receita: bolo de chocolate vegano da Bela Gil

3 de outubro de 2014
Faz tempo que estou querendo rever um filme mexicano chamado "Como água para chocolate" e, quando pesquisei por chocolate na programação da minha tevê, apareceu tudo menos o filme. Foi ali que encontrei essa receita de bolo vegano de chocolate. Fiquei curiosa porque nunca tinha feito nada vegano, sou doidinha da manteiga, huhuhu. Quem cozinha é a Bela Gil, do programa Bela Cozinha, que é nutricionista, uma linda e doidinha da dieta macrobiótica e da alimentação saudável. E também é filha do Gilberto Gil. Mas eu dou zero fucks para tudo isso e só decidi testar porque a cara do bolo era ótima.
Né?
A Bela tem um site bem legalzinho cheio de outras delícias, mas o vídeo dessa receita específica está aqui. Vou colocar a receita aqui de qualquer forma para quem tem preguiça de assistir. 
O que é a cremosidade dessa cobertura? <3

Assim, essa receita rende 2 bolos grandes, a gente comeu em 6 pessoas aqui em casa e ainda sobrou bastante. Acho que dá tranquilamente para fazer metade da receita se a idéia é fazer um bolo menor. 
Outra coisa é que essa cobertura é tipo uma das melhores coisas que já comi. Sabe quando você lê uma receita e pensa "isso não vai dar certo". Pois é, deu certo e eu gostei muito, achei melhor até que ganache, por exemplo, que sempre foi meu tipo de cobertura preferido. Eu usei o ágar-ágar porque sou dedicada e fui até a lojinha de produtos naturais comprar, mas acho que a gelatina incolor fica tão gostosa quanto.
Então segue a receita.

Para a massa:
3 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo branca
4 xícaras de água
1 xícara de cacau em pó
2 xícaras de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1/2 xícara de óleo de coco
1/2 xícara de azeite
1 pitada de sal

Primeiro, pré-aqueça o forno à 180°C e unte duas formas.
Misture os secos (farinhas, cacau, açúcar, fermento, sal e canela) em uma tigela grande e os líquidos (óleo de coco, azeite, vinagre e água) em outra menor. Depois vá misturando os líquidos na tigela com ajuda de uma colher.
Divida a massa igualmente entre as formas e coloque para assar. Deixe o bolo quieto nos primeiros 30 minutos e depois vá espetando com um palito. Quando o palito sair seco, está pronto. Tire do forno e deixe esfriar para desenformar. 

Eu usei duas fôrmas de 23 cm, mas achei que podia ter usado menores para os bolos ficarem mais alto. Ah, também não tinha 2 xícaras de açúcar mascavo então completei o que faltava (+ ou - 1/2 xícara) com açúcar cristal. Também fiquei meio assim de usar óleo de coco, pelo simples fato de que óleo de coco por aqui é muito caro e não queria gastar muito em uma receita que não sabia se funcionava. Então coloquei óleo de canola mesmo. Deu tudo certo.

Para a cobertura:
 4 colheres (chá) de ágar-ágar ou gelatina incolor
 2 xícaras de água
 3/4 xícaras de cacau em pó
 1 xícara de açúcar mascavo
 4 colheres (sopa) de melado de cana
 1 pitada de sal

Faça a cobertura enquanto o bolo assa.
Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por dois minutos, sempre mexendo. Coloque em um pirex e leve para a geladeira por pelo menos 30 minutos. Fica com uma consistência igualzinha à gelatina. Quando estiver bem durinho, corte em pedaços e bata no liquidificador ou processador de alimentos. Recheie e cubra o bolo com essa pasta :)
Veredicto: o bolo é delicioso. Acho que vou ali fazer mais um, beijos.

9 comentários:

  1. Ahhhhh, que bolo é esse?
    Fiquei com água na boca. Se ficou tão gostoso quanto fotogênio, meu Deus, preciso experimentar agora!!
    Amei as fotos, e esses talheres? Coisa linda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lindas né? também amo elas :)

      Excluir
  2. EU SIMPLESMENTE AMO MUITO BOLOS! Só de olhar essas fotos já deu água na boca :p

    ResponderExcluir
  3. Socorro! Quero esse bolo já!
    E esses talheres fotogênicos? ;)

    ResponderExcluir
  4. Que deliiiicia <3
    fotos lindas e bolo delicioso = água na boca D:

    ResponderExcluir
  5. Adorei a receita. O bolo ficou lindo e com cara de estar delicioso *-*
    Quero tentar. haha

    Beijos, www.bloguntilwedie.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito legal, somente ficar atentos que a gelatina incolor, assim como todas as outras, não são veganas. Por isso o agar agar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Por que tem que resfriar a cobertura e depois bater? Nao pode colocar direto no bolo?

    ResponderExcluir

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!

Tecnologia do Blogger.
Back to Top