5 idéias de montagem para fotos

17 de dezembro de 2013
Se tem uma coisa que traz bastante visita aqui para o blog são meus posts sobre design de blogs. Até separei eles em uma única categoria (veja aqui) para ficar mais fácil o acesso. Já contei por aqui que tudo que sei aprendi sozinha. Sou uma entusiasta do Photoshop (e um zero à esquerda em programação, mas enfim).
Hoje vim aqui dar sugestões de como você pode apresentar imagens no seu blog - OU NA VIDA, GEMTY, capa do face, wallpaper do celular, convite de aniversário, pensem nas infinitas possibilidades, hihi.
Já vou falar de antemão que são só sugestões. Mexo faz tanto tempo no programa que não sei nem por onde começar a explicar. Vou tentar explicar mais ou menos como fiz e acho que vocês podiam tentar também. Fiquei um tempo sem Photoshop e me virei muito bem com aqueles editores online. Ou aproveita pra baixar o programa e encarar o monstrão. Dá pra fazer o download de uma versão de testes no próprio site da Adobe (clique aqui). :)
Enfim, pra ilustrar escolhi uma foto que tirei lá em abril (maio?) quando fui para Nova York. Usaria essa foto para iniciar um post sobre a viagem, por exemplo.
Antes de mais nada, tenha certeza que tudo o que você vai precisar está "à vista no programa". Vá em janela e clique em camadas, depois faça o mesmo com opções e ferramentes. É muito raro eu usar qualquer outra ferramenta.
Para ler mais, clique abaixo.


1. Modo sobrepor (overlay): Esse é bem mais simples do que parece. Criei uma camada para o texto e mudei a mesclagem para "sobrepor". É só clicar em cima da camada do texto com o botão direito e apertar em "opções de mesclagem". É ali que você define como a cor de sua camada vai reagir com as outras camadas (faz sentido?). A opção sobrepor deixa assim, com essa vibe meio filme negativo, sei lá. O coração é uma forma que já vem com o próprio photoshop. Você clica com o botão direito no retângulo das ferramentas e vai aparecer várias opções de forma. Fonte utilizada: Carton.
2. Combo de fontes: Essa é bem mais simples. Você só precisa de duas fontes que combinem bem entre si. Já fiz um post sobre combos de fontes. Sempre tente deixar tudo bem centralizado. Em se tratando de fotos, a impressão que tenho é que fica torto se não estiver exatamente no meio. Imagino que tenha algum método específico para centralizar perfeitamente no Photoshop, mas eu faço no olhômetro mesmo. Fontes utilizadas: Wisdom Script, Baron Neue.
3. Aproveite as formas: O photoshop tem muitas formas que já vem nele. Claro que esse círculo é muito básico, mas quase não vejo sendo usado por aí. Chegue nele do mesmo jeito que você chegou no coração, mas ao invés de clicar em "formas personalizadas", clique em "ferramenta elipse". Para fazer o círculo perfeito, segure o shift enquanto cria ele com o mouse. Diminuí a opacidade dele para aparecer a foto no fundo (daria pra usar o mesmo método de sobrepor da primeira imagem, mas quis mostrar outra opção). Depois criei as camadas de texto em branco. O coração e o traço foram feitos da mesma forma que descrevi na primeira. Fontes utilizadas: Southern Aire, Orator Std.
4. É mais fácil do que parece: Para deixar a foto em preto e branco pressione shift+ctrl+u. Depois duplique a camada da foto (botão direito na camada + duplicar). Na camada de baixo, adicione um traçado interno grosso na cor branca. Para fazer o traçado, clique na camada com o botão direito vá em opções de mesclagem e depois em traçado. Na camada de cima da foto, faça o mesmo traçado só que com um tamanho um pouco menor que a anterior (2 ou 3 pixels a menos). Depois mude o preenchimento (fica abaixo da opacidade) para 0. Vai criar essa borda dupla. Use a ferramenta retângulo para fazer o quadro e use a mesma técnica do traçado e da forma personalizada coração para criar esse efeito. Fontes utilizadas: Orator Std, Vijaya.
5. Cor e sombra: Bom jeito de adicionar cor em uma imagem sem ficar estranho. Sempre acho que se você quiser usar cor em uma imagem tem que ou ser nos mesmos tons da foto ou parecer estar sobreposta. É o caso dessa. Para fazer esse efeito, primeiro escrevi o texto em preto. Dupliquei a camada e fiz um traçado interno (da mesma forma que o anterior) na camada do texto. Sobrepus a cor do texto (4 opções abaixo do traçado) com a cor que eu queria e dei Ok. Desloquei a camada de baixo um pouco para baixo e para direita. Você pode usar também a sombra projetada do próprio Photoshop, mas ela não fica gráfica como a da foto. Fiz o sublinhado embaixo com a ferramente linha (mesmas instruções do círculo). Fonte utilizada: Bebas.

