alimento xis

1 de abril de 2016
Comida é uma coisa engraçada. Eu, por exemplo, nutro um amor por coisas tipo ostras e aspargos. Se me perguntam qual o melhor prato que eu já comi, foi num cafundó de Paris chamado Chez Louisette que me serviu uma moules et frites (com direito a itálico) espetacular. Isso tudo acompanhado da história de onde era esse restaurante, uma feira de antiguidades remota em um bairro africano, tinha uma cantora cujo repertório era basicamente Edith Piaf (e ela entregava) e eu me senti uma perfeita francesa. Oui, oui, très chic. Se me perguntam qual a melhor refeição que já tive, eu vou dizer que foi num restaurante de gastronomia molecular em Buenos Aires. Aquela espuma de camarão, ela não tem limites. 
É isso que falo pras pessoas quando elas me perguntam sobre comida. Quem me ouve falando esses absurdos até acredita.
O melhor alimento, minha gente...
É o glorioso xis.
A começar pelo nome. O melhor do brasil sempre é o brasileiro e abreviaram cheeseburger para XIS. Como não amar?
TEM COISA MAIS MARAVILHOSA QUE XIS? Não tem. Pensa bem, é um pf dentro de um pão. Tem: alface, tomate, ervilha, milho, carne, queijo e ovo (quem raios não pede o adicional de ovo?). Carboidratos, saladas e proteínas reunidos em um combo perfeito de nutrientes.
Alguém me disse que não tem xis no Brasil todo. GENTE É VERDADE? Vocês aí pra cima, pfvr me contem.
Tem um estabelecimento em Porto Alegre chamado Julio Paris que ENROLA QUEIJO no xis e TOSTA depois de pronto. 
Tem um xis dentro desse queijo gente, plmdds.
O xis é democrático, ele entende tuas preferências alimentares. Tem xis coração. Alguém foi lá e colocou corações de galinha no xis e as pessoas comem. O xis não te julga.
Sem contar que não há um pé sujo que sirva xis que não sirva coca 2 litros. Quer coisa melhor que pedir uma coca 2 litros? É quase (veja bem, quase) melhor do que a coca de garrafinha de vidro.
Já pensou um xis de ostras e aspargos? Que aberração gastronômica maravilhosa seria. Acompanha uma espuma de camarão. O meu enrolado em queijo, por favor. Tô indo lá abrir meu food truck. GOURMETIZAÇÃO DO XIS: uma idéia de um milhão de dólares.

ODE AO XIS
direto da chapa quente
vem o alimento atraente
pão, salada, carne, queijo
quando tem nervo,
eu me enervo
mas as fritas
superam as birras
o alimento perfeito
pra comer embriagado
ele dá sustância
e também agrado
garfo e faca
é para os fracos
xis,
comeu
ficou feliz
(eu acabei de fazer um poema para o xis? eu acabei de fazer um poema para o xis.)

Mais sobre comidas fabulosas:
Tem uma outra maravilha gastronômica que é o clássico churrasquinho no palito dentro de um pão cacetinho (sim, PÃO FRANCÊS é CACETINHO aqui no sul, lidem com isso. O melhor do rio grande do sul é o gaúcho.). Isso se chama 'Ká churrasco'. Não sei porque o nome disso é 'Ka' (talvez pra combinar com Xis, no meu food truck de xis gourmetizado só vai ter pratos com nomes de letras do alfabeto, me vê aí um DÊ fazfavor), só sei que é o nome. E aí que tu pede o Ka de frango, o Ka de coração que não podia faltar ou o Ka de carne de gado. O KAGADO. Quando percebi isso num churrasquinho que fui tive uma crise de riso que durou 3 horas e deixou meu pai com vergonha. Kagado. Hahahah, plmdds, por que eu rio disso até hoje?
Tem um outro estabelecimento em Porto Alegre que pegou o temaki filadelfia, empanou e fritou.
Olha esse ilustre mix de coxinha e comida japonesa, gente.
AH, e tem um outro estabelecimento que vende o TEMAKI MAROMBA, que é com arroz integral, frango e batata doce. Esse mundo é maravilhoso.
Fica aqui meu beijo pra Pugliesi.

24 comentários:

  1. Xis, que nome mais maravilhoso! Quero um desses na minha vida todos os dias e não quero engordar, porque né, lidando com a vida. Falando sobre as variações de comida por esse Brasilzão sem porteira, uma coisa que me deixou meio (digo muito) estarrecida foi quando eu fui comer um cachorro quente em Curitiba e quando eu pedi para o cara caprichar no purê, o vendedor me olhou indignado como se eu tivesse xingado a mãe dele e disse:"Aqui a gnt não coloca purê no cachorro quente". DEUS ME LEVA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se eu pudesse ter qualquer super poder do mundo seria comer tudo e nunca engordar
      NÃO.. PERA... COMO ASSIM PURÊ NO CACHORRO QUENTE? HAHAHAHAAH <3 aqui no RS também não colocam não e to aqui emocionada com essa perspectiva, na boa, quem foi a pessoa maravilhosa que olhou pro cachorro quente e disse HUUUM FALTA UM PURÊ AQUI. Tô indo me mudar pra um lugar onde tenha purê no cachorro quente. desde que tenha xis

      Excluir
    2. MANA, vc tem que vir aqui para Campinas, tem xis e tem cachorro quente com purê, sério procura no google: jeff's burguer cachorro quente e você vai se emocionar

      Excluir
    3. que coisa mais linda estou apaixonada pela quantidade de batata palha em tudo batata palha é vida

      Excluir
  2. Não entendo como existem pessoas que vivem ser ter XIS na vida delas!

