desenhos

Eu não tenho dica nenhuma de desenho e nem sei como cheguei aqui. Não nasci com nenhum dom e acho isso bobagem. Não acho que eu desenho bem e não me considero nenhuma artista, mas sempre gostei de desenhar. E acho que tá aí minha dica: treino. Desenho desde pequena e tô sempre com um lápis na mão. Faço várias bostas até alguma coisa sair decente. Meu caderno de desenhos é 90% horrível, 9% razoável e 1% bom.
Esse é um dos que considero bom, comparado com outras coisas. Eu ainda preciso aprender a fazer cabelos.
Desenhar olhos é minha maior obsessão: me dá uma folha e um papel e vou começar por aí. Antes achava a parte mais difícil mas com o tempo fui aprendendo e hoje acho que faço muito bem olhos. Agora só falta todo o resto hahaha.
Catei também um desenho meu de um post lá de 2012, quando eu não sabia aquarelar e não tinha a menor noção de proporção/qualquer coisa. Tá aí uma prova de que é só treinar que a gente melhora. Na época eu achava isso aí bom. Acho até adorável esse desenho feinho, mas com toda certeza melhorei muito nesses 5 anos. O que eu piorei foi como blogueira. Alguém lembra da época em que eu me prestava a colocar bordas arredondadas em todas as fotos? Bons tempos.
Ó outra comparação. O desenho de cima tem pouco mais de um ano (acho) e o de baixo é desses dias. Não tô dizendo que tem uma grande diferença, mas acho o recente bem melhor, mais realista e suave, sei lá. Vivendo e aprendendo.
Eu considerei durante meio segundo fazer um tutorial de caligrafia aqui no blog, mas aí percebi que sou muito ruim ainda e não saberia explicar nada. Quando aprender mais, prometo tentar ensinar aqui :)

Comentários

  1. Aaaaaa que linda <3
    Eu tenho o sonho de desenhar e caligrafar, mas me falta tempo e dedicação. Às vezes faço umas coisas muito boas, mas tem umas que saem horríveis e me tiram completamente a coragem de continuar criando. Além de que não tenho as canetas certas pra caligrafar né XD
    E, aliás, PARA QUE VOCÊ TÁ CALIGRAFANDO BEM SIM
    Olha que lindo esses lettering <333333
    Agora é só criar um Instagram e começar a postar as artes, haha XD
    Beijinhos beijinhos, Cá <33333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa eu andava obcecada por esses instas de caligrafia, era só o que tinha na minha timeline hihihi

      Excluir
  2. Nada melhor que a prática né!
    Eu não nasci com nenhum dom no desenho, tenho vontade de aprender, mas nenhuma motivação para começar.. Aí desenho somente florzinhas mesmo.
    Suas caligrafias são lindas.

    ResponderExcluir
  3. oi, Cá!
    Adoro vir aqui no seu blog, sabia? Sério. É de lei, tipo ritual: toda semana dou uma passadinha por aqui, e encho meu coração de alegria quando vejo um post assim!
    Adoro seus desenhos, ainda mais sua caligrafia!
    ps.: continua, não para não! ♥

    Sempre gostei de escrever, mas não de desenhar. Por muito tempo escrever foi algo difícil, pois sou canhota, e a professora do primário suava para me ensinar a escrever, pegar no lápis e tal. Mas com o tempo, fui melhorando a escrita, e digamos que hoje ela está razoavelmente boa.
    Tento sempre fazer uma caligrafia bonita, tipo a sua. Às vezes fico olhando no computador e tento fazer igual, mas zzzz não rola.
    Adoraria um post sobre isso, tipo, dicas de caneta! hahahahahaha ♥


    Um beijo! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que demais <3 amo quando me falam coisas fofas assim hihihi vou continuar sim, pode deixar.
      nossa, o que tinha disso né? Colega que "não sabia escrever" porque ninguém percebia q era canhoto ou ninguém se prestava a ensinar canhotos - lembro da tesoura tb, já era grandinha e tinha um colega que 'não tinha coordenação motora' até que alguém se ligou que era canhoto e deu uma tesoura especial pra criatura.
      Essa caligrafia aí foi toooodo um estudo hahaha mas vou te dizer que tem que ter as canetas, tem que investir um pouco, se não não sai nada!

      Excluir
  4. acho sua caligrafia muito linda, adoraria ver vc ensinando por aqui! eu quero melhorar muito a minha, ia adorar umas dicas suas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou tentar fazer! ainda não sei como hahaha

      Excluir
  5. Teus desenhos são incríveis, e essa caligrafia então... mais ainda!
    Estou tentando aprender a desenhar essas letras, porém é difícil!!!

    Adoraria um post de tutorial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou tentar fazer, sim. Só não sei como fazer em fotos, sabe? Acho que vídeos são muito melhores. Talvez só faça um post com indicação de vídeos onde aprendi. ENFIM VOU VER hihihi

      Excluir
  6. Tchê, isso me lembra que eu ainda devo ter uma pasta com desenhos de 15 anos atrás e eu morro de vontade de fazer aquele meme "progresso", redesenhando um desenho (duh) de, sei lá, 2007 e comparando traço, técnica, etc. Tu tem um quê de realismo que pode ser desenvolvido com poucos retoques, Cacá ♥ Tem umas boas inspirações e tutoriais no DeviantArt! Exemplo: http://www.deviantart.com/traditional/drawings/portraits/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amoooooooo meme progresso. Nossa super vou fazer! Tenho também :))) amo deviantart e vou protegê-lo - foi ali mesmo que aprendi a desenhar melhor hihihhi eu não sei o quão realista quero que meus desenhos sejam - sempre acho meio creepy desenho perfeito de gente real (não que né, eu vá fazer desenhos perfeitos desse tipo), mas acho importante fazer coisas mais realistas pra desenvolver uma assinatura própria em coisas menos realistas (Faz sentido?!)

      Excluir
  7. Tô me iniciando na empreitada de caligrafia artística e lettering, Caca, e tô amando descobrir e revirar letras toscas que tenho na mente.

    PS: amei os desenhos antigos. Achei todo um estilo próprio. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. até que são fofinhos mesmo hahaha tô pensando em reproduzi-los com o que sei hoje, vamos ver :)

      Excluir
  8. Ahhh quero tutorial de caligrafia.
    Seus desenhos são lindos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou tentar fazer alguma coisa :))

      Excluir
  9. Você é muito talentosa! Eu ia amar um tutorial de caligrafia. Acho lindo demais <3
    Beijo

    Fe
    www.feejao.com

    ResponderExcluir
  10. Qdo eu estava na escola eu sabia desenhar super bem, como não treinei nadinha depois de adulta, agora desenho miseravelmente mal. Agora quero aprender caligrafia, eu ameeei a sua! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é, tem isso também né: consistência. A gente perde a coisa se não treinar ela. Não é que nem andar de bicicleta hihihi

      Excluir
  11. você é minha inspiração demaissssssssssss
    eu sempre quis saber desenhar, e nunca tive o famoso ~talento~. Por causa disso a gente acha que não tem salvação e deixa de treinar, né? Esses tempos tava pensando em comprar um daquele one sketch a day pra ver se tomo vergonha na cara e arrumo disciplina pra desenhar todo dia, porque não tem outro jeito mesmo. Adorei ver os teus progressos (e quero aprender a desenhar olhos assim aaaaaaaaaaa)
    :***

    ResponderExcluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!