receita: risoto para um

Quem já cozinhou um risoto sabe o trabalho braçal que o rango demanda. Você fica ali mexendo e mexendo eternamente e nunca fica pronto. É tipo arroz integral, tcc e download do the sims: quando você acha que está pronto não está nem na metade.
Como eu me sinto quando eu faço risoto do jeito normal:
Esses dias minha mãe (no blog tem outra versão da mesma receita) me ensinou a fazer um risoto ultra rápido na panela de pressão, você não precisa nem mexer. Ontem estava sozinha em casa e decidi testar o método. Resultado: um risoto perfeito de cogumelos e gorgonzola em menos de meia hora. Como sou generosa, vou repassar a mágica :)
Ingredientes do risoto
Ingredientes: arroz árborio (especial para risoto), cogumelos secos, manteiga, queijo gorgonzola, alho, cebola, vinho branco e azeite de oliva (não estão na foto).
Eu usei cogumelo e gorgonzola porque tinha aqui por casa, mas risoto pode ser feito com um milhão de coisas. Procure uma receita do que você tem aí e adapte.
Faz assim ó:
Como os cogumelos Shimeji que eu tinha aqui não eram frescos, tive que reidratá-los. Coloque um punhado deles em um pote e jogue duas xícaras de água fervente em cima. O cogumelo Shimeji é muito forte, então coloque pouquinho. Deixe descansar (eles tem que ficar submersos em água quente de 3 a 5 minutos).
Enquanto os cogumelos reidratam, pique meia cebola e meio dente de alho (na verdade eu uso uma colher daqueles picados prontos que vende no supermercado).
Coloque a panela de pressão em fogo alto e jogue uma colher de manteiga dentro dela. Quando estiver quente e derretida, despeje um fio de azeite de oliva (se você usar só a manteiga ela pode queimar). Coloque primeiro as cebolas e quando elas estiverem quase transparentes coloque o alho. Mexa tudo com uma colher de pau.
Agora você vai colocar o arroz. Se você estiver fazendo só para você, a medida certa é meia xícara. Parece pouco, mas dá um pratão exato. Se você estiver com fome, coloque uma xícara inteira (ou talvez uns 3/4, uma xícara é muito). Vá mexendo o arroz até que ele fique transparente.
Despeje meia xícara de vinho branco seco e mexa o arroz até o vinho evaporar por inteiro. Eu já pulei essa parte em outros risotos e ficou ok, mas se um chef visse isso me baniria de qualquer cozinha.
Depois que o vinho evaporar, coloque os cogumelos junto com a água dentro da panela. A água que você usou para reidratar os cogumelos vai servir de caldo para cozinhar o arroz. Coloque o dobro da medida que você colocou de arroz (no meu caso coloquei uma xícara do caldo). Salgue um pouquinho esse líquido, dê uma mexida rápida e tampe a panela (não esqueça de vedar bem).
Panela de pressão
Como eu me sinto quando tampo a panela de pressão:
Como eu me sinto quando tem uma panela de pressão no fogo:
Sério gente, do jeito que eu sou desastrada, meu maior medo é que a panela de pressão exploda. Fico com o coração na mão! Hahaha. Drama.
Enfim, quando pegar pressão, você espera mais 3 minutos e desliga o fogão. Sim, só 3 minutos.
Espere a pressão acabar (ou faça o trucão de colocar a panela fechada em baixo da água fria) e abra a panela. Seu risoto vai estar ali lindinho. Se estiver muito líquido, coloque no fogo de novo e mexa até evaporar. Se estiver muito duro, coloque mais um pouco de caldo e vá mexendo até chegar no ponto certo.
Quando estiver pronto, coloque uns pedaços pequenos de gorgonzola (meio à gosto, sabe) e uma colher de manteiga. Dê uma última mexida e sirva. 
Risoto para um
AW YEAAAAH FUCKING RISOTO <3
Observação 1: como fotografar comida sem parecer vômito? :(
Observação 2: gostaria de agradecer a participação especial do Gordon Ramsays, do Chandler e da Emma Stone. UM BEIJO, SEUS LINDOS :*

Comentários

  1. AQHAHAHAHAHAHAHAH tbm morro de medo da panela explodir!

    Cacá, você é maravilhosa! Ainda mais quando posta assim tão frequentemente ahahhaha s2

    ResponderExcluir
  2. tenho tanto medo de panela de pressão, que acho que prefiro cozinhar até a eternidade, hahahaha

    sério, fobia.

