5 idéias de design para blogs

6 de agosto de 2013
Volta e meia tento fazer um layout novo aqui pro blog. Eu gosto do atual, mas sou muito inquieta e já estou querendo mudar. Das minhas muitas tentativas, até que saíram uns legais. Não o suficiente para eu querer colocar aqui no blog, mas legais. Pensei então em postar por aqui e talvez inspirar alguns de vocês :)
Eu sempre acho que um bom design tem que começar com uma boa fonte. Já fiz um post aqui no blog com algumas sugestões de fontes e contando como encontro as minhas. Muitas vezes é a própria fonte que define a direção do que vou fazer, como foi o caso desse logo. Comecei com a fonte Langdon (baixe aqui) e trabalhei a partir dela. Inicialmente, queria uma coisa em 50 tons de cinza, mas tinha ficado simples demais. Aí ando meio obcecada pela cor menta (yep, ainda não superei) e resolvi usá-la. Continuou muito simples e sobrepus na fonte do título um padrão bem discreto preto com algumas manchas brancas (é o primeiro do possível background). Achei feio e larguei de mão, he-he. Caso usasse,  provavelmente escolheria um background preto e branco.

Já esse design começou a partir de uma imagem. Já fiz um post por aqui com sites de resources legais e foi lá no deviantart que encontrei esse bulldog amoroso. Se vejo uma imagem e decido que quero fazer um layout com ela, geralmente escrevo o nome do blog do lado e vou testando as fontes que tenho uma por uma, até encontrar a que fique legal. Achei que a Haymaker (baixe ela aqui) ornava. A Bebas (baixe aqui) é uma fonte meio curinga, combina com tudo. Uma coisa que eu acho que sempre deixa qualquer design mais interessante é essa "distorção" na fonte (o formato de arco no nome do blog, nesse caso). Desisti desse layout porque não achei nenhum background que ficasse legal (tenho pânico de backgrounds neutros). O problema de usar uma imagem muito colorida (embora essa nem seja tanto) é esse, fica difícil combinar com outras cores e padrões.
Muitas vezes a idéia vem do nada. Decidi que ia fazer um layout estilo caderno. Procurei uma fonte que ornasse (baixe a The Lost Paintings aqui) e escolhi uma cor bem chamativa (a idéia era que parecesse caneta marca-texto). Sobrepus o resto do nome do blog com uma outra fonte que considero curinga (baixe a Orator Std aqui). Acho muito importante não misturar fontes 'chamativas'. Se você usar uma mais "chegay", como a The Lost Paintings, deixe pra usar uma mais básica no resto. Os fundos escolhidos são relativos à mesma temática de caderno. Desisti porque achei feio, mas usei a idéia para fazer as montagens do post sobre Nova York.
Eu ando obcecada por aquarela (o layout atual tem um pouco disso). Encontrei no Deviantart esses pincéis de aquarela para Photoshop (baixe aqui) e decidi usá-los em um layout. Queria que parecesse real (se tivesse scanner, super faria meus banners a mão) e busquei uma fonte com essa aparência para o título (baixe aqui). Também distorci um pouco o texto pra não ficar tão perfeito. Achei que tinha ficado muito blé e decidi ornamentar um pouco mais. A fonte Bergamot Ornaments (baixe aqui) é muito útil para esse tipo de coisa. É uma fonte estilo Dingbats (só imagens) cheia de ornamentos e arabescos bonitos. Aí escolhi dois ornamentos e coloquei nas pontas do título. Os possíveis fundos seguem o padrão aquarela que eu estava tentando buscar. Abdiquei porque não ficou nada real e prefiro o layout atual.
Às vezes gosto tanto de uma foto que quero usá-la no layout. Acho importante dar uma neutralizada nela pra não chamar muita atenção (especialmente em blogs com muitas fotos, como o meu). Com umas simples mexidas no Photoshop já ficou melhor. Aqui outra prova de que a fonte Bergamot Ornaments é demais. Usei vários arabescos dela na construção desse logo. Aqui também usei a "técnica" de não misturar duas fontes "chegay". Com a Marmelatta (baixe aqui), usei a Governor (baixe aqui) para neutralizar. A Governor é minha fonte neutra preferida, o único problema dela é que ela foi criada por americanos insensíveis e não tem acentos. Adoro logos circulares na lateral de blogs - sempre fica lindo. Desisti desse porque ficou muito parecido com outro logo que o blog já teve.

