livros que li em 2013

Nunca ganharia o prêmio de melhor leitora do ano. Gosto muito de ler, mas não leio muito. Tinha prometido que ia ler no mínimo 1 livro por mês em 2013 o que, convenhamos, não é muito. No fim, li só 10. Chatiada. Fiz a mesma promessa esse ano. Espero conseguir cumprir :)
Separei aqui os livros que li em 2013. Sou muito desapegada com livros (com tudo, na verdade) e acabei não conseguindo tirar foto deles porque não sei onde foram parar todos, huhu.

Memórias de minhas putas tristes, de Gabriel García Márquez
Primeira frase do livro: ""No ano que completei noventa anos, quis presentear-me com uma noite de amor louco com uma adolescente virgem.". Aí você lê isso e pensa que a história vai narrar as aventuras sexuais de um velhinho tarado. Só que não. É uma história de amor (platônico, diga-se de passagem). Sensacional. Fácil de ler, bem curtinho, li em um dia :)

Crônica de uma morte anunciada, de Gabriel García Márquez
Esse foi o ano dele pra mim. Gabriel García Márquez me conquistou. Crônica de uma morte anunciada conta a história do último dia de vida de Santiago Nasar, que foi assassinado pelos irmãos Vicário. Eles anunciaram o assassinato para todo o vilarejo, mas ninguém acreditou que era verdade ou fez alguma coisa para impedir. É interessante como os irmãos saem à caça de Santiago, que supostamente desvirginou sua irmã antes do casamento dela com outro, decididos à matá-lo mas, aos poucos, vão desistindo, querendo que alguém impeça eles, mas isso não acontece. A história é um nó que vai se desenrolando e só no final você entende tudo. Muito bom.

Do amor e outros demônios, de Gabriel García Márquez
O livro conta a história de Sierva Maria Todos los Ángeles, que é mordida por um cachorro com raiva e, embora não apresente nenhum sinal da doença, é tratada como se estivesse doente por um pai arrependido por nunca ter dado carinho e atenção para a filha. Se passa em uma época que a Igreja Católica dominava tudo e eles convencem o pai de Sierva que ela está possuída pelo demônio, ela então vai para um convento para ser exorcizada e lá encontra o amor. Dos 3 livros dele que li esse ano, esse foi o que mais penei. Não que seja ruim, mas não achei tão bom quanto os outros. Pode ser porque acabei lendo os três livros seguidamente e estava um pouco enjoada do autor. Normal.

Convite para um homicídio, de Agatha Christie
Já falei aqui que sou muito viciada na Agatha Christie e geralmente intercalo leituras com ela. Adoro romance policial e acho os dela leve e agradáveis de ler. Depois da maratona Gabriel García Márquez, resolvi ler esse de novo. Sim, acho que já li todos os livros dela. Tenho quase todos (prova aqui). Nesse livro, é publicado em um jornal um convite para um homicídio em uma casa. Os moradores dessa casa não tem idéia do que está acontecendo e o povoado inteiro vai visitá-los no horário do convite, achando que se tratava de uma brincadeira. Só que ao contrário. E aí a história vai se desenrolando, aquela coisa linda de interrogatórios, investigações e reviravoltas. Agatha, te amo.

As vantagens de ser invisível, de Stephaen Chbosky
Acho que essa mini-resenha vai ser um pouco polêmica. Porque né, não gostei. E todo mundo que eu conheço gostou. Achei a história sensível, bonitinha, mas sei lá, não me tocou. Se eu dizer aqui que acho que não é um livro pra minha idade irei magoar algumas pessoas, mas foi assim que eu me senti. Pensei 'hum, se eu tivesse meus 15 anos ia amar, mas agora... nhé'. Enfim, desculpa amigues que leram e amaram. Achei o filme tão ruim quanto. Me julguem.

O Grande Gatsby, de Scott Fitzgerald
Fui ver o filme no cinema e gostei tanto que decidi ler o livro que sim, nunca tinha lido. Geralmente não gosto de ler alguma coisa sabendo o final, prefiro ler o livro antes de ver o filme, mas achei que valia a chance. E valeu mesmo. Dá pra entender porque o livro é considerado um clássico. A narrativa é tão profunda e interessante que me deixou colada na história até terminar. E terminei em tipo poucas horas porque é bem curtinho. Não vou nem contar a história porque todo mundo deve conhecer. Recomendo muito.

