5 dicas básicas de cozinha

26 de abril de 2016
Cozinhar é uma coisa maravilhosa.
Eu acho que cozinho bem, mas sou muito impaciente. Aprendi a cozinhar porque gosto de comer e estava cansada de comer porcarias. Minha mãe cozinha muito bem e ela me ensinou, a princípio, mas depois comecei a navegar por conta própria. Lembro que quando aprendia a fazer uma coisa nova, ficava fazendo ela o tempo todo até ~masterizar~, sabe? Tem coisas que sei fazer muito bem, coisas que sou mais ou menos e coisas que tenho medo de cozinhar. Mas sigo tentando e aprendendo coisas novas todos os dias.
Fiz esse post com 5 dicas bem básicas mas que eu não sabia antes de começar a aprender a cozinhar.
1. Deixe o molho reduzir
Sabe quando tu vai lá, joga aquele extrato de tomate na panela, uma água, esquenta, e logo já coloca o macarrão? Você está fazendo molho errado.
Deixar o molho reduzir é deixar ele pegar todos os sabores do que você colocou ali, dos temperos, da cebola, do alho. Isso se você colocou alguma coisa ali porque já vi gente só esquentar molho de tomate pronto e comer. Blerghs, nem uma cebolinha? A redução também faz ele ficar mais denso e com uma aparência mais gostosa. Pior coisa é molho aguado.
O que é reduzir o molho? É deixar cozinhando ele em fogo baixo até diminuir de tamanho e ficar mais espesso.
Demora um pouco e tem que ser paciente, mas o sabor compensa muito.
Aliás, sabe aquele molhinho denso de vinagre balsâmico que vai em tudo? É só redução de vinagre. 

2. Lave a louça enquanto cozinha
Eu sei que a louça é um dos principais motivos pra muita gente ficar longe da cozinha. A minha maior dica é ir lavando enquanto faz. Enquanto a cebola frita lave a tábua que você cortou ela e por aí vai. Você vai estar ali na atividade e nem vai sentir, não é aquela pilha de louça, é só uma tábua e uma faca. No fim você vai ter poucas coisas pra lavar e o resto já vai estar seco no escorredor. Sucesso.
Sem contar que depois que você começa a cozinhar melhor você aprende a optimizar panelas e louça. Já não pega mais um potinho para cada ingrediente que você cortou como se fosse a Ana Maria Braga (adivinha: ela não lava a louça depois) e vai fazendo tudo ao mesmo tempo.
Sem contar que é só uma louça gente, superem.

3. Sele a carne
Sabe quanto tu pega aquela carne linda, tempera e coloca no forno? Apns pare. Tem que selar antes.
O que é selar? É mais ou menos fritar a carne em uma panela bem quente e deixar criar uma crosta antes de terminar de cozinhar no forno. Mas não pode mexer. Você só vira a carne quando a crosta já tiver formada. Parece que queima? Parece que queima. Queima? Não queima. O que selar faz? Faz todos o suquinho delicioso da carne ficar dentro dela porque a crosta barra ele de escorrer.
Dica de ouro: você pode colocar a travessa onde vai assar a carne direto no fogão e selar nela mesmo, desde que seja de alumínio. Ou você pode usar uma panela de ferro que vai ao forno. Assim, não suja duas coisas diferentes. 
Aqui tem um artigo ótimo sobre selar a carne que explicou muito melhor que eu.
Selar a carne também é legal porque depois você pode fazer um molhinho com o que fica na panela, é só jogar algum líquido (água, vinho, creme de leite) e mexer :)

4.  Marina esse frango, mana!
Frango é seco por natureza e deixar ele marinando é receita de sucesso.
O que é marinar? Marinar é deixar o frango em algum líquido durante um tempo para que ele hidrate, amacie e pegue sabor. Qualquer meia hora já faz diferença, mas se você começar a planejar suas comidas com antecedência, tipo coloca pra marinar no café da manhã pra comer na janta, é melhor ainda.
Aqui tem várias receitas ótimas de marinada. Eu quase sempre uso shoyu ou iogurte.

