Janeiro 2017: o que teve

Em 2014 eu fiz uma tag onde todo final do mês eu falava sobre o que tinha feito naquele mês. Decidi tentar retomar a tag esse ano, mas dessa vez com fotos aleatórias de celular, instagram e instasnap.
Com certeza esse janeiro vai ser o mês mais emocionante do ano porque metade dele estava viajando então vi muita coisa legal :)
Em janeiro teve Porto, a cidade que mais amo de Portugal e também onde minha mãe mora. A cidade é toda antiga e está sendo renovada aos poucos, uma mistura muito bonita do moderno com o antigo. O centro histórico é patrimônio da humanidade e é cheio de lugares lindos e de coisas para se ver. É lá que fica a Livraria Lello, essa livraria linda que é a inspiração por trás de Hogwarts. J. K. Rowling morou em Porto e há boatos que ela escreveu metade do primeiro livro ali mesmo. Eles não são bobos nem nada e vendem um monte de coisas com temática Harry Potter. Eu queria tudo mas, convenhamos, tô velha demais pra isso.
Teve também muita indecisão na Outlet, Acabei comprando o tênis da esquerda e só desejando o do meio. Não sei como o tênis da minha irmã não entrou em combustão espontânea de tanto que eu invejei.
Teve roadtrip pela região portuguesa do Alentejo, onde cada curva da estrada é uma paisagem fabulosa. Tenho muitas fotos dessa viagem e pretendo postar.
Teve também família esbanjando compras da Outlet.
Na mesma viagem ao Alentejo teve esse hotel, acho que o mais legal que já me hospedei na vida. Quem nos recebeu foi O BUCKY, ESSE CATIORO FABULOSO. A gente chegou tarde e a dona não nos ouviu e ele foi latindo chamar ela. Tinha um mastim enorme também, mas ele não era tão sociável. Tive que usar de todas as minhas forças pra não sequestrar o Bucky.
Teve também a viagem à Madri, onde vi essas canetas-penas e desejei muito. Também desejei os donuts do Dunkin' Donuts. À direita, o edifício Espanha.
No Parque do Retiro tinha essas flores que parecem uma couve-flor roxa, achei lindas. Os museus de Madri são incríveis e foi num deles que vi esse Lichtenstein. Também dei uma voltinha por Chueca, que é conhecido como bairro gay e tá aí a foto pra provar.
Janeiro também foi o mês em que realizei o sonho do cabelo colorido próprio. Fiz em casa mesmo, com a ajuda de um amigo. Primeiro a gente descoloriu, depois a gente foi pintando meio aleatoriamente as mechas com tonalizante turquesa (ficou meio verde porque misturou com o amarelo do cabelo) e rosa (não pegou tão bem quando o turquesa). Achei que ficou lindo mesmo assim :)
MOMENTO COMIDA:
3 pratos típicos portugueses:
1. Bacalhau às natas. O nome já diz tudo, lembra muito um escondidinho só que mais delicioso porque tem bacalhau e bacalhau é de Deus.
2. Pastel de nata. É meu doce favorito e o da foto foi o último que comi lá, no aeroporto mesmo :~
3. Leitão à bairrada. Mealhada é uma cidade que vive basicamente do turismo alimentar: o leitão à bairrada. É fabuloso, tem um monte de porco sendo assado inteiro e tu pede uma porção e o único acompanhamento é chips de batata e é o porco mais suculento e delicioso que já comi.
Também teve muita gordisse para justificar os 4 quilos que ganhei lá. Os portugueses fazem os melhores doces e eu sou obcecada por doces com creme de ovos, que tem na maioria dos doces lá, o que significa que estava no céu. Sim, eu amo fios de ovos, por exemplo. Por dentro eu sou uma vovó. Então teve eclair da leitaria e pra que pedir um sabor se você pode pedir 6, não é mesmo? Teve também doces conventuais (típicos de mosteiros portugueses), os nomes são fabulosos, esses da foto são: barriga de freira, chapéu de Inês (Inês de Castro foi uma rainha portuguesa que tem uma história triste e controversa) e queijinho do céu,. A maioria dos doces dos mosteiros são feitos com gema de ovos porque se usava as claras pra engomar as roupas dos padres e sobrava muitas gemas e eu acho essa história adorável <3.  Também teve essa sobremesa que parece um creme brulée, mas adivinha? É um doce de ovos brulée (não que não vá ovos no creme brulée, mas vocês entenderam).
Outro prato típico de Portugal (mais especificamente do Porto) é a francesinha, esse treco aí que é basicamente um XIS COM QUEIJO E MOLHO. Juro por Deus, é grotescamente bom e é impossível comer um inteiro. Também teve muito café do Costa, que é tipo um Starbucks só que melhor. Eu amo esses cafés cheios de chantilly e essências de sei lá o que dentro. Meu favorito é o frapuccino, é um café gelado e sempre peço com chantilly e caramelo (foto do meio). Olha que amor os grãos de café polvilhados no da direita <3
Teve comida muito boa também. Esse restaurante da foto da esquerda é meu restaurante favorito do Porto, chama Moules & Jugs e a única coisa no cardápio é mexilhão com molhos diversos. Os mexilhões vem em tigelas enormes ainda na concha e você tem que abrir um por um com as mãos pra comer. Fica bem pertinho da casa da minha mãe e confesso que comi lá mais vezes do que deveria. Também teve esse polvo com arroz caldoso e essa caldeirada de frutos do mar. Os peixes de lá são frescos e ótimos.
E é isso que teve em janeiro, acho que foi um ótimo começo de ano né? Bom presságio :)

