receita: cupcake de chocolate com banana e cobertura de chantilly

Coloquei uma foto desse cupcake de banana em um post anterior e todos me pediram a receita. Na verdade, esse cupcake está mais para um muffin. A diferença básica entre cupcake e muffin é que a massa do primeiro é muito mais leve, normalmente é feito com manteiga. Já o muffin é feito com óleo, o que faz o bolinho ser mais pesado. E aí se você colocar cobertura, vai ficar mais pesado ainda. Só que pra mim, bolo sem cobertura não é bolo. Daí decidi fazer uma cobertura bem leve, de chantilly. Usei pouco açúcar pra não ficar muito doce. Achei que combinou bastante :)
O bom dessa receita é que ela é bem light, já que vai pouca farinha e açúcar mascavo.
Ah, peguei essa receita de um livro da Nigella.
Ingredientes:
- 3 bananas
- 1/2 xícara de óleo
- 2 ovos
- 1/2 xícaras de açúcar mascavo
- 1 xícara de farinha
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 2 potes de nata
Para o bolinho:
Primeiro, arranje as forminhas de papel e pré-aqueça o forno em 180º. Esmague as bananas com um garfo dentro da batedeira, adicione o óleo, os ovos e o açúcar e bata essa mistura. Depois, adicione aos poucos a farinha, o cacau e, por último, o bicarbonato de sódio. Bata mais um pouquinho até a mistura ficar homogênea.
Depois, despeje nas fôrminhas de papel, preenchendo um pouco mais de 3/4 delas. Deixe assar de 15 a 20 minutos. Esses bolinhos ficam LINDOS assados. Eu esqueci de tirar fotos deles antes da cobertura, mas eles ficam perfeitos. Rende 12 bolinhos.
Para a cobertura:
Pegue 2 potes de nata (creme de leite pasteurizado) e deixe no freezer durante uns 15 minutos. Depois coloque a nata dentro da tigela da batedeira e bata durante 5 minutos. Vá colocando açúcar a gosto. Eu coloquei bem pouquinho, umas 3 colheres. Mas se você preferir mais doce, é só colocar mais. Depois é só cobrir os cupcakes. Eu usei um bico de confeitar de pétala e fiz essas rosas, mas achei que não ficaram tão bonitas. Acho que ia ter ficado mais legal se eu tivesse usado uma colher mesmo, pra ficar com um ar mais, sei lá... Selvagem. Hahaha. Por último, polvilhe canela em pó por cima do cupcake.

Comentários

  1. Ler isso a essa hora é loucura. Correr pra cozinha, preciso COMER algo!

    ResponderExcluir
  2. Manhã no escritório e leio receita de cupmuffin... assim me cai os butiá, mulér! ><
    Tu chegou a fazer brownie? Eu vi um guri fazendo a receita e achei com tanto potencial para inventar *-* E incrementar *-*

    ResponderExcluir
  3. Deve ficar uma delicia! Adorei a combinação de banana com chocolate <3 Preciso comer isso!!! auhahuau Beijos...

    http://insanelikesky.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Essa foto linda de comida gostosa, sacanagem tá? hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Prefiro a massa de cupcake á do muffin, por ser mais leve mesmo, mas na verdade eu não ligo pra diferença desde que seja gostoso. E o fato de ir pouca farinha e açúcar nessa receita específica também deve deixar o cupmuffin (LOL) mais leve! Adoro chantily, uso de cobertura pra basicamente tudo!
    Só eu que achei a forma do chantily super parecida com uma flor? hahaha
    PS: Te indiquei para um meme/campanha literária. Se quiser fazer, se sinta á vontade!

    Beijo,
    www.ahasagata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ficou com uma cara tão boa, nossa! Eu quero!
    E essa habilidade toda pra fazer essa rosa de chantilly? Comofaz?
    Estou seguindo seu blog que é super lindo! Faz mais receitas! *-*

    Se puder retribuir a visita, ficarei imensamente grata! Beijous,

    http://jessicakelle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. gente, deve ser MA-RA-VI-LHO-S0.