5. Cozinhar é experiência MAS saiba suas limitações
Já falei sobre isso, mas não é porque você leu uma receita e comprou todos os ingredientes, fez tudo direitinho e mesmo assim não deu certo que você nunca mais vai tentar de novo e que as panelas são tuas inimigas. Não, gente. Tenta de novo. Só cuida, se o máximo que tu já cozinhou na vida foi um strogonoff ou um miojo, não vai encarar um bife wellington (been there, done that.). Não vale a pena usar ingredientes caros como filé mignon e cogumelos numa provável tentativa frustrada de fazer um prato dificílimo que poucas pessoas acertam. Deixa pra fazer aquela receita complicada quando estiver mais confiante.
Minha mãe, por exemplo, odeia comida requentada e pega todos os potinhos de resto da geladeira e faz uma comida nova e fica uma delícia. Eu ainda sou adepta de esquentar tudo no microondas porque não sei como renovar. Às vezes eu tento, mas quase nunca dá certo. Minha mãe está muito acima de mim porque ela é muito mais experiente do que eu. E eu cozinhava muito pior um ano atrás.
PERSEVERE! Um dia eu também vou juntar todos os potes da geladeira e fazer um prato incrível :)

Que cês acham de eu fazer um post com 5 receitas básicas e não tão difíceis pra impressionar qualquer estômago com fome, família, crush ou whatever?
Obs.: UMA SALVA DE PALMAS PARA A CURADORIA DE GIFS NÉ GENTE

25 comentários:

  1. Gente que dicas lindas! Ninguém nunca me disse isso :') ai que tudo! Sobre as receitinhas, quero muito, quero todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 simmm foram coisas bem simples que eu demorei pra aprender e quando aprendi pensei PQ NINGUÉM ME DISSE ISSO ANTES? hahahaha

      Excluir
    2. totalmente isto! hahaha e obrigada pela visita no meu blog ♥

      Excluir
  2. Eu adoro cozinhar! Mas confesso que não gosto muito de usar molho de tomate justamente por conta da redução. Eu prefiro molho branco e de quatro queijos, que por sinal são duas das minhas especialidades na cozinha KKKKKK Isso porque eu faço principalmente pratos da culinária italiana e também doces, mas se me deixar na cozinha eu sei sobreviver fazendo tudo, graças a Deus KKKKKKK Minha mãe e minha avó sempre me ensinaram, e fez muita diferença à medida que eu fui crescendo. Tenho amigas que não sabem fazer nada na cozinha, uma inclusive está enlouquecendo agora que foi morar sozinha! Sobre receitas, eu tenho um caderninho cheio desde criança, porque fui juntando ao longo dos anos. Adoro <3 Um beijo : *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não sou muito do molho branco e de queijos. QUER DIZER, SOU EU SOU NÉ, só não faço tão bem hahaha.
      que amor ter caderninho desde criança <3
      eu não tenho caderno de receitas, faço tudo meio de cabeça mesmo hahahah

      Excluir
  3. quero post com receitas básicas sim :) e quando chegar no nível de comida de pote virando comida nova, acho válido virar post de ~5 alguma coisa básica microondas whatever potinhos da geladeira~ QUERO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hhahahh COMO REVIVER AQUELE STROGONOFF DO ANO PASSADO

      Excluir
  4. faz post com receitaaaaaaaaaaaaaaaaaas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou fazer, mas vai demorar hahaha porque né, tenho que FAZER elas e tirar fotos. Mas já sei até quais receitas vou usar <3

      Excluir
  5. Não sabia que tinha se selar a carne antes de levá-la ao forno.
    Lavar a louça enquanto cozinha facilita muito.
    E sei que deixar o frango marinar faz ele ficar melhor, mas raramente faço isso.

    Quero posts com receitas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabe que só uns 20 minutinhos já faz diferença? tipo coloca pra marinar enquanto organiza as coisas que vai cozinhar e, sei lá, corta cebolas. já fica mais suculento :)

      Excluir
  6. Post com receita, sim, sim, por favor!!
    Eu comecei a cozinhar sério faz pouco tempo, menos de um ano. Sempre adorei cozinha, mas como minha mãe detesta (embora cozinhe muito bem), nunca tive quem me ensinasse e rolava aquela preguiça de me arriscar sozinha e fazer tudo errado, sujar um monte de coisa e ter que jogar fora depois (já aconteceu algumas vezes). Então eu fazia umas coisas randômicas, tipo brigadeiro, omelete, panqueca e cookies, bem aleatório, até que decidi que precisava fazer receitas de adulto (tm) pra não passar vergonha no futuro. Gosto muito mais de ler esses truquinhos do que as receitas em si, ajuda tanto na hora do vamo ver! São umas coisas que se você não tem o hábito você não sabe, porque não conhece como o alimento se comporta (tipo a carne secar no forno, etc) e às vezes dá errado não porque cê errou a receita, mas porque faltou aqueles pulinhos do gato pra deixar a coisa mais gostosa e certeirinha.

