como anda o desafio de leitura de 2015

7 de maio de 2015
Ano passado comentei que teria tentar em 2015 um desafio de leitura. A ideia é ler 50 livros com temáticas específicas. Como anda? Mais ou menos, pra ser sincera. Cheguei em maio com a cota de 10 livros, o que até acho razoável, mas considerando que preciso ler cinquenta livros estou bem longe... Eu super acredito que ainda dá tempo :) 
Alguns livros que já estavam na minha lista de "quero ler" naturalmente se encaixaram no desafio, mas estou achando legal procurar e descobrir alguns livros interessantes só por conta dele. 
Uma Casa no Fim do Mundo, de Michael Cunningham, por exemplo, só encontrei porque precisava de algum livro publicado no ano que eu nasci (1990) e foi uma grata surpresa. Claro que eu não vou ler qualquer livro só para poder marcar da lista, pesquisei bastante e me interessei bastante por esse. O Pintassilgo, de Donna Tart, foi a mesma coisa :) Já tinha ouvido falar, mas nunca tive vontade de ler. Decidi dar uma chance e achei sensacional, talvez o mais legal que tenha lido até agora. Já a trilogia Feios, de Scott Westerfield, me decepcionou. Quer dizer, li o troço todo muito rápido então não posso deixar de dar crédito pela trama que é bem envolvente, mas blé. A premissa é interessante, mas muito infantil. Preciso parar de ler livros voltados para o público infanto-juvenil, não funciona comigo mesmo :/
Fico resistindo à tentação de colocar o mesmo livro em vários objetivos, porque né.
Segue tradução livre (hehehe) e os livros que eu já li como sugestão para quem estiver afim de fazer:
DESAFIO DE LEITURA 2015
1. Um livro com mais de 500 páginas: Tripulação de Esqueletos, de Stephen King
2. Um romance clássico
3. Um livro que virou um filme
4. Um livro publicado esse ano
5. Um livro com um número no título
6. Um livro escrito por alguém com menos de 30 anos
7. Um livro com personagens não humanos
8. Um livro engraçado
9. Um livro de uma autora mulher
10. Um mistério ou suspense
11. Um livro com o título de uma palavra
12. Um livro de histórias curtas
13. Um livro que se passa em um país diferente
14. Um livro de não ficção
15. O primeiro livro de um autor popular
16. Um livro de um autor que você ama e que ainda não leu: O Bicho-da-Seda, de Robert Gailbrath (pseudônimo da J. K. Rowling <3)
17. Um livro que um amigo recomendou: A Trama do Casamento, de Jeffrey Eugenides.
18. Um livro que ganhou um prêmio Pullitzer: O Pintassilgo, de Donna Tart.
19. Um livro baseado em uma história real
20. Um livro no final da sua lista de "para ler"
21. Um livro que sua mãe ama
22. Um livro que te assuste
23. Um livro com mais de 100 anos
24. Um livro baseado inteiramente em sua capa
25. Um livro que você deveria ter lido na escola mas não leu.
26. Um livro de memórias
27. Um livro que você consegue terminar em um dia
28. Um livro com antônimos no título
29. Um livro que se passa em um lugar que você sempre quis visitar
30. Um livro que foi lançado no ano em que você nasceu: Uma Casa no Fim do Mundo, de Michael Cunningham.
31. Um livro com péssimas críticas
32. Uma trilogia: Feios, Perfeitos e Especiais, de Scott Westerfield.
33. Um livro de sua infância
34. Um livro com um triângulo amoroso: O Amor nos Tempos de Cólera, de Gabriel Garcia Márquez.
35. Um livro que se passa no futuro
36. Um livro que se passa em um colégio
37. Um livro com uma cor no título
38. Um livro que te faça chorar
39. Um livro com magia
40. Um livro em quadrinhos
41. Um livro de um autor que você nunca leu antes
42. Um livro que você tem mas nunca leu
43. Um livro que se passe na sua cidade natal
44. Um livro que foi originariamente escrito em outra língua
45. Um livro que se passa durante o Natal: Um Conto de Natal, de Charles Dickens.
46. Um livro de um autor que tenha as mesmas iniciais que você
47. Uma peça
48. Um livro banido
49. Um livro baseado ou que se transformou em uma série de TV
50. Um livro que você começou mas nunca terminou