    ResponderExcluir
  3. Genteeeeee, posso dizer que super me identifiquei com esse blog? Pq sim, é minha cara! hahaha Cacá, que receitinha deliça cara, vou testar qlqer dia desses... me acabei de rir em várias partes do post, como não? haha beijinhos, seguindo vc!

    vivapaulatinamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu tambeeeeeeém, morro de medo de colocar panela de pressão no fogo, até chegar perto dela pra desligar morro de medo HUAHAUA
    Adorei a receita, bem explicadinha, e deu vontade de fazer também ♥♥

    ResponderExcluir
  5. TE AMO, CACÁ!!!! Jamais me atinaria fazer o arroz em panela de pressão *-* Que genial!!! Parece uma delicinha esse risoto ♥

    Sério, um dia vão inventar uma panela de pressão que não nos deixe com sentimento de "ELAVAIMEMATARELAVAIMEMATAR" hahaha (bah, vai que no Japão tem umas high-tech????)

    ResponderExcluir
  6. Essa é você salvando meus sábados do miojo!

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente preciso fazer essa receita!
    Fiquei com água na boca as 2h da madrugada :(
    Beijos!
    www.fashionclues.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa, receitinha maraaa!! Tava procurando uma receita pra impressionar o boy com meus dotes culinários (que eu não tenho haha) sem ter que realmente ficar horas na cozinha - vou testar essa certo!

    ResponderExcluir
  9. "como fotografar comida sem parecer vômito?": daquelas coisas que todo mundo pensa, mas ninguém fala. haha
    puts, mas certeza que ele ficou mais gostoso do que bonito! Qualquer coisa que vá gorgonzola fica bom. Queijo é a versão salgada de nutella. Dá certo com tudo.

    ResponderExcluir
  10. Oi Caca.
    Nunca fiz risoto acredita, nem tentei preguiça mesmo de ficar mexendo por horas, mas esse parece ser muito pratico e rápido, vou tentar um dia desses, rs!
    Achei muito engraçado vc comparar o preparo do risoto com o down do The Sims, rs! esses dias desisti de baixar por causa da demora, rsrs!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. "É tipo arroz integral, tcc e download do the sims: quando você acha que está pronto não está nem na metade." ahsuahsuahsuahsuahsuahsuahsuahs
    E receita pra quem não sabe cozinhar nem miojo, tem? :(

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
  12. MELHOR DEFINIÇÃO DA VIDA: É tipo arroz integral, tcc e download do the sims: quando você acha que está pronto não está nem na metade.

    Nunca me arrependo de visitar esse blog! huahauhauahua

    E logo que eu vi que usava panela de pressão, pensei, xiiii, não vai rolar! Porque tenho absoluto pânico das histórias de explosões nucleares, mortes e membros perdidos com essa bendita panela, mas aí você também tem medo, então TOCA AQUI! hihi

    Se eu superar esse medo AND comprar a panela, certeza que vai ser a receita diária desta casa!

    ResponderExcluir
  13. cara eu tô desacreditada de como essa receita fácil! não gosto de queijos então vou tentar adaptar aqui em casa com alguma coisa diferente. obrigadíssima por compartilhar, tava desesperada atrás de receitas fáceis :)
    beijossss

    ResponderExcluir
  14. Apenas salivando.
    Meu namorado adora fazer risoto, e eu super me aproveito dele, hahahaha, mas vou testar essa receita de panela de pressão pra quando estiver só e morta de preguiça.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Maísa Alves: to tentando postar mais <3

    suuh: hahaha, né? mas depois que você faz a primeira só vai... próximo passo: feijão!

    Paula Luz: haha que bom <3 obrigada por seguir!

    Elisa Mello: é, eu fico sempre tensinha com aquele treco fazendo barulho. mas o maior drama pra mim é na hora de abrir: sempre acho que vai estourar na minha cara haha

    Amanda: sim guria, minha mãe é mestre <3 será que no Japão tem hein? eu sei que tem uns lugares que são proibidos por causa do perigo e porque dá pra fazer bomba com elas (JURO!).

    del: <3 né, salvou os meus também.

    FashionClues: haha, putz... mas era só ir ali e fazer... não? ba imagina duas da manhã cozinhando um risoto hahaha

    Maria: haha, sim essa é bem rápida e fácil de fazer :)

    chris ribeiro: ba, sofro muito com foto de comida! única comida fotogênica é cupcake e bolo, o resto fica tudo vômito! hahaha. gorgonzola é amor. queijo é amor, aliás. gosto quase mais que bacon <3

    Paty: siiim risoto "normal" dá muita preguiça, mas é tão bom que vale a pena <3

    Tati Ferrari: guria, mas é só começar a ajudar sua mãe/avó/tia/prima nos almoços de família que você aprende, juro! foi assim que aprendi a cozinhar :}

    Nicas: sim... e tipo, quando sai uns liquidozinhos dos buraquinhos dela, saca? logo antes de pegar pressão. aí tu pensa 'ok, essa porra vai explodir na minha cara e não vai ser legal".

    Vanessa: guria, dá pra fazer risoto com muita coisa! eu adoro de carne com vegetais, por exemplo... sei lá, tem muita opção, nem precisa botar queijo! (invejei tu não gostar de queijo, apns).

    Gabriela Couth: haha mas passa a dica pra ele também, aí ele fica menos tempo na cozinha e tem mais tempo pra ti <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!