tag: mulheres na literatura

Vi essa tag lá no blog Finding Neverland e adorei :) era pra ter sido respondido no dia da mulher, mas como esse navio já zarpou tô respondendo hoje mesmo porque sou fora da lei.

1. Minha autora preferida
Eu queria muito dizer J. K. Rowling mas vou dizer Agatha Christie mas vou dizer J. K. Rowling mas vou dizer Agatha Christie mas vou dizer J. K. Rowling mas vou dizer ........... Não consigo, indicar uma seria trair a outra :(
É porque Agatha Christie foi a autora que mais li coisas, que mais esteve presente na minha vida, que eu mais gostei de ler. A J. K. Rowling me transformou em uma leitora, em uma pessoa que gosta de ler. Amo as duas.
Meu Deus fui procurar uma imagem bonitinha das duas pra colocar aqui e fui parar nesse artigo sobre similaridades entre elas e tô aqui hiperventilando de emoção.

2. Uma autora que eu gostaria de ler
Eu tentei de verdade com todo o empenho e dedicação possível ler Simone de Beauvoir, mas não deu gente. Não deu.
Esse dia há de chegar.
Eu visitei o túmulo dela e do Sartre em Paris no Cemitério Montparnasse, no entanto. Vale alguma coisa? (não.)

3. Um livro com uma protagonista feminina incrível
Eu amo a Holly Golightly, personagem de Bonequinha de Luxo, de Truman Capote. Acho incrível a forma como ela vê a vida :)
Só pra deixar claro que a Holly do filme, que está em busca de um marido rico, é bem diferente da Holly do livro, que está em busca de liberdade. Mas amo a do filme também por motivos de: Audrey <3

4. Uma personagem feminina que me inspira
Vou dar uma resposta bem bobinha mas honesta: Pollyana, de Eleanor H. Porter. Gosto muito da ideia de que todas as coisas na vida tem um lado bom e procuro esse lado bom em tudo. Li Pollyana quando tinha uns 8 anos e foi com ela que aprendi a ser positiva. Tenho uma vontadinha de reler, mas tenho medo de achar bobinho demais e arruinar o livro pra mim.

5. Uma personagem com a qual me identifico muito
Clarissa, de Érico Veríssimo.
Esse romance é o motivo pelo qual tenho o meu nome. A história de vida da Clarissa, de Érico Veríssimo, é completamente diferente da história de vida da Clarissa, de Carla e Paulo. Mesmo assim, sempre que releio esse livro percebo que somos duas clarissas do mesmo saco. É como se a minha personalidade tivesse sido pré-determinada pelo nome que escolheram pra mim. Por mim tudo bem, porque acho que todo mundo deveria ser um pouco Clarissa - a do livro. Se a Clarissa não fosse assim, tão como eu, será que eu também não seria diferente?

6. Uma personagem forte/corajosa
Embora ache que a tag fale especificamente de personagens fictícias, o primeiro livro que me veio à cabeça foi Eu sou Malala, de Malala Yousafzai. Acho que todo mundo conhece a história dela, mas essa menina teve coragem de lutar pelos seus direitos em uma sociedade completamente opressora e, mesmo tendo sofrido consequências horríveis por causa disso, não teve medo e seguiu sendo porta-voz da causa que mais acreditava. Maravilhosa.

7. Meu livro preferido com uma protagonista feminina
Desde que li Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie, ele entrou na minha lista de preferidos. Falei sobre o livro aqui.

8. Um livro com uma mulher decidida
Eu amo a auto-confiança da Fermina Daza, de O Amor nos Tempos de Cólera, do Gabriel García Márquez. Isso ela mais velha, não quando ela ainda mora com o pai. Quando ela quer uma coisa ela quer. E se não quer mais, não quer mais também. E é isso que tem pra hoje. Queria ser mais assim, não tão amarrada a promessas. Queria ter a classe dela também. Que mulher.

9. Um livro com uma mulher inteligente
Vou colar a resposta da Vic e dizer: Hermione <3

10. Uma personagem que faz tudo por amor
Tô aqui chocada que não consegui pensar em nenhuma e me dando conta que faz anos que não leio um romance ~romântico~, só romance problematizador hahaha. Alguém indica um água com açúcar bem delícia pra eu ler? <3

Também me inscrevi no Book Club, um grupo onde um monte de meninas falam sobre literatura e todo mês tem postagens coletivas e livros para resenha. Achei bem legal <3

Comentários

  1. Amei! Também posso participar dessa tag?

    ResponderExcluir
  2. Eba! Tá respondendo a tag :) E indicando o Book Club! Fico bem feliz que tu tenha gostado e esteja participando do projeto! Eu andava muito chata pra livros ahsduidhua, dai com o Book Club li livros que não teria escolhido (e gostei!), livros que estavam na minha lista a um tempão, enfim, dei oportunidades a mim mesma. Sem contar que tem uma tag garantida por mês, heheheh

    Quanto às suas respostas, minha autora preferida é a Rowling, mas coloco a Agatha Christie em segundo lugar. Já devo ter lido uns 30 livros dela! Também pensei na Malala (mas não li o livro, daí não vale xD), não sabia dessa diferença da Holly do livro/filme e acho muito legal teu nome ter saído de uma personagem! Fiquei com vontade de ler Amor nos tempos de cólera, li Cem anos de solidão e to chorando até hoje =( Quanto a última pergunta, o pessoal do Book Club em geral gosta bastante de livros românticos, mas eu não sei indicar nenhum ahsudiahui. Bom mesmo é romance problematizador, daqueles que dá raiva de ser para sempre!11!11 Tipo Morro dos Ventos Uivantes

    Beijinhos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii eu amei. eu amo o skoob como ~comunidade de pessoas que falam sobre livros~, mas acaba sendo muito impessoal <3 por isso q gostei do book club
      eu acho que já li todos da agatha christie, acredita? como comecei a ler quando era bem novinha não tenho certeza, um dia ainda quero fazer uma lista. no fundo, um dia ainda quero reler todos HAHAHAHA alouca.
      amor nos tempos de cólera é fabuloso, não deixa de ler <3

      Excluir
  3. Cacá,
    super vou responder porque AMEI essa TAG! Muit GRL PWR!♥
    Além disso, amei o Book Club e super me convidei pro grupo!

    PS: Hermione = ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!