23 comentários:

  1. Pra fazer a sombra do próprio Photoshop dessa forma bem gráfica é só deixar assim: http://puu.sh/5Qk4o.png , com o 'spread' em 100% e o tamanho em 1px :)) O tamanho é importante pra não deixar os cantinhos tão arredondados, ai dá pra mexer na distância pra regular legal.

    Adorei o post, vou confessar que os posts de design daqui são meus favoritos também, essas composições que você faz sempre me inspiram! E que fotografia linda :~

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA!!! :)))
      testei e ficou perfeito mesmo!! nunca tinha conseguido fazer direto por ali :))

      Excluir
  2. Como a Celle ali em cima, adoro tuas montagens... Acho que a pessoa tem que ter o "toque" porque mesmo que eu vá testar, tentar aprender usando suas ideias, nunca dá certo. ahsuhauhsa

    Mas adorei as dicas ♥

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. capaz!! eu nem tenho o toque, mas tenho uma pasta cheia de inspirações aqui no computador que me ajuda muito :)))

      Excluir
  3. Bah nem me fala, eu achei o lay do meu blog tão sem gracinha, mas não sei mexer em HTML (agora que mudei pro Wordpress.ORRRRRRG → sotaque de catarino)
    Adorei o #3! Imaginei que ficaria tri como lock-up wallpaper de celular!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha é, antes de criar esse blog aqui eu criei ele no wordpress. tentei mexer durante uns 2 dias, desisti e vim pro blogger! hahaha

      Excluir
  4. O primeiro e o terceiro ♥
    Tenho muuuita vontade de aprender a mexer com o programa, mas o tempo não tem colaborado

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, exige tempo mesmo! mas depois q vc pega o jeito é rapidinho aprender coisas novas :)

      Excluir
  5. Ques dicas fofas e preciosas, Cacá. Mas assim, eu não tenho esse dom artístico.
    Tiro fotos, acho que até faço isso bem, mas se envolve qualquer designzinho eu sou a maior negação. Tava até pensando em fazer um curso de design ou belas artes pra ver se meu olhar fotográfico melhora, sabia? haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haahaha já eu tiro fotos mal e compenso na edição! juntas dominamos o mundo <3

      Excluir
  6. curto só a foto, tão linda! mas curti a 2º montagem, combinou com o aspecto antiguinho da foto, me senti assistindo sessão da tarde <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 né, aqueles filmes românticos antigos que se passam nas ruas de nyc :)

      Excluir
  7. Você arrasa, Cacá!
    Sou uma ameba em edição, mas dá pra ver que vc manja.
    Foto linda, by the way!

    ResponderExcluir
  8. Indo testar os três primeiros AGORA! :)

    Pale September

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei as ideias! E a sua tag de design me ajudou muito com o layout do meu blog, sério! Obrigada hahahaha

    http://prefirobsides.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom!! :))
      obs.: achei um amor seu cabeçalho!!

      Excluir
  10. Dicas para a vidaaaa!!! Dou minhas peruadas no photoshop também, mas PRECISO colocar em prática essas suas dicas. Amei o post!

    ResponderExcluir
  11. nossa eu não sei fazer nada no photoshop e confesso que morro de vergonha de dizer isso hahahaha um curso urgente pra mim, please!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aii mas eu nem acho que precisa de curso! é só procurar uns tutoriais aí pela internet que já aprende :))

      Excluir

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!

Tecnologia do Blogger.
Back to Top