livros pt. 2

Continuando a lista de livros que li esse ano (comecei no post anterior)...
Como tinha dito antes, fiquei bem feliz que consegui ler esse ano muito mais que ano passado (exatamente o triplo, na verdade), sendo que comecei com a meta de ler pelo menos 1 livro por mês. Ao todo foram 33 e contando, porque né, faltam 15 dias para acabar o ano :)
17. Hell, de Lolita Pille: não sei muito bem o que pensar sobre esse livro. Eu meio que sinto vergonha de ter amado, uma coisa guilty pleasure de ser.
18. A Lista Negra, de Jennifer Brown: livro sobre bullying. Consegui resumir esse livro ótimo em uma frase, parabéns, hahaha. Um casal de adolescentes sofrem muito na escola e resolvem fazer uma lista de pessoas que eles queriam que morressem, mas um deles leva muito a sério a lista e eu não vou falar mais nada porque se não vou spoilar, hahaha. É um livro bem triste e pesado, não esperem final feliz ou risadas no meio. É para pensar mesmo.
19. O Chamado do Cuco, de Robert Galbraith: Escrito por J. K. Rowling sob o pseudônimo de R. G. Vi muita gente reclamando, dizendo que não gostou... Eu amo romance policial e gostei muito desse. Achei que J. K. Rowling não perdeu a mão. Gostei da relação dos protagonistas principais e estou louca para que saia o próximo. Super acredito que Cormoran Strike (o detetive do livro) pode ser o Hercule Poirot moderno. Meldels certeza que a rainha Agatha Christie vai me rogar uma praga lá do céu e eu vou arder no mármore do inferno por dizer isso. Descobri agora que já saiu a continuação e estou hiperventilando.
20. Eleanor & Park, de Rainbow Rowell: mais um livro com uma linguagem jovem que me desagrada. Esse livro bombou muito nos blogs de literatura que costumo ler e nem vou contar muito da história porque todo mundo já sabe ou leu. Eu achei triste porém fofinho, os dois são fofinhos, tudo fofinho. Só eu consigo dizer que um livro que trata (entre outros assuntos) de violência doméstica é fofinho, né? Passagem para o inferno garantida, realmente. Enfim, fofinho demais pro meu gosto. Acho que é a linguagem jovem que me passa esse aspecto fofinho. Não é que eu não tenha gostado, foi bem gostoso de ler, fiquei vidrada... Mas não pretendo ler mais nada do autor. No entanto, acho que um filme ia ser delícia. Será que vai sair?
21. The Tales of Beedle The Bard, de J. K. Rowling: adorei os continhos, bem curtinhos e gostosos de ler.
22. Garota Exemplar, de Gillian Flynn: sim, sim, sim, sim! Talvez o melhor desse ano. A esposa de Nick desaparece e, aos poucos, as suspeitas vão recaindo sobre ele. Amei a forma como a história foi construída, os personagens, a reviravolta, o final (depois que eu absorvi a segunda reviravolta, porque né)... Amei tudo. Li em dois dias as quase 500 páginas porque fiquei vidrada. Eu ainda não vi o filme.
23. Perdão, Leonard Peacock, de Matthew Quick: Gostei. O protagonista é tão adorável que tu não acredita nem por um segundo no que ele está prestes a fazer. Em algumas passagens do livro ele conversa com o vizinho usando apenas passagens de filmes e eu achei genial. Fiquei com vontade de ler O Lado Bom da Vida, do mesmo autor.
24. Fantastic Beasts and Where to Find Them, de J. K. Rowling: eu até achei divertidinho, mais por relembrar alguns dos monstros que apareceram nos livros do Harry Potter do que por qualquer outro motivo. Li em ebook, depois vi na livraria e descobri que o livro físico é como se fosse um livro de estudos de algum personagem, é isso? Deve ser incrível :) Ah, tive algumas dificuldades em ler em inglês, mais porque li todos os Harry Potters em português e não estava muito familiarizada com os termos.
25. Uma Confidência de Maigret, de Georges Simenon: Depois que percebi que já tinha lido quase todos os livros da Agatha Christie, iniciei a saga de encontrar um novo autor bom de romance policial. Já tinha lido um ou outro livro do Simenon e tinha achado mais ou menos, mas me prometi ler pelo menos 4 curtinhos para ter certeza. Achei esse livro interessante porque se passa todo dentro de uma sala com pessoas contando histórias, estilo Os Treze Problemas da Agatha. Achei ok.
26. Os Quatro Grandes, de Agatha Christie: e aí consegui encontrar alguns livros dela que me faltavam ler e comecei por esse. Gosto quando Poirot não fica só em Londres ou em alguma cidadezinha do interior da Inglaterra :)
27. Maigret e o Homem Solitário, de Georges Simenon: Um morador de rua é encontrado assassinado e ninguém sabe nada sobre ele. Traminha leve, podia ser ultra interessante, mas o desfecho final é completamente blé..
28. O Inimigo Secreto, de Agatha Christie: Tommy e Tuppence melhor casal de detetives, só isso que tenho a dizer sobre esse livro <3
29. O Cadáver Atrás do Biombo e Um Furo Jornalístico, de Agatha Christie e outros: gostei por serem vários autores que escrevem a mesma história. Acho bem legal esse tipo de projeto e, se escrevesse bem, gostaria de participar de um um dia :)
30. Maigret e os Homens de Bem, de Georges Simenon: Por um tempo me apeguei ao detetive com o seu drama de que hoje em dia parece que todo mundo é "de bem" e blá blá, mas nope, sorry.
31. Maigret na Escola, de Georges Simenon: Serviu para desistir de substituir Simenon por Agatha, o detetive Maigret não me conquista de jeito nenhum.
32. As Virgens Suicidas, de Jeffrey Eugenides: Sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim! Sim, mais "sins" do que Garota Exemplar. Eu já tinha visto o filme e amado. Alguém me indicou o livro e eu decidi ler. Gente, que coisa mais maravilhosa. Terminei de ler faz pouco tempo e ainda não consegui absorver 100% para poder falar sobre, mas achei essa resenha perfeita.
33. Depois de virgens suicidas comecei a ler Tripulação de Esqueletos, de Stephen King, segundo recomendação da Lu Vilha, essa linda <3 Recém comecei, então ainda não sei o que pensar.

