sem julgamentos

24 de outubro de 2013
Num grupo de fofoquinhas que participo online, foi postada uma história da família real britânica ter congelado o bolo de casamento para servir no batizado do nenê real. A perspectiva de comer um bolo congelado há mais de 2 anos em um freezer de ouro me enojou. Manifestei minhas ressalvas e galerê caiu em cima de mim com pedras, porque é tradição, porque dá sorte, porque blé-blé-blé.
Me dei conta que não é todo mundo que entende o conceito de não julgar. Veja bem, não fui convidada para o batizado. Se convidada tivesse sido, educadamente recusaria. Ou comeria, porque né...
Alguém consegue dizer não pra essa carinha de "VEM GENTE, TEM BOLO".
Enfim, o fato é que o congelamento do bolo de um casamento à léguas de distância da minha pessoa não influencia em nada na minha vida. Eu não poderia me importar menos. Catherine, aquela sortuda, não se importa.
Percebi que a maioria das meninas que caíram em cima de mim tinham feito o mesmo. Era como se elas precisassem da minha opinião sobre o que elas fizeram ou não para afirmar a conduta delas. Como se elas se importassem com o que eu penso delas e do bolo do casamento delas. Uma delas até me explicou como se congela o bolo e como ele fica melhor ainda com o tempo. Mulheres adultas querendo que eu valorizasse a ação delas. Surpresa, penso nada sobre seu bolo não.
Desisti de me importar com o que pensam de mim há tempo. Desisti de me enquadrar em algum padrão comportamental que me forneceram. Aceitei, na medida do possível, quem eu sou, minhas qualidades e meus defeitos. Assumo todos eles.
Acredito que, assim que você aceita quem você é, você percebe que a vida é muito curta pra não ser você. E se você não for você, quem você vai ser? E se você se importar com o que pensam de você, como você vai ser... Você? Esse parágrafo fez sentido na minha cabeça, juro.
E aí que, se eu pintar meu cabelo de verde, se eu decidir que o que eu realmente quero da vida é ser encantadora de cobras, se eu tatuar o diabo na minha testa, o que você tem a ver com isso? Você quer ser eu, por acaso? Espero que não. Você pode achar nojento, feio, estranho, errado, que não é de Deus, mas isso não vai passar de um achismo seu.
Achismo: tendência em avaliar as situações segundo as próprias opiniões ou intenções, muitas vezes sem justificação.
É, de achismos o mundo tá cheio. Pessoalmente, acho bizarro bolo congelado, sertanejo universitário, Pitty, unhas neon, novela e não gostar de café. Mas se você gosta dessas coisas, minha percepção sobre você não vai mudar em absolutamente nada. Porque você não é eu.
O que eu acho de você, o que você faz e do que você gosta é só isso. Minha opinião. Não pense que quero que você engula ela, até porque eu não vou engolir a sua. Não pense que eu estou certa, provavelmente não estou. Não julgo em nada o que você está dizendo. Só acho que você está errado. E quem sou eu pra achar alguma coisa de você?
Ah, claro, se você ultrapassar o limite do respeito e estiver sendo racista, homofóbico, machista e afins...
Estaremos de olho.
Então faço aqui esse manifesto. Parem de tentar ser alguém que vocês não são e de se importar com o que as outras pessoas acham sobre quem você é. Seja você, mesmo que seja estranho, seja você, mesmo que seja bizarro bizarro bizarro. Parem de congelar bolo de casamento. Hehe, brinks.
Segue ilustrações bonitinhos que encontrei sobre o tema:

Pinterest e a dificuldade em encontrar as fontes das imagens :(

33 comentários:

  1. ♫ Be yourself is all that you can do...

    Realmente, falou tudo. Eu queria já estar nesse estágio de foda-se, mas ainda não me considero PhD, to caminhando. Já percebo algumas coisas, que me faz pensar como não temos noção da esteira de moldes que vivemos né? Extremamente controladores, tentando controlar o que pensam de nós a todo momento, trocando de máscaras, de sorrisos, de voz, de girias. Tudo pra sermos aceitos, mas por quem né? Qual o problema em ser real? Por que precisamos definir certo e errado? Admiro muito pessoas que, assim como você, estão rompendo a fôrma. Tô chegando lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem isso que vc falou, ser aceito por quem? pq importa o que esse alguém pensa sobre vc?

      Excluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri dms
    seu blog tá lindo, cada vez mais. Eu sigo aqui faz MUITO tempo, porém meu blog foi
    excluido por alguem, mas eu fiz outro com o mesmo login, por isso sigo aqui ainda.
    Dá uma olhada nele : jubsenrique.blogspot.com (ainda sigo aqui) se gostar de lá, segue?
    bj da jubs. espero ansiosamente pela sua visita, fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada!! vou seguir sim, um abraço!