    ResponderExcluir
  8. Ô trem bãão!! Necessito desse cupcake!

    ResponderExcluir
  9. amei a receita! sou grande fã de cupcakes, quando faço em casa sempre faz sucesso, essa massa deve ficar ótima! vou tentar fazer aqui!!
    Beijos
    Maria
    whaticantsee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Considerando muito fazer isso so que o último cupcake de banana que eu comi saiu de mim uns 10 minutos depois. Morro de medo de passar mal de novo porque acontece o mesmo com pizza de banana (oi?), mas não banana normal, AHAHAHAHA. Mas eu quero.. Tá tão lindo. :~

    http://www.paleseptember.com

    ResponderExcluir
  11. Ow, parece muito bom. Ah, cupcake não tem muito como dar errado, mesmo quando não fica bonito fica gostoso. Vou guardar a receitar e fazer com a minha namorada um fim de semana desses. Parabéns pelo blog!

    A.José

    www.conteiro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Omg, que criatividadeeeeeee! Eu to chocanda, ok, eu estou muito chocada, acabei de entrar em um blog novo, e ele tem um cupcake em forma de rosa! Como assim? Eu espantada! Muito lindo! Simplesmente, eu fiquei pensando "Como ela fez?" já na metade do post, e depois eu vi, que vou com o bico de confeiteiro! Nossa, muito boa a ideia, eu to impressionava, Parabéns!

    http://duunogueira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não gosto de banana, mas ficou lindo e deu água na boca!
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Flor, tirando a banana eu gosto rsrsrrs

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adoro banana, já anotei a receita e sem dúvidas logo logo vou querer tentar fazer.

    ResponderExcluir
  17. *ooo* nus ficou tão lindo :D
    Eu amo , amo cupcake e sempre quis aprender a fazer
    tenho uma amiga que sabe fazer tmb mas ela nunca me ensina :( rsrs
    obg gostei muito ! Tomara que o meu fique assim lindo tmb ne ? rsrs
    beijos
    umaheroinaemvarginha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Dea Carvalho: hahaha, baixaria né. às vezes me deparo com uns blogs de culinária no meio da madrugada e fico agoniada tb!

    Amanda: cupmuffin <3 eu tinha uma receita sensacional de brownie uma vez, mas perdi e nunca mais achei #chatiada. aí esses dias fiz um de nutella, todo mundo amou. mas acho que não chegou nem aos pés daquela outra! hahaha

    Naira Cavichioli: meu, banana com tudo né? eu amo bananas!

    Isabella M.: hahaha, desculpa. e eu, que fiz e nem comi? atkins gurizão.

    Beatriz Souza - Ahasa, Gata!: cupmuffin <3 haha amei. chantilly é amor. então, era pra ser uma flor! hahaha. menina, fiz esse meme faz pouco tempo, então não vou responder de novo tá? desculpa ;)

    Jéssica: meu, é fácinho, um dia posto vídeo aqui ensinando. tem vários no youtube na verdade ;)

    Antônio LaCarne: obrigada ;)

    Patricia: é fácinho!

    Maria Luiza: aqui em casa os cupcakes reinam muito ;)

    Tany.: huuum, vc tem algum problema com banana assada então... melhor não comer, né? medo de ser responsável por um infecção intestinal hahaha

    Almeida José: eba, depois me conta como foi? :)

    Duda Pereira: é bem fácil, só tem que ter o bico certo! qualquer dia posto aqui um vídeo ensinando!

    Aline Amorim: COMASSIM, BANANA É AMOR! hehehe

    Enfim Shakespeare: hahaha, acho que faltaria alguma coisa. Se bem que deve dar pra substituir a banana por maçã hein... Huuuum, idéias ;)

    Gabriela Freitas: depois me conta? ;)

    Marina: eu acho bem fácil, é que nem fazer qualquer bolo! hahaha, só tem que ter as forminhas e paciência... os meus primeiros saíram horríveis, não vou te mentir! hahaha, mas depois vc pega o jeito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!