BEDA #14: 5 filmes dos anos 90 para assistir

Fiz essa lista de filmes pra indicar aqui e só depois percebi que todos são dos anos 90. Melhor década, aceitem.
1. Thelma e Louise (1991): talvez o mais conhecido de todos e só coloquei aqui porque acho que quem não viu tem que ver. Todo mundo tem que ver esse filme uma vez na vida. Thelma & Louise é um filme incrível sobre cumplicidade, lealdade e liberdade. Um filme sobre mulheres para mulheres.
Mulheres fortes sendo fortes, vivo pra isso.
2. Por Uma Vida Menos Ordinária (1997): Um dos meus preferidos, foi o filme que inspirou o nome do blog. Mais para copiei, porque né. Eu acho que se enquadra na categoria comédia, mas comédia adulta, sabe? Ele na verdade é muito bom e muito menos conhecido do que eu acho que deveria ser. Só para vocês terem uma ideia, foi dirigido pelo Danny Boyle, que também é o responsável por filmes ~de peso~, entre eles Trainspotting, 127 Horas e Quem Quer Ser Um Milionário. O filme é protagonizado pelo Ewan Mcgregor e pela Cameron Diaz. Tem algumas cenas que mostra o "céu" (sim.) e o céu é um mega escritório burocrático com paredes brancas, salas de arquivo, departamentos e anjos que tem medo de ser chamados na salinha do 'cara lá de cima' para serem demitidos. Melhor visão de céu. Eu realmente amo esse filme.
3. Como Água Para Chocolate (1992): um filme mexicano com uma premissa ótima e, embora seja considerado drama, eu acho que tá mais pra romance tragicômico. Esse filme também não é muito conhecido e eu não sei porque. Resumindo sem spoiler: gerações de uma família só de mulheres que tem uma tradição de a última filha a nascer nunca poder casar para ficar cuidando da mãe. A filha mais nova se apaixona e é correspondida, mas como não pode casar, o cara acaba casando com a irmã dela pra poder ficar perto dela e vindo morar no casarão da família. Eles não podem trocar afeto porque ambos são muito respeitáveis e aí começam a se mandar faíscas de diversas maneiras, nenhuma condenável. É um amor. Tem dramalhão também, não pensem que não. O final é completamente inesperado e eu acho espetacular.
4. Uma Equipe Muito Especial (1992): o nome é tosco mas o filme é muito especial. AQUELAS. Basicamente: enquanto os homens estão lutando na guerra, um empresário milionário decide criar uma liga de beisebol só de mulheres. Só que nos anos 40 isso era um ultraje, mulheres fazendo coisas que não seja cuidar da casa. Daí elas tem que rebolar (meio que literalmente) pra manter a liga funcionando. O filme é ótimo, tem um belo viés feminista (amizade e união entre mulheres, muitas personagens femininas, mulheres livres que se viram por conta própria) e eu só consigo amar. Eu tinha essa fita e revi milhões de vezes, sei até a musiquinha que elas criam pra liga no filme :) Tem a Geena Davis (percebemos o padrão Geena Davis, não é mesmo? Ela é a Thelma de Thelma & Louise <3), tem o Tom Hanks e.... WAIT FOR IT.... Tem a Madonna. 
Madonna sendo fabulosa interpretando a personagem mais cool do filme.
5. Minha Vida em Cor de Rosa (1997): a gente aqui só agora falando sobre transgeneridade e a França lá nos anos 90 quebrando tudo com esse filme. Conta a história de um menino que queria ter nascido menina, basicamente. O modo como o assunto é tratado, ao mesmo tempo que é sensível é muito sério. O filme é leve e pesado ao mesmo tempo. Adorável e triste.
Querendo rever pra ontem.

Comentários

  1. Ain Cacá sempre sendo linda em postar todos esses filmes maravilhosos que eu já estou com vontade de ver haha. Vou me programar para assistir pelo menos alguns dos filmes que você indicou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 <3 dps me conta o que achou

      Excluir
  2. Já salvei essa lista nos meus favoritos para baixar os filmes depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dps me conta o que achou <3

      Excluir
  3. "Thelma e Louise" estou enrolando há tanto tempo pra assistir que agora já acho que a ocasião vai merecer uma girl night de pijama e pipoca e alcool (eu sei ser brega).

    Não conhecia "Uma Equipe Muito Especial", mas me parece MEU FILMEEEEE (muito sessão da tarde, muito anos 90 <3).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha girl night para assistir thelma e louise: apoiada!
      uma equipe muito especial é MUITO sessão da tarde mesmo, por isso que é fabulous

      Excluir
  4. eu não conhecia nenhum até pq todos são de antes de eu nascer, mas anotei para ver nessas tardes que a gente fica largada no sofá

    http://escrevendodepijama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai meu deus que novinha todos são de antes de tu nascer <3 <3 jesuis to velha hahahaha

      Excluir
  5. Desses que você citou eu nunca vi nenhum, o que é difícil, eu assisto tanto filme, esse primeiro parece bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se assistir me conta o que achou
      <3

      Excluir
  6. Adorei a lista, não vi nenhum ainda, quero assistir o filme "minha vida cor de rosa" pois parece ser bem legal e eu amo filmes que tratam sobre coisas da vida. Muito obrigado pelas indicações.

    Bjs Carol do http://www.pinkisnotrose.com/ ❤

    ResponderExcluir
  7. "Como Água Para Chocolate" eu só li o livro e amei <3 <3
    "Minha Vida em Cor de Rosa" OBRIGADA por botar nessa lista! Eu vi há anos com minha irmã e amamos demais, nossa, meu deus <3 <3 <3 <3 <3 <3


    ✦ ✧ http://bruna-morgan.blogspot.com ✧ ✦

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TENDO UM AVC PQ COMO AGUA PARA CHOCOLATE É UM LIVRO COISAS Q EU NÃO SEI E DEVERIA SABER INDO LER aquelas q exagera mas sério quero muito ler

      minha vida em cor de rosa <3

      Excluir
  8. Eu nunca vi nenhum desses filmes, acredita? Fiquei interessada por Como Água Para Chocolate e Minha Vida em Cor de Rosa. Já anotei aqui pra ver <3

    http://www.janainebagatini.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dps me conta o que achou <3

      Excluir
  9. Dessa lista vi apenas, veja só, o Por Uma Vida Menos Ordinária. E tem tempo, viu?
    Thelma e Louise estou devendo a mim mesma há eras, mas não aconteceu.
    O último acho que não conhecia, mas entrou para a lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dps me conta o que achou se assistir <3

      Excluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!