MOMENTO AJUDA LUCIANO?
Alguns outros objetivos já sei o que quero ler, mas tem alguns que tô muito sem idéias.
- Para cumprir "um livro de um autor que tenha as mesmas inicias que você", pesquisei e encontrei um autor chamado Carl Hiassen, mas comecei a ler e me deu preguiça nos primeiros dez minutos, provavelmente porque só consegui encontrar o livro em inglês. Demoro umas 10 vezes mais pra ler e tempo é dinheiro fracasso no desafio :~ Alguém conhece algum autor com as mesmas iniciais que eu (C. J. H., ou só C. H.)?
- Para "um livro com antônimos no título", queria ler Guerra e Paz, de Tolstói, mas ao mesmo tempo queria estar morta porque literatura russa é pra tombar as lindas que estão acostumadas a ler John Green. Alguém consegue pensar em mais algum livro com antônimos no título?
- Também não consegui pensar em "um livro que se passa em um colégio", a não ser O Apanhador no Campo de Centeio, de J. D. Salinger, que amo e já li e reli mil vezes, mas queria tentar ficar sem reler nenhum livro esse ano :)
-  Eu não sou muito conhecedora de sci-fi, distopias e afins, e ainda não sei o que ler em "um livro que se passe no futuro".
Halp?

52 comentários:

  1. serve livro q se passa no futuro do passado? XD
    Issac Asimov ('Eu, robo' por exemplo) ou 1984, do George Orwell

    e com antonimos no titulo tem Anjos e Demonios, do Dan Brown

    :)


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me interessei bastante por eu, robô :D amo contos!
      já li 1984 e não queria reler nada esse ano :~
      Adorei a idéia de anjos e demônios, como raios não pensei nisso antes.. De Dan Brown só li O Código da Vinci e até que achei bem legalzinho! :)

      Excluir
  2. Ahh que massa, vc leu o livro do Stephen King! Gostou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei!! <3 obrigada pela indicação! já estou com outros dele na minha lista de para ler :D fiquei chateada de não ter começado antes, tem muita coisa!

      Excluir
    2. Owww que bom que vc gostou <3

      Excluir
  3. Em livros que se passam na escola sugiro Debaixo das rodas to Herman Hesse! É uma critica ao sistema de ensino alemão do começo do século passado, eu gostei, bem na pegada de como lidar com as pressões da juventude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai gostei também! quero ler todos que me indicaram e agora? hahaha

      Excluir
  4. Em livros que se passam na escola sugiro Debaixo das rodas to Herman Hesse! É uma critica ao sistema de ensino alemão do começo do século passado, eu gostei, bem na pegada de como lidar com as pressões da juventude.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu vi esse livro que o nome da autora é Carrie Hope Fletcher, vale o Carrie Hope como CH?
    https://www.goodreads.com/book/show/22232035-all-i-know-now?ac=1

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu conheço ela como youtuber <3 legal q ela escreve, nem sabia!

      Excluir
  6. Legal esse desafio, vou tentar me organizar para faze-lo, aproveitando os livros que já li esse ano.
    Livros passados no futuro: Recentemente li 'As Cavernas de Aço' do Isaac Asimov e achei ótimo. Eu, Robô, é próximo dele que quero ler.
    Sobre autores com as suas iniciais... eu fui procurar pra mim e vi que era muito fácil, pq é N.G. e temos apenas Neil Gaiman com essas iniciais hehhe /o/
    Para ti achei esses:
    Christopher Hitchens (esse é um autor que quero ler logo), Charlie Higson e Carl Hiaasen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, maioria dos livros de alguma maneira vai se encaixar né? :)) Já decidi que vou ler Eu, Robô para livros no futuro <3 NG tem vários, inveja :~
      Quando procurei encontrei esse Christopher Hitchens, mas fiquei sem a mínima vontade de ler alguma coisa :~

      Excluir
  7. Título com antônimos: Perdas e ganhos (nunca li).
    História que se passe na escola: O Ateneu (uma leitura um pouco pesada).
    Me escolhe! Me escolhe! Me escolhe! Me escolhe!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perdas e ganhos soou ótimo <3
      o ateneu já li e não queria reler nada :)))

      Excluir
  8. Oi! Não tenho certeza se meu primeiro comentário foi, então vou (tentar) repetir tudo aqui. :)

    Já tinha visto esse desafio e adorei! Uma pena que os livros teóricos da faculdade não me deixam ler tanta literatura quanto gostaria (só uns 10 livros por ano, no máximo). Acho que Tolstoi derruba até os leitores mais experientes viu, não é nada fácil.

    "Razão e Sensibilidade" da Jane Austen é um livro com antonimos no nome e agrada bastante esse "público leitor de John Green". Uma pessoa já comentou ali em cima sobre Isaac Asimov e o George Orwell. Aldous Huxley também tem vários livros desse gênero e H. G. Wells escreveu um dos meus livros favoritos de scifi chamado "A Máquina do Tempo".