O melhor das comédias da vida privada, de Luis Fernando Veríssimo
Série de crônicas engraçadinhas sobre tudo. Gostei muito, delícia de ler. Adoro livro de crônicas que você não fica horas tipo 'aaaah quando chegar no final desse capítulo eu durmo' e daqui duas horas você não está nem na metade. Enfim, legalzinho, valeu a leitura.

A Culpa é das Estrelas, de John Green
Ri, chorei, chorei mais, absorvi o livro, chorei mais um pouco e finalmente acho que consigo falar sobre ele. Gente, que história mais fofa e triste. Não vou ficar levantando bandeira para ele porque, bem... Vai ser polêmico também: percebi que esse tipo de linguagem voltada para um público mais jovem não me agrada. Tipo o As vantagens de ser invisível. Não consigo explicar, gostei da história, gostei de ler, mas jamais leria de novo. É isso. Agora, será que vai rolar um filme? PORQUE EU QUERO MUITO VER!

Por favor, cuide da Mamãe, de Kyung-sook Shin
É a história de uma senhora que desaparece. Sua família começa a procurá-la e junto com o desespero vem as memórias, a saudade, o arrependimento... Acho que todo mundo que tem ou teve algum parente idoso que está doente ou passa por dificuldades no seu dia-a-dia vai se tocar com a história, é muito bonita. Adorei a forma como a história foi contada. Não gostei do final, se alguém já tiver lido por favor me manda um e-mail e vamos discutir esse drama.

Vocês já leram algum? O que acharam? :)

Comentários

  1. AMO a Agatha Christie!! Lí uns 15 livros dela, vi seu post da coleção, nossa que maravilha!!
    Beijos :**

    madeinbruske.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hihi eu já li uns 70 <3
      ela é demais, né?

      Excluir
  2. Lí Lolita faz mto tempo, curti muito! Agatha Christie é maravilhosa. Infelizmente não leio mto, mas esse 1º do Gabriel Garcia Marquez está na minha lista há um tempo (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem bom pra quem não lê muito pq é curtinho, sabe? <3

      Excluir
  3. Já li "O melhor das comédias da vida privada", "As vantagens de ser invisível", "O Grande Gatsby" e também sou super fã da Agatha Christie! Concordo em gênero, número e grau com suas impressões (inclusive sobre "as vantagens", mesmo tendo dezesseis anos). Adorei seu blog!

    coelhosdechapeu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida!! <3 que bom q alguém concorda! haha

      Excluir
  4. CACÁ, você já leu cem anos de solidão do garcía marquez? é um dos meus preferidos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda não, mas estou louca pra ler, só que não tenho, huhuhu. tenho que comprar ou emprestar de alguém :))

      Excluir
  5. Ta ai sua lista foi inspiradora para nós leitores (e feliz dia do leitor <3)

    http://trezedigitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 obrigada! nem sabia que era dia do leitor! haha

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Foi exatamente essa sensação moralista que me atrasou essa leitura... Hahaha só lendo muito criticamente mesmo pra conseguir superar isso

      Excluir
  7. Ahh, você leu poucos livros mas todos aparentam ter bastante conteúdo! Li Gatsby e As Vantagens de Ser Invisível em 2013 também, e não vou te julgar quanto sua opinião, porque eu achei o livro bonzinho - e só. Não é tocante, emocionante, lindo e mudador de vidas como todo mundo diz! O que eu queria ler mesmo era Lolita, quase comprei na feira do livro quando tinha uns 15 anos quando meu pai veio perguntar se eu sabia do que se tratava e eu me fiz de desentendida, hahaah

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahha, putz... ABAIXO À CENSURA DE LIVROS! hahaha

      Excluir
  8. Sempre quis ler Agatha Christie e ainda tá na minha lista. Comecei a ler "Cronicas de uma Morte Anunciada" do Gael, mas parei porque o livro tava com um espanhol confuso quando comprei no sebo, vou acabar lendo em português primeiro, mas era bem interessante. Também tenho Lolita na lista de livros pra ler.

