como fazer seu próprio logo

22 de fevereiro de 2017
OLAR INTERNAUTAS AQUI CACÁ DO BLOG A LIFE LESS ORDINARY E NO POST DE HOJE EU VOU DAR DICAS DE COMO FAZER SEU PRÓPRIO LOGO.
A partir de hoje vou começar todos os posts como se eu fosse uma youtuber de sucesso.
Volta e meia recebo algum e-mail de pessoas querendo ajuda em layouts. Eu não sou a melhor pessoa pra ajudar porque sempre uso layouts prontos e a única coisa que efetivamente faço nesse blog é o logo. Não sou assim A designer e nunca estudei nada disso. O que eu tenho é muita referência pois leio muitos blogs e gosto bastante de design. Então achei que podia dar umas dicas aqui :)
Ou talvez porque as postagens que mais chamam leitores de fora aqui pro blog são as de blog design e EU AINDA TENHO ESPERANÇAS DE RECEBER JABÁ, TÁ ASSESSORIAS? MAC? CHANEL? ALGUÉM?

COMO FAZER SEU PRÓPRIO LOGO
1. APRENDA A MEXER EM ALGUM PROGRAMA DE EDIÇÃO DE IMAGEM. Não tem como fazer sem. Eu uso Photoshop e tem milhões de vídeos no youtube sobre. Eu achei esse bem engraçadinho. A gente só aprende tentando e, com o tempo, a coisa vai ficando bem intuitiva e você já vai estar criando designs legais. Cria coragem, faz aquele download ilegal das lyndras baixe a versão trial no site e vai com fé.
2. SE INSPIRE. Nem sempre a idéia está na nossa cabeça e é bom ver idéias de outras pessoas.
Eu amo o Pinterest pra isso. Sempre que começo qualquer design eu vou direto lá ver referências. Use palavras-chave tipo 'blog design' e 'blog logo'. Nesse caso específico, queria fazer um logo para o meu blog de receitas Viva o Bacon, então busquei food blog logo.
Aqui no blog tem um post com ideias de design.
Visite outros blogs com conteúdo parecido com o seu. Pense no que você gostou ou não gostou no layout deles e registre mentalmente essas coisas. Você tem que definir como você vai querer o seu logo. Ele vai ser simples? Ele vai ser todo trabalhado?
Obviamente, não COPIE o design alheio. Inspiração e cópia são duas coisas bem diferentes.

3. ESCOLHA UMA FONTE. Essa definitivamente é a parte mais importante. Pensa quantas vezes você já desistiu de ler um blog porque a fonte era ilegível. Aqui você vai ver o quanto foi bom fazer aquele brainstorm do passo 1. Se você decidiu que quer uma temática de aquarela, já pode passar longe das fontes serifa, por exemplo, porque não vai combinar.
O DaFont é meu site preferido de fontes grátis. Tem uma infinidade de fontes que são separadas por tipo e você pode ir direto no que está procurando.
Outro site que amo é o Creative Market. É pago, mas é só se cadastrar que toda semana eles liberam 6 downloads de graça, em sua maioria fontes e gráficos. Todas as fontes que usei aqui são de lá.
Você também pode combinar duas fontes juntas. Aqui no blog tem um post com combinações de fontes legais. Também tem dois posts com indicações de fontes: 5 fontes legais e 5 fontes para usar no seu blog.
O problema de ter tanta fonte legal disponível é que a gente acaba não sabendo qual usar. Aí você baixa todas as que você gostou, escreve o que você quer escrever e coloca lado a lado.
Fontes da imagem: 1. ItsHoliday 2. Markella 3. Spiff 4. Ornette 5. Turner
Delete as que você acha que não gostou e pense sobre as que você gostou. Eu escolhi direto a fonte Spiff porque amei o efeito dela.

4. COMECE A PENSAR NO RESTO. Aqui é o momento das ~resources~. Procure por gráficos relacionadas ao que você quer e que combinem com as fontes que você escolheu.
O tio google, obviamente, é a melhor plataforma pra isso. Use 'png' no final da palavra que você quer buscar. A probabilidade de você encontrar um arquivo de qualidade boa e de graça é maior. Eu encontrei a borra de café do logo aqui do blog procurando por 'coffe stain png'.
De novo, o Creative Market é meu site preferido para resources. Todos os gráficos que eu usei nessa imagem são de lá.
Aqui no blog tem um post com dicas de sites para encontrar resources.
Como o blog era de receitas eu peguei coisas relacionadas à comida. Achei que os arabescos pretos combinavam muito com a fonte, parecem que foram feitos da mesma caneta. Eu amo layouts com aquarela então peguei coisas relacionadas a isso também.

5. BRINQUE DE FAZER LOGO. Faça logos variados com a fonte e as imagens que você escolheu. Não é nada definitivo, é só pra ter uma idéia de como pode ficar. Teste tamanhos e variações da fonte. Escreva tudo em maiúsculo, tudo em minúsculo, varie. Vá mexendo nos gráficos até achar um formato que goste mais.
Foi aqui que desisti de usar aquarela porque vi que não ia combinar com a temática do blog e muito menos com a fonte que eu queria muito usar.


