa ~falsa~, hauhauhauhau), porém praticar que é bom, necas. agora to tentando dominar esse negócio de inventar moda no espaçamento das letras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, quando descobri isso também fiquei PQ EU NÃO SABIA DISSO ATÉ HJ e tudo deu certo hihihi
      Eu acho a parte mais difícil essa do espaçamento e ainda tenho bastante dificuldades hihihih

      Excluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!