    PS: preciso ir a POA provar esse xis mucho loco ae.

    ResponderExcluir
  3. Que post maravilhoso! hahaha
    os xis são ótimos. Não tem nenhuma grande corporação do mundo dos xis, não tem restaurante famoso que sirva xis, xis é a comida do povo, feita pelo povo, pro povo, de lanchonete do bairro, pequena com mesa de plástico.
    Aqui na minha cidade tem a lanchonete da Luzia. Luzia faz Xis muito, muito, muito bem. E é uma coisa tão familiar, sabe? Ir na Luzia é quase um ritual: chegando lá vai estar cheio, vai demorar pra chegar a comida (se reclamar ela xinga e pede pra nunca mais voltar (sério)), os lanches tem nome de carro, x mercedes, x fiat..., e quando chega o lanche é uma felicidade tremenda.
    Adorei o post, Cacá!
    beijos
    http://anagirassol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já estou querendo comer o xis da dona Luzia e planejando reclamar da demora só pra ouvir sarrafo <3
      tem um buteco de estimação aqui perto da minha casa que serve a la minuta e como bastante ali. os donos já são da família e às vezes sentam na mesa comigo pra conversar. uma vez levei uns amigos e a gente sentou no andar de cima (tem tipo um ~mezanino de madeira~ SOA CHIC MAS É TRASH) e a gente tava conversando um monte e dando risada alto e o seu silvio (nome do dono) começou a bater com a vassoura do andar de baixo e nos xingar hahahah meus amigo tudo chocado e eu xingando seu silvio de volta POOOO SEU SILVIO DEIXA A GENTE SER FELIZ <3 melhor boteco é o boteco íntimo hahaha

      Excluir
  4. melhor coisa é comer xis de madrugada
    melhor cheiro
    amo d+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entrei numa discussão (seríssima) com um amigo se xis era DRUNK FOOD, JUNK FOOD ou apenas FOOD hahahahaha

      Excluir
  5. meu deus tô rindo um rio com esse post! hahaha Mas ó um segredo: nunca vi nem comi o tal de xis. ok, aqui tem x-tudo, mas não é nem um pouco parecido com esse das fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todas minhas orações para quem não tem xis na sua cidade.
      AQUELAS
      procurei x-tudo e até que parece um pouco, mas tá mais pra um hamburguer? o xis daqui é num pão maior, tipo de baurú

      Excluir
  6. Eu não peço com ovo :c não curto ovo, mas concordo que esses pratos são demais! Sempre salvam aquelas horas monstras de fome.

    ResponderExcluir
  7. HAHAHAHA, O TEMAKI EMPANADO TIPO COXINHA. Eu já tinha comido assim e não tinha percebido. Quão demente eu sou? Mas ó, arrisco a afirmar que em São Paulo não tem xis não mas em Manaus, COM TODA CERTEZA, não tem. O que é uma pena porque agora fiquei louca para experimentar, aff!

    Aliás, amei teu poema. Por favor, continue com mais poema pra comidas que inspiram, aliás, isso podia virar uma categoria, hahaha.

    Pale September

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE BARRA NÃO TER XIS NA VIDA :~
      teu blog voltou \o\ /o/ \o/ \o\ /o/ \o/

      Excluir
  8. Tem coisa melhor que comer?
    Eu não gosto de ovo no sanduiche. Sempre peço para tirar.
    E esse XIS embrulhado no queijo... quero ir para o sul só para comer isso! ♥
    Aqui, em Patos de Minas, chama-se X-Tudo. Mas o pão é diferente.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui é um pãozão tipo de baurú sabe? só que prensado. delish

      Excluir
  9. "quando tem nervo, eu me enervo" HAHAHAHAHA miga eu já vi alguém fazendo post e falando sobre esse tal de Xis maravilhoso, e aqui em SP não tem não, que tristeza. tudo que você posta aqui eu falo que quero comer, né? pois é. e nesse momento to com fome enquanto aguardo a pizza que pedi na terça feira, pq não tem comida em casa, só deus pode me julgar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meldels vou abrir uma cadeia de xis no brasil todo comassim não tem
      invejei a pizza
      próximo poema vou fazer pra pizza hahaha

      Excluir
  10. Uma das descobertas mais felizes da minha vida foi o X-Coração aí do sul! Gente, coração é bom, xis é bom, fica dois bom! É a perfeição em forma de prato! Se bem que agora eu MORRERIA pra saber desse lugar que bota os queijo tudo em cima quando ainda estava por aí.

    No entanto, foi também em PoA que comemos x-coração em um tal bar da praça (?) perto do parque da redenção e viemos com intoxicação alimentar de porto alegre a sp de carro. Um dia é do z coração e um dia do caçador, mas comeria tudo de novo. Melhor idéia, melhor lanche.

    Viva o Xis!
    Acho que era a esse Xis que a xuxa se referia quando dizia "marquei um xis no seu coração" (pelo menos no meu)
    Tá, agora parei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha x-coração é de deus, mas eu sempre peço o XIS STROGONOFF
      procurei aqui e só encontrei um bar da praça que não é perto da redenção, mas não sei se tu paulista consideraria perto ou não na vdd hahahah TO CURIOSA, tu sabe o endereço pra eu nunca ir? hahahaha
      UM DIA É DO X CORAÇÃO E UM DIA DO CAÇADOR <3 MELHOR FRASE

      Excluir
  11. Vc endeusou uma comida, e eu achando q eu q era a exagerada...
    (tenso)

    ResponderExcluir

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!

Tecnologia do Blogger.
Back to Top