6. DEFINA UM FORMATO FAVORITO E FAÇA VARIAÇÕES DELE. Ok, você decidiu por um. Agora é hora de fazer variações dele. Mude o background. Mude o tamanho da fonte. Mude o lugar das coisas.
Eu gostei muito do formato circular e do sal e pimenta. Aí fiz algumas variações de cores, testei com um fundo de mesa de piquenique pois achei que ia combinar com a temática. E cheguei à conclusão que gostei.

7. DURMA COM ISSO. Durma de verdade. Deixe para terminar no outro dia. Você vai acordar com outra cabeça e talvez acorde odiando ou amando mais ainda. Talvez tenha uma nova ideia. Talvez sonhe com o logo que vai te fazer ganhar o leão em Cannes. SEI LÁ, VAI QUE.
Então, se necessário, repense sua estratégia. Eu achei que a imagem do fundo tinha deixado tudo com muita informação. Queria um coisa mais neutra. Mas ao mesmo tempo queria uma coisa que fosse relacionada ao tema do blog. Achei que era importante colocar uma definição do que o blog oferece (receitas low carb) no próprio logo e que tinha que abrir um espaço pra isso. No fim, o meu virou uma versão similar à anterior e mais simples:
Admire seu trabalho, salve e garanto um blog mais bonito ou seu dinheiro de volta.
E se eu posso dar uma última dica pra vocês é use filtro solar sempre, SEMPRE, sempre use um fundo claro na parte dos posts do seu layout.
Visite o Viva o Bacon <3

16 comentários:

  1. amei as dicas, amei os links, amei as fontes e CARALHA DE SITE LOW CARB COM RECEITA MASSA. ♥

    ResponderExcluir
  2. Utilidade pública nível 1000, arrasou no post!!!!!

    ResponderExcluir
  3. blogayra de design que não é de design que você mais respeita: Cacá ♥

    ficou mara!
    e pras blogayras que querem fazer o logo e não sabem mexer em programa de edição de foto super indico o canva.com
    facinho de mexer e super inspirador

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá aí uma dica boa! eu nunca usei esses programas online então achei melhor não recomendar, hihihi <3

      Excluir
  4. Muito bom o post! Super fácil de entender!

    ResponderExcluir
  5. Gente, mas como assim eu não conhecia seu blog antes? Que gracinha!! Super amei e estou seguindo! ♥
    Ótima dica essa sua viu?! Eu custei pra fazer o meu!
    Muito sucesso pra você!
    Memórias de uma Guerreira

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Fernanda Alves, eu falo em nome da Lionshome. Estou entrando em contato com você, pois estamos analisando blogs em todo o Brasil para fazerem parte de nossa Rede de Blogs e o seu blog foi selecionado.

    Nós gostamos bastante do conteúdo da sua página e temos certeza que nossos usuários vão gostar e se informar mais.

    Só explicando um pouco melhor sobre a LionsHome, nós somos uma Startup localizada em Berlim que durante seus dois anos de vida vem crescendo rapidamente. Estamos presente em 10 países em todo o mundo, possuindo mais de 1 milhão de visitantes mensais. Recentemente lançamos nosso Website no Brasil e estamos buscando Blogs com conteúdos interessantes e interativos para fazer parte da Rede LionsHome de Blogs. Nossos usuários se interessam por tópicos sobre Casa e Decoração, moda, maquiagem, beleza e culinária.

    Com a nossa rede de blogs você tem a oportunidade de adicionar uma pequena descrição sobre os seus posts ao nosso website através do RSS-feed, atraindo assim mais visitantes e leitores para o seu blog (quando os usuários clicarem em seu post são redirecionados para o seu blog). Caso você tenha interesse, essa participação é completamente gratuita, já que estamos entrando agora no mercado brasileiro. A única coisa que pedimos em troca aos blogs da rede Lionshome é adicionar uma pequena logo nossa em sua página inicial assim que você se registrar.

    O link para se inscrever é o seguinte:

    http://www.lionshome.com.br/br-br/blogs/signup/

    Se você quiser saber como funciona melhor nossa rede de blogs, pode visitar nosso website:

    http://www.lionshome.com.br/br-br/blogs/all/ (Brasil)

    Qualquer dúvida, estou à disposição.

    Abs,
    Fernanda Costa

    ResponderExcluir
  7. Oi Cacá!
    Eu tive um blog uns tempos atras (anos hahhaa)
    Sempre visito seu blog pq adoro seus posts e me identifico com você (gostaria que fossemos amigas hahaau), mas enfim, será que você poderia me indicar um theme bom pra eu voltar? Não encontro nenhum que dê certo no blogger. Qual você usou inicialmente pra montar o seu? Poderia me indicar?

    Beijosss ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! O meu eu encontrei aqui:
      https://gooyaabitemplates.com/
      Eu adoro esse site, mas alguns layouts são profissionais demais pro que meu blog oferece, então passei um bom tempo procurando um que se encaixava nas minhas necessidades :)
      Muitos do que tentei também não deram muito certo, alguma coisa ficou torta, sei lá :( acho que são coisas fáceis de resolver, mas como não sei muito optei por tentar outro hahaha

      Excluir
    2. aiii sim tu comenta no meu blog sempre <3 <3 linda! obrigada! considero vcs todas minhas amigas hihihi

      Excluir
  8. Adorei o post e adorei o novo blog, tá tão lindinho ^^

    ResponderExcluir

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!

Tecnologia do Blogger.
Back to Top