Comentários

  1. Janeiro foi um mês bem agitado né!
    Gostei das fotos e essas comidas me deixaram com água na boca. Também gosto de fios de ovos!
    E acho que seria ótimo ter mais posts sobre sua viagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou fazer sim, pode deixar <3

      Excluir
  2. Que agitação que foi seu mês! A fotos que mais gostei foram a da biblioteca em Porto, o Edíficio Espanha e claro, todo esse cardápio aqui pra abrilhantar os olhos, haha. Achei divertida as várias fotos de tênis, inclusive familiar.

    Bom fevereiro pra você!
    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu amo aquela biblioteca <3 <3

      Excluir
  3. Só coisa linda, comida linda, lugar lindo... Tô ansiosa por mais fotos da viagem! Fiz uma Francesinha pra comer no reveillon e é claro que não aguentei comer toda também, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou postar certo fotos da viagem!!!
      que demais que você fez francesinha, passa a receita?? <3 <3

      Excluir
  4. Oi miga, to apx por vc ahahahahahahaha já to querendo ir pra Portugal por causa desse post! Que mês maravilhoso, quantas compras e comidas, AS.COMIDAS. Toda vez que via a foto e lia a descrição eu dizia QUERO, cara olha isso, OLHA ESSAS COMIDA! Olha esses fruto do mar, e esse queijo queijudo, esses doce de ovo (melhor nome: barriga de freira hahaha amei)...tbm amo mais ovo que monxtraum! <3 <3

    Lichtenstein AAAAAA, livraria que parece do HP AAAAAAAAA hahahahaha gente, amay fala mais da viagi obrigada!

    http://evaporar.com.br/blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU POSTANDO ISSO FIQUEI SALIVANDO NÃO FOI FÁCIL
      vou fazer mais posts da viagem sim, pode deixar :)))

      Excluir
  5. Que saudade da terrinha! Quase chorei vendo este post :(

    ResponderExcluir
  6. sonho do cabelo colorido próprio: AMEI ♥ inclusive preciso retocar a cor do meu (a preguiça, ela não é fácel). espero ver MUITAS fotos daquele roadtrip maravilhosa ali, pois: QUE LUGARRRR ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou postar certo mais fotos!! :) nem me fala, o meu já tá todo desbotado e eu olho pra ele e penso NUNCA VOU PINTAR VC QUERIDO

      Excluir
  7. Primeiramente comida ❤! Achei muito massa a história de usar clara de ovos para engomar as roupas. Nem preciso dizer que eu amei as suas fotos, babei em todas no insta stories (é assim que chama) e hj venho babar mais um pouco aqui. E seu cabelo ficou lendoooo demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmm eu fiquei pensando que os insta stories ficam perdidos depois sabe.. aí comecei a salvar pra postar aqui e ter o registro :)))

      Excluir
  8. Aiiinnn, olha esse gatinho com as pontas laranjas, que coisa mais linda *-*
    E que graça o catioríneo indo avisar que vocês chegaram <3
    Nunca tinha visto essas flores/repolhos, são linda!
    Não conhecia essa história das claras de ovos usadas para engomar as roupas, acho sensacional descobrir esses detalhes!

    ResponderExcluir
  9. Percebi que estou velha vendo você retomar essa sessão do blog :O
    Tipo que frequento aqui a todo esse tempo.. Nem me dei conta.

    Creme de ovos = trabalhamos ♥

    ResponderExcluir
  10. Bacalhau às natas é muito amô 😍

    ResponderExcluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!