Ufa, são esses.
Obrigada a todos que recomendaram coisas legais, prometo esquadrinhar tudinho. Sigo procurando um bom autor de romance policial, que não seja Conan Doyle e Agatha Christie, pois amo ambos e já li tudo, e Georges Simenon, porque ninguém é obrigado. Alguém tem para indicar?
Seguindo o clima retrospectiva, dezembro, ano novo, promessas futuras e afins, alguém postou essa imagem na minha timeline e eu decidi colocar como meta de 2015:
Legal né? Segue tradução livre (hehehe) para quem estiver afim de fazer:
Desafio de leitura 2015
1. Um livro com mais de 500 páginas
2. Um romance clássico
3. Um livro que virou um filme
4. Um livro publicado esse ano
5. Um livro com um número no título
6. Um livro escrito por alguém com menos de 30 anos
7. Um livro com personagens não humanos
8. Um livro engraçado
9. Um livro de uma autora mulher
10. Um mistério ou suspense
11. Um livro com o título de uma palavra
12. Um livro de histórias curtas
13. Um livro que se passa em um país diferente
14. Um livro de não ficção
15. O primeiro livro de um autor popular
16. Um livro de um autor que você ama e que ainda não leu
17. Um livro que um amigo recomendou
18. Um livro que ganhou um prêmio Pullitzer
19. Um livro baseado em uma história real
20. Um livro no final da sua lista de "para ler"
21. Um livro que sua mãe ama
22. Um livro que te assuste
23. Um livro com mais de 100 anos
24. Um livro baseado inteiramente em sua capa
25. Um livro que você deveria ter lido na escola mas não leu.
26. Um livro de memórias
27. Um livro que você consegue terminar em um dia
28. Um livro com antônimos no título
29. Um livro que se passa em um lugar que você sempre quis visitar
30. Um livro que foi lançado no ano em que você nasceu
31. Um livro com péssimas críticas
32. Uma trilogia
33. Um livro de sua infância
34. Um livro com um triângulo amoroso
35. Um livro que se passa no futuro
36. Um livro que se passa em um colégio
37. Um livro com uma cor no título
38. Um livro que te faça chorar
39. Um livro com magia
40. Um livro em quadrinhos
41. Um livro de um autor que você nunca leu antes
42. Um livro que você tem mas nunca leu
43. Um livro que se passe na sua cidade natal
44. Um livro que foi originariamente escrito em outra língua
45. Um livro que se passa durante o Natal
46. Um livro de um autor que tenha as mesmas iniciais que você
47. Uma peça
48. Um livro banido
49. Um livro baseado ou que se transformou em uma série de TV
50. Um livro que você começou mas nunca terminou
Vamos tentar? :)

