receita: torta de alho poró

10 de dezembro de 2013
Eu não sei se é porque anda barato (será que é época? essas coisas tem época?), mas eu ando viciada em alho-poró. Das mil receitinhas que já testei essa torta é a melhor, certeza. Porque né, torta.
Massa de torta (boa) é sempre meichato de fazer, mas essa é barbadinha, já usei em outras tortas salgadas e fica sempre delícia :)
Se alguém testar me conta?
Para o recheio:
1 tablete de ricota ou queijo minas ou metade dos dois ou nenhum deles he-he
1 pote de creme de leite
2 talos de alho-poró
1 cebola pequena
Manteiga
2 ovos
temperos à gosto
Para a massa:
250g de farinha
1/4 xícara de azeite de oliva
1/2 xícara de água
sal
Receita: Comece fazendo a massa, é só misturar todos os ingredientes. Amasse levemente até tudo se unir, enrole em plástico filme e deixe descansando na geladeira enquanto você faz o recheio.
Corte o alho-poró e a cebola em pedaços pequenos. Refogue-os na manteiga. Uma dica para limpar bem o alho-poró e tirar as folhas e cortar na vertical o que sobrou.
Se você optar por colocar ricota ou queijo minas, tem que amassá-lo com um garfo. Aí você usa metade do pote de creme de leite. No dia que fiz essa torta da foto não tinha nenhum deles em casa, então usei só creme de leite mesmo, mas fica mais gostosa com queijo (tudo fica mais gostoso com queijo). Aí usei o pote inteiro.
Misture tudo o queijo amassado, o creme de leite e o alho-poró com cebola. Nessa hora geralmente coloco uma colher de outras coisas que estão na geladeira: requeijão, creme de ricota, cream cheese, enfim...  Mas se não tiver nada disso também não tem problema. Você vai inventando aí. Já coloquei inclusive uns restos de brócolis que estavam por aqui, combinou bem :)
Tempere com sal e pimenta. Se quiser, use também noz-moscada. Dá pra colocar salsinha e cebolinha também.
Por último, coloque os ovos e misture.
Pegue a massa da geladeira e abra com um rolo. Acomode na fôrma e recorte os excessos. Faça furos no fundo com um garfo e coloque para assar em 180º durante 10 minutos. Retire do forno e coloque o recheio dentro da torta. Pegue os excessos que sobraram, abra novamente e corte várias linhas compridas, para fazer esse topo bonitinho. Eu sei que tem um método certo pra fazer esse estilo de torta, mas eu vou colocando tudo de qualquer jeito mesmo. Se não quiser não precisa :)
Deixe assar durante uns 25, 30 minutos... Tem que ficar douradinha e com cara gostosa, que nem essa da foto, que de tanto eu olhar já estou querendo fazer hoje de noite de novo porque meu jesus cristinho, que coisa mais deliciosa.
fome.

10 comentários:

  1. Hoje mesmo estava pensando que queria cozinhar mais. Vou tentar fazer, AMO alho-poró e nem preciso dizer que amo torta né, quem é louco pra não amar?
    Vou tentar fazer, se ficar bonitinho, volto pra dizer/mostrar foto, se eu falhar miseravelmente, ficarei quietinha aqui HAHAHA.
    Bjss :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cozinhar é só começar
      eu era mais das confeitarias antes, mas ultimamente ando me aventurando mais e tá saindo umas coisas bem legais
      me conta mesmo se fizer? :)

      Excluir
  2. Vou testar hj a noite e depois conto heheheh

    ResponderExcluir
  3. MEU DEUS, que coisa mais linda. Deu água na boca!
    Vontade de fazer e experimentar logo <3
    Saindo da dieta em 3, 2, 1...

    onlyb13.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha
      mas até que não é muito gordo não, se você substituir a massa por uma integral acho que fica bem light e saudável inclusive :)

      Excluir
  4. QUE DELÍCIIIAAAA
    quero ser igual você, e tomar coragem de fazer uma torta linda dessas haha

    ResponderExcluir
  5. OMG! Que torta mais bonita D: e o sabor deve ser delicioso. Decididamente estou com fome agora. E decididamente preciso aprender a cozinhá-la.

    ResponderExcluir
  6. Essa torta é tudo!!!

    ResponderExcluir

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!

Tecnologia do Blogger.
Back to Top