12 comentários:

  1. nossa, também sou a louca dos layouts. Nesses dois anos de blog, acho que tive uns 9, sendo que alguns duraram meses apenas. Fico tanto tempo elaborando-os que quando os instalo, já estou enjoada deles.

    Ah, morri de amores pelo do bulldog e pelo aquarela, tanto que baixei as fontes e ornamentos. Adorei o post (:

    ResponderExcluir
  2. Que lindos! Já tive muuuuuuuuitos também, mas nada me agrada por muito tempo...

    Conheci seu blog há pouquíssimo tempo e estou aqui sempre <3, portanto, irá me ver comentando frequentemente!

    Beijo, overagain-li.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ai adorei! Vou baixar essas fontes lindas e quem sabe copiar suas ideias também huahua, meu blog tá muito sem graça :(
    Origado pelas dicas Cacá!

    ResponderExcluir
  4. Que dicas ótimas, Cacá!
    Arrumei meu próprio blog, mas não saco chongas de nada. Vou salvar o link aqui e ler com calma em casa pra ver o que posso melhorar no meu.

    Beijo, sua linda!

    ResponderExcluir
  5. adorei as ideias, você é muito criativa e faz as coisas muito bonitinhas, me inspirou demais esse post <3 também sou meio a louca dos layouts, esse último é o que mais tá durando no meu blog ahhaah

    beijo!
    cerise n' pepper.

    ResponderExcluir
  6. OK, se tu não usar o do totó eu... eu... FAÇO UM PROTESTO!!!

    ResponderExcluir
  7. chris ribeiro: sim, eu já tive uns 9 também em 2 anos de blog! hahaha acontece exatamente isso comigo: fico um mês trabalhando nele e quando coloco no ar já cansei de vê-lo :/

    Li Arruda: que maravilha! adoro novos leitores <3 obrigada!

    Elisa Mello: eu achei o seu fofo!! <3

    Aline: eu sempre quero fazer uns tutoriais de Photoshop e coisas assim, mas sou tão ruim explicando (vide tutorial fail de gifs).

    celle coelho: mas que bom que tá durando, porque ele é muito bonitinho :)

    Amanda: hahaha quer pra ti? eu tenho salvo aqui, só substituo os nomes pelo seu e te mando a imagem <3

    ResponderExcluir
  8. Se a Amanda não quiser eu quero hahahah, muito lindo… babei nesse dog ( afinal qual dog que não babo?! rs )

    ResponderExcluir
  9. Lindos, todas as opções!

    ResponderExcluir
  10. PS: eu gostei tanto da opção de aquarela que vou tentar fazer no meu, eu to mudando o layout mas sabe quando você não sabe como quer e fica fazendo e mudando e nunca fica como quer? acho que entende kkk, vou testar essa opção aquarela, a proposito eu ja visito seu blog a anos mas nunca comento (ou se comentei nao lembro) eu acompanhava pelo google reader :) como essa peste do reader fechou cá estou rs.
    A ultima oção tbm achei incrivel o logo, e a do bichinho mordendo também achei muito bonito, você tem talento para a coisa, é designer? se não é filha tá perdendo tempo! ;D
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me manda o seu blog? Não apareceu aqui no seu perfil, fiquei curiosa :))
      Sou designer não, hihih, nem acho que tenho talento, só leio muita coisa sobre o assunto e absorvo tudo!! hahaha

      Excluir
    2. Meu blog é www.meumundosecreto.com só que está trancado (por enquanto) ainda tô em busca do layout perfeito, TÁ OSSO :/ kkkk

      Excluir

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!

Tecnologia do Blogger.
Back to Top