Comentários

  1. Nossa esse desafio parece muito legal, mas ao mesmo tempo alguns itens são bem difíceis de concluir, tai fica o desafio para 2015, vou tentar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já fiz a lista de um para cada número, mas alguns se encaixavam em várias categorias! <3

      Excluir
  2. Esqueci de mencionar acima *muita emoção heheh* que legal que vc começou a ler tripulação de esqueletos, espero que vc goste! <3 <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  3. Bacana imprimir essa imagem do desafio e ir "ticando" os desafios concluídos, né??? Gostei demais!!!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tô doida pra ler Garota Exemplar! Com certeza irei compra-lo logo logo e irei já inclui-lo em alguma opção desse desafio de leitura (já vou até imprimir pra não esquecer de começar em 2015)
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem várias opções que ele se encaixa ali na lista né? <3

      Excluir
  5. As Virgens Suicidas é uma delícia mesmo. Também não adorei Eleanor & Park. Gostei da animação com o desafio. Fiz alguns este ano. Foi divertido!

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu tá num patamar ultra avançado de leitora INVEJA hihihi eu ainda engatinho <3

      Excluir
  6. Li ano passado Não Despertem os Mortos, romance policial do John Dickson Carr, ele tem a mesma "pegada" dos livros da Agatha, super indico!
    Amei o desafio, parece divertido, vou tentar ((:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, dei uma pesquisada e pareceu legal! <3 obrigada pela indicação!

      Excluir
  7. Já leu algo do Jo Nesbø? Os livros dele começaram a ser traduzidos há uns dois anos, mas ele é o escritor contemporâneo mais famoso na terra natal dele (Noruega).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece bem legal e fiquei interessadíssima por Boneco de Neve :)) Obrigada pela sugestão!

      Excluir
  8. Nossa, agora sim títulos que conheço, hahaha. Virgens Suicidas é um dos meus filmes preferidos e dos livros também, mesmo achando que a história sendo igual ainda tem dois climas diferentes entre livro/filme. Eu AMEI Perdão, Leonard Peacock. Não sei se é porque não esperava esse tipo de enredo quando peguei, mas foi uma belíssima surpresa e um dos melhores livros do ano pra mim. Vamos ver se eu consigo fazer essa survey de 2015, mas provavelmente não. :(

    http://www.paleseptember.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim guria, eu me surpreendi muito porque não esperava que fosse assim também <3
      A moral é ~roubar~ e encaixar o mesmo livro em várias categorias hahaha acho que se esforçando dá pra reduzir para uns 20 talvez?! não sei! hahaha

      Excluir
  9. Bom, os únicos que li dessa leva foram As Virgens Suicidas, que acho que foi meu livro favorito de 2011, e Garota Exemplar, que eu li esse ano e entrou pra lista dos melhores fácil fácil. Então: SIM SIM SIM <3

    ResponderExcluir
  10. Nossa, adorei essa sua releitura de Agatha Christie!!! Eu aprendi a ler com a Agatha, quando aos 13 minha tia madrinha descobri cho-ca-da que eu nunca tinha lido nenhuma livro dela e me passou uma pilha. Hoje eu não lembro mais de muita coisa, mas você me deu muita vontade de pegar algum para reler! Vou dar uma passadinha em algum sebo para procurar titulos novos pra 2015! <3

    Também ja tentei ler Simenon na vontade de encontrar uma nova Agatha Christie, mas parei no primeiro livro! hahahaha Você tirou por completo minha vontade de tentar outro livro dele! Eu também ja li um livro de detetive de varios autores e achei O MAXIMO! Não sei se nesse também tem, mas no meu no final cada um dos autores escreveram qual era a resolução pra historia na concepção deles! Muito incrivel e você vê como, ao mesmo tempo que todas fazem sentido, elas são bem diferentes. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma tia minha que me apresentou Agatha também <3 tá mais para: me deu um livro qualquer pra eu parar de encher o saco dela, mas funcionou! Hahaha. Que massa esse q vc disse, que cada autor escreveu um final diferente. Se lembrar qual é me diz? <3

      Excluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!