flower friday

Mais um post sobre minhas inaptidões jardinísticas.
A mini roseirinha foi a mais recente tentativa de manter ~alguma coisa~ aqui em casa. O meu pé de manjericão é meu orgulho, ele anda bem crescido e bem bonito. Já está na hora de podar e fazer um pesto <3 manjericão é o único tempero que deu certo aqui em casa. Tive um lindo e enorme que durou quase cinco anos, era quase uma árvore. Daí veio aqueles calores absurdos do verão e eu esqueci de regar UM DIA e ele morreu.
E esses são brotinhos de crista de galo, uma flor que tem nome de hpv mas é linda, parece de veludo. Uma coisa que aprendi sobre plantas em vasos grandes: colocar uma garrafa cheia de água assim de cabeça pra baixo enfiada na terra. A terra suga exatamente a quantidade de água suficiente para o broto sobreviver. Como? Não sei. Só sei que dá certo. 
Isso é uma orquídea muito da linda que ainda não floresceu esse ano. Eu não sei exatamente quando elas florescem ou quantas vezes por ano, mas aqui em casa sempre tem pelo menos uma florida.
A única planta que eu consigo realmente manter são orquídeas. Aqui em casa tem um monte, minha mãe está sempre ganhando porque ela é maravilhosa. Eu não sei quando se convencionou que orquídeas são bom presentes, mas por mim tudo bem. Acho que elas só sobrevivem na minha mão porque são plantas muito secas então é bem difícil afogar elas, que é o que faço com a maioria das minhas plantas.

Essas são todas orquídeas que estão pequenas demais para os próprios vasos e estou criando coragem de transplantar para um vaso maior, mas tenho medo de estragar elas no processo :(
Ainda não superei esse terrário que fiz. Depois de traumatizar por ter assassinado alguns cactus (sim.) por excesso de cuidado, pesquisei bastante para tentar fazer o terrário funcionar. Li algo no sentido de que as suculentas quando em terrários mantém a umidade porque a água não evapora direito então precisa regar muito raramente. Decidi simplesmente não regar meu terrário. Fodamsse. E até que deu certo, as plantinhas estão ali firmes e fortes. Talvez seja o unicórnio, vai saber...
Vasinhos aguardando a próxima tentativa de ter uma mini horta (todas até hoje frustradas e não foram poucas). Torçam por mim :)

Comentários

  1. Eu não sei regar plantas! É um problema muito sério, já afoguei um monte de plantinhas. Uma coisa que parece tão simples, não é?! Eu simplesmente não sei. Agora plantei sementes de maçã e me cago de medo toda vez que vou regar.

    Me explica melhor essa ideia da garrafa? Adorei! A gente a bichinha de cabeça pra baixo e... só? Tipo, por quanto tempo? (veja bem as perguntas idiotas, mas é que eu realmente sou boa em matar plantas, então vou tirar todas as dúvidas possíveis). O meu pé de romã tá num vaso enorme. Vou tentar essa da garrafa com ele.

    Adorei suas plantas <3 boa sorte com elas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso! eu não sei como funciona hahaha só sei que a plantinha acaba 'sugando' a água que precisa para sobreviver. só vale pra brotos, no entanto, que precisam de bastante água para crescer... deixa até acabar a água (fica uns dias), aí tira, deixa secar um pouco a terra (tipo um dia) e coloca de novo...

      Excluir
  2. Eu não entendo muito sobre plantas, mas as acho lindas, até comentei já aqui ou com alguém que aqui em casa os cactus são tipo pragas vivem nascendo e se multiplicando, tudo isso pq eu nem cuido direito dele hehehe, acho que tai a maneira exata de cuidar hahaha, vai saber, não consegui entender o fato de deixar uma garrafa de água dentro de um vaso e a terra absorver a quantidade certa, isso soa muito estranho aos meus ouvidos.