    Desses que você leu e eu também, foi somente "As vantagens de ser invisível" e eu gostei bastante. Achei bem lindo e onde não te tocou, me tocou duas vezes, HAHAHAHA. E O Grande Gatsby que é um dos meus livros preferidos. Não gostei tantooo assim do filme, mesmo tendo pontos bem positivos e bem negativos, mas definitivamente é interessante. Acredito que quem goste tem que ler o livro pra se aprofundar um pouco mais na história. :)

    Pale September

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa com um livro de contos dela! Sempre faço isso se tenho a opção, é bom para ver se você curte o estilo do autor. Agatha tem vários :)
      Hahaha, pois é, uma galera amou! Mas não é nada pessoal não ;)
      Eu gostei do filme, mas mais pelo figurino e pela fotografia do que qualquer outra coisa, tipo omg quero ir nessa festa

      Excluir
  9. De todos só li o último. Gostei demais. A narrativa é inédita e excelente, como se fosse uma grande carta intimamente escrita para os filhos e para o marido.
    Não curti o final também, mas acho que é algo intrínseco na cultura asiática. Eles realmente acreditam que aquilo pode acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, sua linda, tu acha que eu tinha me dado conta que tinha a ver com a cultura asiática? Tipo, pensei POXA TERMINOU FANTASIOSA A COISA.
      Menos cem pontos para a Grifinória.
      Obrigada por esclarecer ;)

      Excluir
  10. Que vontade de correr pra biblioteca e ler TUDO da Agatha Christie. Mas confesso que ultimamente tenho lido livros de crime/suspense muito, muito bons também! Amo esses autores escandinavos psicopatas ;~~

    ResponderExcluir
  11. Lolita <333333
    Ah, o filme de A Culpa É Das Estrelas vai ter filme muito em breve, mas sei lá, John Green é muito fanfic, me arrependi de ter comprado o livro, só ta aqui porque a capa é bonita. Sério.

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, a capa é linda mesmo <3
      ai mas o filme vai ser fofo!!!! louca pra ver

      Excluir
  12. Também li "Por favor, cuide da mamãe" ano passado, e gostei do final, apesar de ter chorado horrores, se quiser discutir o drama, hehe. Eu gostei de "As vantagens de ser invisível", mas eu gosto de livros Young Adult, apesar da linguagem ser meio diferente. E também li "O Grande Gatsby" para poder ver o filme nos cinemas, mas até agora não vi o filme! (E só me lembrei disso lendo esse post...). E "A culpa é das estrelas" vai virar filme sim, estreia em junho (nos EUA), com a Shailene Woodley e o Ansel Elgort. E quero ler "Lolita" esse ano, e também começar Gael García Márquez, e ler todos da Agatha Christie... vou ficar louca, são livros demais pra ler, e tempo de menos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exato, tinha esquecido o nome da categoria, é young adult! hahaha. O filme é bom, viu? Eu gostei, pelo menos :)
      EBA EBA, melhor informação!

      Excluir
  13. A culpa é das estrelas e as vantagens de ser invisíveis são um dos meus favoritos!
    Adorei o post

    Bjs
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HIhihi putz, exatamente os que não gostei muito :( hehe

      Excluir
  14. To com vontade de ler TODOS os livros da lista (mentira, depois de ver o filme Lolita peguei uma birra da Dolores que não sei se suporto ler o livro, e Memórias de minhas putas tristes eu já li!). García Márquez tá na minha lista de ~livros para ler~ há eras, por causa de O Amor Nos Tempos do Cólera, que eu AMO DE PAIXÃO <3 (já leu, Cacá?)
    Também adoro a Agatha (apesar de ter lido pouquíssimos livros dela, invejinha saudável da tua coleção), e a sinopse desse na sua lista me deixou muito curiosa!
    Também sempre estabeleço essa meta de ler pelo menos um por mês; espero que esse ano consigamos cumprir!! ;)
    beijos!

    http://beyondcloudnine.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li Amor nos tempos de cólera, mas ainda vou!! hehehe. É que livro aqui em casa é muito raro eu comprar, porque minha mãe e minha irmã tem muitos! Mas elas não tem esse :( hahaha então vou ter que ir atrás mesmo! mas enquanto isso eu tenho outros na fila...
      Nossa, to numa fase muito Agatha, já li uns 5 dela só esse ano! Hahah, são gostosinhos demais de ler :)

      Excluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!