    Seu blog é uma graça, desculpe-me pelo comentário longuíssimo mas me empolguei. xD Boa sorte com o desafio!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tolstói da depressão :~
      Entrei em uma discussão com um amigo que Razão e Sensibilidade não são antônimos pq ele me indicou tb para essa categoria hahaha aí ele me comprovou por a+b que são sim, mas de uma forma muito bizarra (?)
      Adorei o comentário longuíssimo, não precisa se desculpar <3

      Excluir
  9. Ah, eu vi que você não curtiu Feios. É tipo, minha trilogia preferida! Realmente, ela é meio infantil e tem muitos buracos, ainda não consigo ter uma noção aprofundada da forma de governo e tals, mas gosto do fundo dela sabe?! É uma distopia muito diferente das que a gente tá acostumada, e fala literalmente sobre controle da mente, e é o que me faz amar! Menos o final... Foi meio fraco mesmo...

    Espero que você consiga cumprir seu desafio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, eu gostei do fundo dela, a premissa é maravilhosa ~ pessoas bonitas são felizes, pessoas feias sempre querendo ser bonitas, pessoas bonitas DEMAIS chegam a ser creepy ~ achei genial a idéia de PLÁSTICAS para que as pessoas se sintam bem, mas no fundo todos são uns bonecões que não pensam em nada, toda uma analogia maravilhosa que eles conseguiram transformar num triângulo amoroso entre uma garota bobinha e deslumbrada e dois garotos idiotas :(

      Excluir
  10. Miga, Guerra e Paz tem 2500 páginas e eu nem comecei po segundo tomo ainda risos.

    Futuro: Do androids dream of electric sheep? Eu li e amei.

    Colégo: Never let me go passa metade num colégio.

    Meio que deixei meu desafio de lado, e eu costumo esquever que li tais livros, só lembro se alguém comenta e tal risos, acho que li 9 do desafio recém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MIGA FAZ UM RESUMO DE GUERRA E PAZ PRA MIM A MEDIDA Q TU LER? aposto que vai ter umas 500 páginas daí posso ticar da lista ,<3
      esse livro do blade runner já quis ler mas desisti :~
      never let me go fiquei com muita vontade de ler tb, meldels quero ler todos :~ so many books so little time.
      to considerando transformar o desafio em 2015/2016 pradar tempo hahaha

      Excluir
  11. E eu achando que fosse a lista de leitura da Rory, hahaha! Boa sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai melhor lista de leitura talvez faça ano que vem hahaha

      Excluir
  12. enterrando a cabeça de vergonha porque ce já leu a quantidade de livros que eu tenho no meu desafio DO ANO e eu nem cheguei perto ainda hahah :( (inclusive não lembro se te agradeci pelas dicas no meu blog, se não, muito obrigada <3).
    tô doida pra ler O Pintassilgo desde que você me indicou mas tá difícil ter ânimo pra parar pra ler :~
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenta ler todo dia um pouquinho antes de dormir :)))

      Excluir
  13. ufa! lista grande, mas vai que dá tempo ^^

    ResponderExcluir
  14. Oi oi
    Adoro Stephen King e Gabriel García <3
    Tu começou bem, hein?


    Um livro que se passa num colégio: O histórico infame de frankie landau-banks.
    Tem uma distopia que li ano passado, "A idade dos milagres", mas eu não lembro se ele se passa no futuro :( hahaha De qualquer forma, é um ótimo livro :D
    bj bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. interessante esse livro do colégio, gostei da idéia de quebra dos papéis de genero e afins
      a idade dos milagres me pareceu ótimo <3 coloquei na listinha de para ler, mas parece q nao passa no futuro :~

      Excluir
  15. Eu acho que eu jamais conseguiria ler 50 livros em um ano, pelo menos não hoje em dia (já li mais que isso quando mais nova), então tô torcendo pra você conseguir o máximo que der! Já tá num número até bom!
    Você gostou de O Bicho-da-Seda? Eu tô apaixonada pelos livros do "Robert", quero muito o próximo, J.K. é vida!
    http://sweetluly.expressorosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lia muito mais tb quando mais nova :~ mas lia muita bobagem curtinha tb, romancezinho adolescente, tenho lido "melhor" ultimamente :)
      Eu gostei de o bicho-da-seda sim, mas acho que se a J. K. escrevesse um manifesto contra os ursos polares eu ia gostar pq J. K. = rainha absoluta <3

      Excluir
  16. Que bacana é esse desafio!!! Queria começar, mas to tão enrolada com os livros da faculdade que não ta dando tempo. E meu deus, seu layout ta lindo! ainda não tinha visto <3 Uma distopia eu recomendaria 1984, mas vi que você já leu, então que tal Admirável Mundo Novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admirável Mundo Novo soou legal :)) obrigada por indicar!