    By the way, amei a as orquídeas e os vasinhos aguardando por uma nova oportunidade de horta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso, eu acho também! hahaha acho que minha casa é muito úmida e acaba deixando as suculentas hidratadas naturalmente, sem precisar molhar. SEI LÁ, só sei que desde que eu deixei elas esquecidas em um canto elas estão cada vez mais bonitas. um sonho: florzinha nascer no cactus hahaha

      Excluir
  3. Eu não sou muito chegada ao cultivo de plantas, mas eu adoro vê-las floridas. Adoro os cactus e pretendo ter vários na minha casa. Além de lindos não precisam de muita água ;)

    ResponderExcluir
  4. Marido, que é biólogo, falou mesmo que esse negócio da garrafa de cabeça para baixo dá certo. Aliás, fato irônico: Apesar de eu morar com um biólogo não consigo manter as plantinhas saudáveis. Talvez pq eu esqueça sempre de regá-las e marido tb... :(
    Mas agora comprei uma daquelas misturas verdes para misturar com água e parece que deram um pouco de resultado. Falando nisso preciso regá-las, seu post me ajudou a me lembrar hahahahaha.

    Beijos.
    Nessa -- lemossuamao.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal! já pensei em comprar uns fertilizantes da vida, mas acho meio caros (?), pelo menos os que encontrei. a melhor forma, pra mim, de não esquecer de regá-las é deixar elas bem à vista, tipo na cozinha perto da pia, ou no banheiro. no canto da sacada não tem como lembrar mesmo, hahaha.

      Excluir
  5. Sonho em um dia ter um jardim, uma horta, mas é complicado, em um dia tô toda empolgada cuidando das plantas, duas semanas depois percebo que esqueci da existência delas.
    Adorei seu terrário além de lindo parece uma forma mais fácil de começar, fiquei tentada a organizar um.

    Dragões em Júpiter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aham, isso é ruim também. e às vezes tu esquece uns dois três dias e as coitadas já morrem aí dá muita preguiça de recomeçar hahaha

      Excluir
  6. Amo plantinhas, mas nunca tive coragem de arriscar na jardinagem... Agora que estou organizando meu apartamento, eu e meu noivo resolvemos que vamos preenchê-lo com algumas plantas (já temos até uma na sala... não me lembro o nome, mas ela precisa de pouca água e quase nada de luz solar; é própria para ambientes fechados). Eu gosto de suculentas, na verdade, acho elas bem fotogênicas...

    E que vasinhos amorzinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso, tem umas plantas bem legais para apartamento, tipo árvore da felicidade uns trecos assim. eu não gosto tanto, sou mais das flores mesmo, mas pra quem gosta é super legal :)

      Excluir
  7. Confesso que eu também não sei manter plantinhas vivas hahaha
    Boa sorte com seus novos vasinhos :D

    beijo da Nanda,
    lladodedentro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. achei apenas genial a parada do terrário porque minhas pobres suculentas também sofrem de excesso de cuidado. fico com medo de falta água e acabo afogando as bichinhas :~ vou atras disso. só não vai ser fabuloso que nem o seu pois me faltam unicórnios HAHA

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha mas coloca qualquer bichinho que fica tri <3

      Excluir
  9. Depois da chegada do meu cachorro aqui em casa, as plantas foram extintas. Ainda tô super apaixonada pelo seu terrário e morrendo de vontade de montar o meu, mas rola aquela procrastinação sabe? hahah Mas sério, minha casa tá precisando de um verdinho e ver esse post só me deixou com mais vontade de montar alguma coisinha - fora do alcance de cães - por aqui!

    www.yesshedoes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha meu cachorro não tá nem aí pra plantas, bichinho urbano, coloca ele numa grama ele anda anda até achar um chão "duro" (concreto, azulejo, sei lá) e lá fica hahaha.

      Excluir
  10. eu acho que você tem dedo verde, ainda que esqueça de regar as plantas. Boa sorte com a hortinha caseira!

    ResponderExcluir
  11. Seu unicórnio está fazendo companhia para os cactos e mantendo eles felizes, hahaha.

    Aqui em casa temos também muitas orquídeas e elas florescem de modo aleatório. Agora mesmo tem uma com flores, outras com brotos e o restante sem nada. Já tentei cuidar de tulipa, mas também por conta do calor morreu :/
    Quero uma horta, a que eu tinha fui obrigada a me desfazer #chateada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, parece que tulipa não vive o ano inteiro daí tem que tirar os bulbos e replantar na próxima floração (?), algo assim, ja pesquisei sobre, sei lá hahaha
      horta é legal quando dá pra plantar no solo mesmo, porque daí quase não precisa de cuidados

      Excluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!