    Acho lindo teus bolos, ensina a fazer bolo, pfvr!!!

    beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso, esses truques eu descobri só depois de muito tempo e fiquei NOSSA SE EU SOUBESSE DISSO DESDE O INÍCIO TERIA SIDO TUDO DIFERENTE hahaha
      ai eu tô pra fazer um post sobre bolos faz anos :~
      já viu essa receita aqui que postei no blog da minha mãe? http://lilicagourmet.blogspot.com.br/2014/10/bolo-de-limao-de-aniversario.html

      Excluir
  7. Estou é morta.

    Eu também sou muito impaciente, odeio receita de mais de uma hora :(
    A MAIOR LIÇÃO QUE APRENDI NA ALEMANHA É LEVAR A LOUÇA LOGO.

    Marinar é algo que eu sempre esqueço, tipo, uma vez estraguei um kgs de frango pq eu sempre dizia, puts esqueci de marinar vamos deixar pra amanhã...


    Por favor, faça o post com as receitas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. né? coisa ~slow cook~ eu penso NÃO, EU TO COM FOME AGORA NÃO DAQUI 3 HORAS hahahaha
      eu já estraguei frango marinado pq acordei e pensei HUM VOU MARINAR FRANGO PRO ALMOÇO e daí acabei nao almoçando em casa e dps não jantando e dps esqueci hahaha

      Excluir
  8. imprimindo esse post AGORA e colando na geladeira. MIGA QUE DICAS MARAVILHOSAS <3

    http://eagoraisadora.com

    ResponderExcluir
  9. EU TE AMO, VEM AQUI ME ABRAÇA!
    A. Curadoria. De .Gifs. De. Lets. Cook. Apenas perfeito. <333
    A coisa do lavar a louça eu fiz uma vez por acidente e fiquei maravilhada que quando a comida tava pronta não tinha (quase) nada pra lavar. Fiquei maravilhada mesmo. Agora sou praticante.
    E eu amei as outras diquinhas tipo selar a carne e reduzir o molho (que todo mundo fala o tempo todo no Masterchef, mas ninguém explica) e marinar o frango (que eu nunca como porque fica seco e agora já sei porque). Sério, casa comigo e vamos cozinhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. demorei mais pra catar gifs do que pra escrever o post hahahaha
      melhor coisa é lavar louça enquanto cozinha, dps fica tudo limpinho e só tem os pratos pra lavar <3
      isso, eu também sempre via essas coisas e pensava O Q É ISSO, aí um dia aprendi e achei que era uma boa idéia ~repassar conhecimentos~ hahahaha
      caso <3

      Excluir
  10. Essa curadoria de gifs merece uma salva de palmas sim senhora!!!
    Eu e a cozinha sempre tivemos zero afinidade. A única dica que eu pratico é a de lavar a louça justamente porque sou uma inútil no preparo das comidas, então só me resta ajudar a limpar a bagunça, e ver o escorredor cheio enquanto as panelas vão pra mesa dá uma sensação ainda melhor na hora de comer hahahahahhah. Mas obrigada pelas dicas compartilhadas! Vai que uma hora eu me arrisco a cozinhar de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coisa mais normal, né? hahaha a regra é que quem cozinha não lava <3
      te arrisca que vale a pena :))

      Excluir
  11. Sobre o possível post com as receitas: quero!

    ResponderExcluir
  12. Você acaba de abrir um mundo de possibilidades pra mim! Muito obrigada! HUAHUAHUA Reduzir, pra mim, era coisa de Masterchef, assim como selar a carne... E marinar eu não fazia ideia! Não que eu seja péssima na cozinha, me viro bem até... Mas agora vai ser um mundo novo de sabores e possibilidades! =P
    Ps. os gifs tão maravilhosos <3

    ResponderExcluir
  13. Cacá do céu que post é esse, hein? Conheci teu blog agora, através de um blog amigo (Follow Cíntia) e adorei. Eu amo cozinhar e tive que aprender na marra e sozinha quando minha mãe começou a trabalhar no período da noite e a janta sobrou pra mim todos os dias. Somos só eu e minha mãe em casa (e duas crianças kkk) então eu fui me virando aos poucos, hoje eu já sei bastante coisa, mas tenho um caminho longo pela frente.
    Nessa brincadeira de aprender a cozinhar eu acabei me apaixonando e decidi que vou cursar Gastronomia, pensei muito mesmo sobre o assunto e não vejo por quê não já que minha cidade é a capital do alimento e tem cursos muito bons por aqui. Sobre selar a carne e reduzir o molho eu já sabia, mas marinar o frango foi uma dica que eu anotei aqui!
    Amei o post, muito obrigada pelas dicas.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!

Tecnologia do Blogger.
Back to Top