      Excluir
  3. Geralmente bolos de casamento ingleses são aqueles pesadões, com massa marrom e cheia de frutas secas. Eu não gosto, mas eles congelam MUITO melhor do que os tradicionais bolos sponge que a gente tem no Brasil. Eu prefiro comer meu bolo fresco, mas tradição pra mim é OK - e geralmente são apenas os noivos que tradicionalmente comem UMA fatia congelada (eles descongelam antes, claro) no primeiro aniversário de casamento (um ano depois). Não os convidados, ou seja, relaxa que ninguém ia te oferecer um pedaço. :) O meu bolo de casamento foi o normal, mas eu não teria congelado mesmo se fosse o frutado porque não sou supersticiosa. E olha só, meu casamento dando certo mesmo sem bolo velho! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. blé, frutas secas sempre um erro em bolo (gosto puras, no entanto! hahaha). sabe o que eu fiquei imaginando? aqueles bolos ultra molhados que a gente come por aqui descongelando ficando uma pasta de água e cobertura e blééé. tinha entendido que eles iam oferecer pros convidados! melhor assim então! também não sou supersticiosa e fiz essa brincadeira aqui, mas vai que na hora decido congelar tb, VAI QUE FUNCIONA NÉ. haha

      Excluir
  4. Nunca tinha ouvido falar dessa tradição deles! Achei interessante, mas não entendo de bolo pra dizer se isso dá ou não certo... só pensando assim, parece nojentinho mesmo. Não sei pra que tanto stress as pessoas tem quando alguém tem uma opinião diferente.
    Enfim, essa frase do Oscar é uma das minhas favoritas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também adorei essa frase!! diz tantas coisas :))

      Excluir
  5. "Acredito que, assim que você aceita quem você é, você percebe que a vida é muito curta pra não ser você. E se você não for você, quem você vai ser? E se você se importar com o que pensam de você, como você vai ser... Você? Esse parágrafo fez sentido na minha cabeça, juro."

    fez na minha também, Clarissa! estou passando por um momento complicado na minha vida (música triste no fundo pra causar impacto), mas deixa os detalhes pra lá pra isso não virar depoimento de Páginas de Vida.
    o que eu quero dizer é que concordo muito com o que você disse... o chato é que às vezes a gente demora pra saber quem a gente é :/
    tô nessa busca, vamos ver se consigo!

    PS: bolo congelado por 2 meses = ECAAAAAAAAAAAA

    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, claro! e às vezes a gente é alguém faz um tempão e de repente percebe que aquilo não era nada da gente. e vira outro. sabe? hahaha esse parágrafo TAMBÉM fez sentido na minha cabeça, juro! estamos sempre mudando e às vezes nos perdemos nessas mudanças, mas com o tempo tudo se encaixa :)
      espero que o momento complicado já esteja passando! fica bem, abraço!

      Excluir
  6. Tigrada TAMBÉM congelando bolo do aniversário da filha com tema da Anitta em três... dois... um...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha certeza, no aguardo de notícias no ego!

      Excluir
  7. Congelar o bolo por dois anos? Nem sabia que era possível.
    Eu não comeria também.
    E achei o post ótimo. Só eu posso ser eu.
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. olá já estou te seguindo ,amei o blog rs ,se vc puder segue o meu também http://todasentendeem.blogspot.com.br/ ficaria muito agradecida ;)

    ResponderExcluir
  9. TO RINDO ATÉ AGORA DO COMENTÁRIO DA AMANDA SOBRE O BOLO DA ANITTA SASHAUIHSUAIHSUIAHSAIHSUAISHUIASHAIUSHAIUSIASHIA MEU RIM
    Bom, to numa fase da vida que mando todo mundo a merda, logo pessoas que me falam coisas ruins sobre quem sou são convidadas a enfiar a cara no estrume, com toda educação, é claro.
    Mas olha, sobre congelar bolos: faz na hora e coloca uma bola de sorvete
    Rápido prático e todo mundo gosta, alguém da minha ideia pra rainha PORFA q
    http://25.media.tumblr.com/tumblr_lh2xyxJa9e1qh498xo1_500.jpg

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha amanda <3
      eu geralmente ligo o fodamsse e fico na minha ou digo algo do tipo 'olha, o dia q vc estiver passando por isso faça como vc disse então, comigo não vai ser assim' hahaha. esses dias meti o bedelho na vida do namorado, bem desnecessariamente assim, saí vomitando meia duzia de bobagens, ele me olhou bem sério 'gata, não é assim que a banda toca'. hahaha melhor resposta.
      MELHOR FOTO QUEDE CONTATO DESSE POODLE PRA EU CONVIDAR ELE PRA MINHA PROXIMA FESTA DE ANIVERSÁRIO?

      Excluir
  10. também achei nojenta e desnecessária a ideia de congelar um bolo. cada louco com sua mania. cada reino com seus súditos. grande abraço querida, teu blog sempe uma maravilha de ler e ver. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada! adoro o teu tb, teus textos são lindos!

      Excluir
  11. Se todo mundo foi mais bem resolvido que nem eu e você somos, talvez grande parte da pressão que colocam nas pessoas pra elas serem algo TOTALMENTE diferente do que devem ser, seria esquecida, seria relevada porque todos estariam cagando que nem nós estamos.