      Excluir
  17. Guria, eu nunca traço esses desafios pq nunca consigo cumprir :O
    O Bicho-da-Seda tá la em casa faz é tempo - e simplesmente não consigo me interessar pra ler ele.
    Agora sobre seu pedido de help, no momento, com CH só me vem Carlos Heitor Cony na mente. Já leu algo dele?
    Livro com antônimos no titulo só tô conseguindo pensar em Guerra e Paz. Razão e Sensibilidade, talvez - mesmo não sendo exatamente antônimos!
    Distopia eu indico que vc leia o Admirável mundo novo. Não é exatamente futurista, mas é como se fosse. Não sei. hahaha
    Que se passe numa escola: Harry Potter hahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você leu O Chamado do Cuco? Tem que ler antes de O Bicho-da-Seda :))
      Decidi já o livro com antônimos no título: Anjos e Demônios, hahaha. Bem levinho, já estou quase terminando pra me livrar :)
      Já me indicaram O Admirável Mundo Novo e estou considerando seriamente <3
      AI GURIA EU SUPER PENSEI EM RELER HARRY POTTER PRA LIVRO QUE SE PASSA NA ESCOLA SABE :~~~ PQ MELHOR LIVRO, mas me prometi não reler nenhum livro esse ano por motivos de: perda de tempo haha

      Excluir
  18. Um livro que se passa num colégio: O Ateneu.
    Também tem Marina, do Zafón.

    Gente, não tenho coragem de me propor um desafio desses, hahahaha Sempre que me proponho desafios literários, falho miseravelmente. Aquela coisa do "TER DE" ler tal livro não rola comigo. ;x

    Beijo ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei em ler O Ateneu, li para o vestibular faz tipo mil anos e lembro que amei, mas já esqueci de muito da história haha :{ acho que é uma leitura mais pesada, no entanto, queria focar nos levinhos. Eu provavelmente vou falhar miseravelmente, mas está sendo legal :)) como eu já queria ler uns 80% dos livros que escolhi pra completar a lista, não me senti tão obrigada :))

      Excluir
  19. A minha 'meta' é um livro por mês, não consigo me imaginar ler 50 por ano!! É muuuuuita coisa pra mim!! :x
    Mas espero que consiga terminar o desafio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vai fazendo assim, um livro por mês no primeiro ano, dois por mês no segundo... E aí só vai :)

      Excluir
  20. farenheit 451 passa no futuro :3
    li semana passada e adorei!

    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pesquisar, obrigada!!

      Excluir
  21. Acho que 40 livros dá pra ler até o final do ano, pelo menos eu espero porque quero completar meu reading challenge do goodreads esse ano.
    Vi tanta gente falando bem desse livro da Donna Tartt, estou querendo muito ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai meldels o que é o reading challenge do goodreads? eu pensei em me cadastrar, mas gosto tanto do skoob... :( ai eu achei bem legal, uma grata surpresa :)_

      Excluir
  22. 10 até que está razoável, acho que dá tempo sim.
    Acho que só um desafio como este para eu conseguir sair da minha zona de conforto, eu tenho lido muito livros, mas a maioria é romance, policial ou chick-lit, já viu né.rsrs
    Estou querendo ler algo diferente, estou a procura.
    Já leu "A seleção" da Kiera Cass? A história fala sobre os EUA no futuro, é uma distopia, não sei se encaixa, mas fica a dica.
    =)

    http://true-luv.com/inolvidable

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, eu estava mais ou menos nessa também, foi bem legal :))
      obrigada pela indicação!

      Excluir
  23. Eu amo esse posts. :)
    Faz meio que um resumo quando ler uns três livros falando do que gostou mais e menos em mais de cinco linhas e tal, é bem legal porque aó pra quem gosta de ler, tipo eu, a gente usa pra colocar na lista e recomendar outros. Boa sorte com o desafio! <3

    http://www.paleseptember.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, eu tava pensando em fazer isso, depois achei que era melhor colocar tudo num só, não sei, vou fazer ~uma enquete~ hahahaha

      Excluir
  24. Força que você consegue!
    Eu não consegui ler nem dois livros esse ano, ta bem triste aqui

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai às vezes é assim mesmo, não tem jeito :{

      Excluir
  25. Eu estou morrendo de vontade de participar deste desafio, mas cadê o tempo? ):
    Boa sorte pra você :D

    Beijos, www.bloguntilwedie.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e se fizer um desafio para anos, não só 2015? :)

      Excluir
  26. Oii cacá tudo bem?!
    Estou procurando alguém para ser colunista no meu blog. Se você se interessar serei muito grata pois adoro seu blog! Beijosss
    Você pode acessar www.poetizandomoda.com.br
    Ou mandar um email para : caroladami_@hotmail.com

    Obrigada =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! obrigada pelo convite, mas não estou interessada :) um beijo!

      Excluir

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!

Tecnologia do Blogger.
Back to Top