D.I.Y.: marcadores de página de feltro

27 de novembro de 2012
Esse é o DIY mais tenso que já postei aqui no blog. Achei que deu bastante trabalho, mas fiquei super feliz com o resultado. Acho que pra quem tem hábito de costurar deve ser bem mais simples. São marcadores de página feitos de feltro <3 
Funciona basicamente assim: visualize dois triângulos colados um no outro apenas de dois lados. Eles formam um bolsinho, né? Nesse bolsinho entra o canto da página do livro. Muito fofo. Vi essa idéia no Pinterest, mas não encontrei a fonte de jeito nenhum...  Pelo que entendi, foi essa menina que fez. Ela não tem site. Como não tinha tutorial, fiz de "olho" mesmo.
Material necessário: feltro, linhas, agulha, botões, alfinetes e tesoura. 
Esses pedaços de feltro comprei em uma loja aqui em Porto Alegre chamada Atelier da Costura. Cada kit vem com 5 pedaços de feltro de cores e estampas variadas e custou uns R$ 5,00 cada. O resto eu já tinha aqui em casa.
Eu vou começar falando o que vai ficar óbvio quando vocês observarem melhor as fotos desse post: eu não sei costurar. Mesmo assim me meti a fazer isso. E achei muito tranquilo. Só um pouco demorado. Nas fotos que tirei, dá pra ver que a costura está toda torta. Mas esse é meu jeitinho eu sou assim e não me importo que não esteja 100% perfeito.
Claramente eu fiz de olho, né? Os meus recortes estão ótimos, um exemplo de coordenação motora. Hahaha. Recortei dois semi-corações do mesmo tamanho para o corpinho. Importantíssimo que ele tenha um ângulo de 90 graus, para caber no canto da página. Recortei também um bigodón para a "sobrancelha" da corujinha, dois círculos juntos e dois círculos separados um pouco menores que os primeiros para os olhos, duas meia-luas para as asas e um semi-triângulo para o bico. Primeiro, preguei o botão nos círculos soltos. Depois, costurei os círculos soltos nos círculos juntos. Aí costurei a sobrancelha e as asas em um dos corpinhos. Por cima, costurei os olhos e deixei o bico por último. Agora é o momento principal: você pega o corpinho que sobrou e costura apenas no "v" que o ângulo de 90 graus forma. Tã-dãn, uma linda coruja marcadora de página. Ok, linda não. Mas que está fofa, está. E né, o que importa é que foi feita com amor! Hahaha.
Olhem que lindo que fica no livro:
E aí que me emocionei achei muito sucesso meu primeiro marcador de páginas feito com feltro e decidi fazer outros. Mas queria fazer alguma coisa mais simples. Saiu isso:
Nem tirei fotos das etapas desse porque foi muito rápido: recortei dois corações e costurei os cantos. Sempre lembrando que tem que ter um ângulo de 90 graus!
E aí engrenei a fazer mais um, um pouco mais elaborado:
Uma raposinha! Fiz como na foto: recortei dois pedaços mais ou menos triangulares de feltro, um deles com orelhinhas. Também recortei duas formas que não sei explicar o que são (hahaha) para o fundo dos olhos e um mini triângulo para fazer o focinho. Costurei primeiro a parte branca dos olhos e depois preguei os botões e costurei o focinho. Por último, costurei a parte de trás apenas no "v" que o ângulo de 90 graus forma.
Certeza que esse é meu preferido! A corujinha e o coração foram rascunhos. A raposinha é minha obra-prima <3
Ah, queria aproveitar esse post para informar que ganhei uma máquina de costura e minha vida de arts and crafts fail vai mudar! Muahaha.

20 comentários:

  1. Aaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh², que lindo!!!
    Vou fazer, ou melhor, minha mãe <3

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! *-*
    Pena que não tenho muita habilidade com essas coisas!
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. ABUBUBUBUBUUUUUUUU ♥♥♥♥♥♥
    Eu tentei fazer um de papel, mas a ogra com os dedos grossos e indelicados fez tudo "erado" e desistiu.
    Mas de feltro, que ideia interessante! Uma ótima lembrancinha pra mandar pros amigos internacionais *-* Vou dar uma tentada nisso aí quando eu tiver mais tempo livre!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo! Eu mostrei pra minha mãe, ela adorou! Vamos fazer juntas, hahaha.