    É tão bom ler um post sobre isso e não sobre 'o que você TEM que vestir, comer, ser, ir, etc' que é o que mais tem em blog hoje em dia.

    Pale September

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, tem isso tb né?
      e tem outra coisa tb. quando vc está ocupado demais sendo você mesmo, se conhecendo, se descobrindo e se criando vc acaba nem percebendo muito nos outros o que eles tem de "errado" ~ na sua concepção ~ e, imagina se TODO MUNDO FOSSE ASSIM QUE LINDO O MUNDO IA SER
      IMAGINE ALL THE PEOPLE LIVIN' FOR TODAY AHAAAAAY YOU MAY SAY I'M A DREAMEEER
      aquelas, hahaha
      mas é sério.

      Excluir
  12. Congelar o bolo é uma medida meio bizarra mas, até certo ponto, compreensível. Fazer o que?

    Sobre ser você mesmo. Nossa, isso é um tanto complicado as vezes. Porto Alegre é uma cidade atrasada em diversos sentidos, especialmente o cultural. Nosso povo, apesar de um pouco mais civilizado que o do restante do estado, ainda dá muita importância pro que o outro fala, veste, usa, ouve. Aqui não temos liberdade de expressão. Não se pode ser diferente sem receber olhares tortos nas ruas.

    Não que eu acredite que no restante do País não seja assim...

    Só acho que ainda temos muito o que aprender.

    Ser você mesmo por aqui exige um exercício diário de tolerância, de romper esteriótipos... De auto estima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas acho q isso não é só aqui em Porto Alegre não guria, tem gente assim por tudo! Mas isso que tu falou é a maior verdade, de exercício diário de tolerância, superação de esteriótipos, auto estima... Sem essas coisas a gente acaba se sujeitando ao que nos impõem, porque é mais fácil. É muito mais fácil se encaixar num padrão que nos foi fornecido, muito mais fácil ser magra, branca, lisa... Mas tento ao máximo fugir disso. Sempre que deixo de fazer alguma coisa por medo tento me conscientizar disso: Ok, Clarissa. Fique sabendo que tu só não fez isso por puro medo. Da próxima vez encare. Sabe? Aos poucos vou conseguindo :))

      Excluir
  13. Uma amiga congelou o bolo de casamento por mais de um ano e eu saboreei vários pedações ao longo desse ano. Digo com firmeza que a cada pedaço parecia mais gostos. ;) Vai de cada um com suas tradições e manias.
    Sobre ligar o foda-se para a opinião alheia, não estou nesse patamar e acho que ninguém está, verdadeiramente. Vivemos em sociedade e dar importância para a opinião e julgamento alheio ainda faz parte do pacote. É o tal do verniz social, mas a gente segue de cabeça erguida..ou tentando. =)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, assim... eu não tenho a pretensão de levantar uma bandeira FODAMSSE TODOS VOU USAR CABELO DE MY LITTLE PONY ~ um sonho ~ E USAR CALCINHAS POR CIMA DAS CALÇAS PQ NAO ME IMPORTO COM O Q VCS PENSAM. Infelizmente, pq né, quem me dera. Tem um milhão de coisas que eu queria fazer e acabo não fazendo pq tenho medo, pq estou vivendo nessa sociedade. Mas eu vejo pessoas que não chegam nem nesse mínimo, sabe? Não tentam nem um pouquinho. Que precisam estar dentro de um padrão fornecido por meia dúzia de pessoas da sua volta e que nunca questionam ele. Tenho pena :/

      Excluir
  14. hahahahahahahahahaahahahahahahahaha

    ai, ou

    não sei o que dizer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TE DEIXEI SEM PALAVRAS PQ SOU UM GÊNIO <3

      Excluir
  15. Parem de congelar bolo de casamento!
    Hahaha, credo... bolo congelado de um ano não me chama a atenção mesmo. Que tradição estranha não?
    Enfim, tanto faz, não sou eu que vou comer o bolo mesmo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Hahaha, não sou eu que vai congelar o bolo mesmo, so.;.

      Excluir
  16. Concordo inteiramente com o seu manifesto/teoria, e, embora eu AME bolo, acho que teria nojinho de comer bolo velho congelado.
    :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOLO É AMOR, CONGELADO É TERROR hihih

      Excluir
  17. Carambolas heim, bolo congelado a mais de 2 anos é dose heim? eu já não como nada congelado a mais de 6 horas, sim sou fresca, gosto de tudo "fresquinho" também, gosto de comida feita na hora, você faz, você come e pronto, que nojinho heim que nojinho, aliás só porque "é tradição" é cool? me poupe, se for tradição passar 5 anos sem tomar banho a galera não ia querer, ah desculpa... quando se trata de tradição de gente rica as pessoas sempre acham legal ¬¬

    ResponderExcluir

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!

Tecnologia do Blogger.
Back to Top