D.I.Y.: tutorial gifs no photoshop

Você vai precisar de:
- Photoshop CS6
Dá pra fazer com outras versões, mas não vai ser igual a essa.
- 1 sequência de fotos, como essa:
O melhor seria ter um tripé. Eu não tenho, faço na marra. Você vê aquela cena linda em movimento e, bom... Para na frente dela, tenta se mover o mínimo possível e vai clicando. Nesse gif vou usar 8 fotos. Você pode usar mais, ou menos. Só fique atenta que quanto mais fotos mais pesado vai ser.
Essas pessoas lindas e dançantes da foto são um oferecimento de Buenos Aires :)
Abra o Photoshop, aquele programinha do demo.
Passo 1) Para fazer um gif, algumas ferramentas que não são padrão no Photoshop tem que estar ativadas. Clique em: Janela >> Camadas e depois faça o mesmo na Linha do Tempo.
Aqui vou começar a me enrolar, gente. Pra mim, o Photoshop é muito intuitivo. Sei lá, aprendi a mexer faz muito tempo. Vou tentar explicar direitinho como eu faço, mas acho que mesmo assim tem que ter algum conhecimento básico.
Passo 2) Abra uma das fotos no Photoshop. Como? Redimensione a janela do Photoshop. Naquele botão do meio, lá em cima, do lado do X vermelho. Mova a janela para o cantinho. Abra a pasta de fotos e deixe ao fundo. Clique em uma das fotos e arraste ela para dentro da tela do Photoshop. TÃDÃN, ela vai abrir ali :) Claro que você também pode ir em Arquivo >> Abrir... >> e buscar a foto na pasta, mas acho mais fácil assim.
Passo 3) Ok, temos uma foto. Momento de redimensioná-la. Você não vai querer um gif gigante. Vá em Imagem >> Tamanho da Imagem >> Marque a opção restringir proporções e coloque lá em Largura uns 400 pixels. Ou mais, ou menos, o tamanho é você que escolhe.
Passo 4) Temos uma foto do tamanho certo. Um problema idiota do Photoshop é que quando você redimensiona a imagem ela fica minúscula na tela. Nunca soube o porquê. Facilmente resolvido: no cantinho das ferramentas tem uma lupinha. Clique nela e vai aparecer suas funçoes ali em cima, em baixo das opções. Clique em Tamanho Original.
Agora temos uma foto do tamanho certo no tamanho certo que ela deveria ter.
Passo 5) Agora você tem que adicionar as outras fotos no arquivo. Faça o que eu falei antes: reduza a janela do Photoshop, marque todas as outras fotos e arraste-as para dentro do arquivo. Aí você vai ficar com várias camadas de foto.
Se você quiser editar as fotos, é esse o momento. Não deixe pra editar depois que você tiver arranjado os quadros do gif porque vai dar errado. Coloquei nas minhas fotos uma action e bordas arredondadas. Não esqueça de fazer o mesmo efeito em todas as fotos.
Passo 6) Para fazer o gif, você vai ter que ocultar todas as fotos, exceto a primeira. Para fazer isso, você clica no olhinho que tem do lado das camadas.
Aí você começa a montar a "animação".
Passo 7) Na sua Linha do Tempo vai estar a foto que você deixou aparecendo. Na janelinha da Linha do Tempo, crie um novo quadro, na "folhinha" em branco. E aí você oculta a foto anterior e "desoculta" a próxima. Vá fazendo isso até chegar no fim. Crie um novo quadro, oculte a foto anterior e mostre a próxima. Você vai terminar com a mesma sequência que você tinha nas camadas, só que na Linha do Tempo.
Passo 8) Aí você "ajeita" o gif. Em baixo das fotinhos vai ter um número indicando quantos segundos cada quadro vai levar. Você adapta do jeito que quiser, é só clicar na setinha ao lado do número. Deixei o meu em 0,2 segundos.
Passo 9) Em baixo dos quadros vai ter as opções de looping. Ali você vai escolher se você quer que seu gif fique eternamente se movendo ou não. Eu sempre gosto dele eternamente se movendo. Marque a opção "Sempre". 
Passo 10) Aí dê play e observe sua obra-prima. Olha a minha:
Para salvar, você tem que ir em Arquivo >> Salvar para Web. Lá em cima a direita, em Predefinição, marque a opção Gif. Depois vá em "Salvar..." e.. Bom, salve :)
Não entendeu nada?
Talvez isso te ajude:
(Clica que aumenta).
Continuou sem entender nada?
Gata, não posso fazer nada por ti :~(

Comentários

  1. Hehe, legal ^^

    apsmass.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Se você soubesse como eu tava atrás desse tutorial! *-*

    ResponderExcluir
  3. **gata, não posso fazer nada por ti** = HAHAHA
    pois é

    O legal é o velhinho de mãos na cintura. Coisa fofa isso, genty!
    Ah, foi-se o tempo em que eu fazia gifs. Hoje em dia, nem pra isso presto mais. Paciência mandou lembranças.

    Kissu ;*

    ResponderExcluir
  4. Se não entendeu ainda, sinto muito, kiridinha! hihi
    Gente, eu fazia de um jeito tãããão mais difícil! XD

    ResponderExcluir
  5. Menina estou a tempo querendo aprender a fazer isso aqui... muuuuiiiitoooo obrigada!!!!
    Amei!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica, qualquer dia desses testo. ^^

    ResponderExcluir
  7. Jamais testarei. LOL Eu já quase perco a paciência editando vídeo! Que lugar bonito, by the way~

    ResponderExcluir
  8. Moises Gomes: obrigada

    del: eba, então vc veio ao lugar certo, hahaha

    Mia Sodré: gata, aí é uma barra. hahaha, amigos gays me influenciam muito ;) guria, eu queria muito ter feito um post sobre esse dia e essas fotos antes de postar esse tutorial, mas fiquei TÃO emocionada que consegui terminar que pensei FUCK THIZ SHIT. ainda vou fazer e contar como foi essa experiência ;)

    Nicas: pois é, na verdade já vi gente falar que meu jeito é mais difícil, mas pra mim funciona, então... hahaha

    Anna Dusek: de nada! ;)

    Rafaela Ribeiro: depois me conta como ficou ;)

    Barbie Californiana: me conta? ;)

    Amanda: hahahaha mas acho fazer gifs bem mais fácil que editar vídeos!

    ResponderExcluir
  9. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa que fof. adoreeei gata. Jaestou seguindo. Segue?http://masqueumdiario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!