    Beijos, Ana.

    www.olacocorderosa.com

    ResponderExcluir
  5. A corujinha é minha!!! :) Linda, linda, me acompanha nas leituras, ela é notívaga, como eu.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal! Eu tenho um de feltro lindoo que minha tia fez pra mim, só que funciona de forma diferente, com um elástico pra prender as páginas. Mas adorei esses que você fez, fofura total <3 A raposinha ficou ótima, haha
    Beijos,
    Maitê :)
    blog-nemteconto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A raposa ficou muito legal :D Se nada der certo na sua vida você já pode montar uma barraquinha e vender marcadores desse tipo, vai ficar rica porque eles ficaram bem feitos. Apesar de os primeiros terem sido rascunhos, também ficaram bons.

    ResponderExcluir
  8. Sorteia uuuum! Eu quero, mas não tenho paciência pra essas coisas. :(
    Sempre fico de fazer mil projetinhos desses, mas acabo sem fazer nenhum, o que é uma pena!

    http://www.paleseptember.com

    ResponderExcluir
  9. liindos! adorei a ideia

    quero um. rs

    :)

    ResponderExcluir
  10. óin. fofo demais!! achei que o tortinho deu um charme! ;)

    ResponderExcluir
  11. Explodi de amor!!! Que coisa mais bonitinhaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu amei a raposinha *-*

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  13. hmmm, será que rola fazer um broche?? :) idéias...

    ResponderExcluir
  14. MAS QUÊ??? FALECI DE FOFURA!
    E não posso ver uma coruja que despenco de amor!
    Não sei onde vende feltro, mas vou dar uma procurada. É perfeito, inclusive para dar de 'presente-surpresa-desinteressado' a algum leitor aficcionado.
    Adorei o seu esmalte ((=

    ResponderExcluir
  15. GENTE. muito, muito obrigada por postar isso. tenho amigo secreto onde trabalho esse ano e tirei uma colega bookaholic (como nós). não sabia o que dar. agora sei. :)

    (tiro fotos de como ficou!)

    ResponderExcluir
  16. Raposinha te amoooo, um beijo pra voce kkk

    Menina prendada voce hein, eu tenho uma máquina de costura mas tenho SUPER medo de usar, ela é meio violenta heuehuehue

    Tenho vários pedaços de feltro e tecidos estampados, vou me arriscar a fazer os dois e ver o que acontece. O complicado pra mim será o bendito "90º" rs


    Con amore, Donna Yellow ♥

    maybe yellow

    ResponderExcluir
  17. Gleanne Rodrigues: eba! depois me conta se ficou legal!

    Aline Amorim: eu também não tenho, cara, TEM QUE TER FÉ E ACREDITAR QUE A GENTE É CAPAZ! hahaha

    Amanda: ótima lembrancinha mesmo! faz a corujinha verde e amarelo! ah tri clichê né (#eufariaok). hahaha

    Ana Polo: fofas! depois me conta!

    Gourmet: éé, que bom que gostou mãezinha!

    Maitê Amorim: é, esse de elástico deve ser mais prático! o que fiz deixa um espaço entre as folhas, é mais para leitura de cabeçeira mesmo! não dá pra ficar levando o livro com o marcador na bolsa assim...

    Dani: a raposa é a mais linda <3 já tenho plano pra se tudo der errado! abrir uma cupcakeria! hahaha se isso der errado monto uma barraca de artesanato então <3

    Tany.: tá na mão <3

    ellen guerra: sua chance é agora! hahaha tá rolando sorteio :)

    IANA LUA DIAS DA CRUZ: ficou com cara de eu que fiz, né? hehehe

    meueulimitrofe: <3 <3 <3

    Rafaela Ribeiro: ficou linda, eu também amei!

    Lolla: acho que rola sim!

    gabriela m. four: hahaha que lindo comentário <3 guria, acho que feltro vende em qualquer loja de tecido! não tenho certeza :( eu amo esse esmalte, é um da revlon muito lindo!

    brunna mancuso: êêê presente bem legal de dar mesmo! adoro ganhar coisinhas feitas pela própria pessoa <3

    Donna Yellow: eu já estou me entendendo um pouco com a minha! mas ela é violenta também, morro de medo de furar meu dedo e dormir para sempre :~ hahaha o 90º é a parte mais tranquila, viu... hahaha.

    ResponderExcluir
  18. que tipo de tecido é esse de florzinha da coruja?bjs

    ResponderExcluir
  19. Bianca Zerbatto: é feltro tb ;)

    ResponderExcluir
  20. que lindo!! nunca vi desses pra comprar ):
    amei as ideias, hoje vou por em prática! me inspirei e também pensei em fazer um marcador em forma de diamante, o formato dá certinho! beijos!

    ResponderExcluir

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!

Tecnologia do Blogger.
Back to Top