como fazer um bolo colorido:


Faça colorido, comida colorida é amor. Tem que ser atômico. Coloque na batedeira 2 copos de iogurte natural, 6 ovos, 4 copos de açúcar, 6 copos de farinha, 1 copo de óleo, 2 colheres (chá) de essência de baunilha. Misture tudo até ficar homogêneo. Depois, coloque mais 2 colheres de fermento e mexa delicadamente com uma espátula. Separe 4 potes em 4 partes iguais de massa. Adicione corantes de cores diferentes em cada um. Pré-aqueça o forno em 180º e pegue duas fôrmas iguais de tamanho médio. Unte com manteiga e farinha e corte papel manteiga do tamanho exato do fundo. Já pode cortar 4 formatos, porque você vai assar 4 vezes. Despeje em cada uma das fôrmas um pote. Coloque para assar. Vai ficar pronto quando você colocar um palito e ele sair seco, mais ou menos 20 minutos. Cuidado para não abrir o forno nos primeiros 15 minutos, porque o bolo pode abatumar. Quando estiver pronto, desenforme e unte as fôrmas novamente. Despeje as outras duas misturas e coloque para assar novamente. Retire quando tiver pronto e desenforme. Espere esfriar.

Faça o recheio: bata 100g de manteiga até ela ficar cremosa. Aí vá colocando leite condensado enquanto ainda está batendo. Em fio. Coloque mais ou menos metade de uma caixinha. Prove. Está bom? Está pronto. Pegue alguma fruta gostosa. Eu usei morangos. Você pode usar mirtilos. Amoras. Tem que ser uma fruta assim, que eu chamo de bosque. Corte em pedaços pequenos e deixe reservado.
Agora você vai montar o bolo: uma camada de bolo, uma camada do recheio de leite condensado e morangos (ou a fruta que você escolheu). Continue assim, até acabarem as camadas. Cuidado para não fazer uma torre de Pisa. Tente deixar retinho. Tente não deixar com aspecto de "morro". Se ficar "morro" não tem problema, vai ficar uma delícia de qualquer forma. Coloque dois palitos de churrasco no meio dele para segurar.
O próximo passo eu acho que é o momento crucial: você tem que ajeitar o bolo. Aposto que na confeitaria eles tem um nome específico pra isso. Pegue uma espátula e coloque o bolo em uma plataforma giratória. Se você não tiver, não tem problema. É só colocá-lo em uma fôrma redonda. Aí você cobre o bolo com uma camada fina de recheio. Vá tampando os buracos aos poucos. Tente deixar o bolo inteiro liso. Para isso, segure firme a espátula na vertical do bolo e vá girando ele. Ele vai ficando lisinho. Depois de 5 minutos você pega o jeito.
Por último você faz a cobertura. A receita é a mesma do recheio. Fácinho. Só que usei muito mais manteiga, mais ou menos 300g. A dica para ver se está firme o suficiente é virar a tigela da batedeira de ponta cabeça. Se não cair, está pronto. Se cair, f*deu. Óbvio que quando você vai virando você consegue visualizar que vai está muito mole. Se não está endurecendo, coloque mais leite condensado. Sempre em fio, não esqueça. Quando estiver firme o suficiente coloque algumas gotas de corante. Rosa, por favor. Quem não se apaixona por um bolo rosa? Eu fiz com bico de confeitar, porque tenho bastante experiência com eles na minha fábrica de cupcakes. Mas você pode fazer com uma espátula mesmo, da mesma forma que você cobriu o bolo com o recheio, só que com mais cobertura. Coloque o recheio no saco de confeitar. Use um bico pitanga e vá fazendo estrelinhas. É só chegar bem perto do bolo, em ângulo reto, e apertar rapidamente o saco, soltando e puxando logo em seguida. Vai formar uma estrelinha. Faça muitas. Cubra  bolo todo com elas. Vai ficar lindo. Assim:
E aí você come:
E aí você vem aqui e me agradece por ter te ensinado a fazer essa maravilha dos deuses. Desde já, de nada.

Comentários

  1. Que maravilha, vou tentar fazer no meu aniversário,
    obrigado!!!!!!!!!!! hahahahah

    ResponderExcluir
  2. Minhas lombrigas agradecem. uhauhasuhauh
    Deve ficar uma delícia *-*

    ResponderExcluir
  3. NEM CONVIDA!!! hahahaha

    Passei o domingo todo querendo comer um bolo colorido e tu vem e nos humilha com esse! Que tu comeu! Sozinha! (não sozinha, lol, mas enfim)

    Ó pra ti, ó: ;_____; (lágrimas)

    ResponderExcluir
  4. Nham, nham, lindo e gostoso!!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Deve ser ótimo também...
    Como eu sei que se eu tentar vai ficar uma porcaria - acredite, ate pipoca de micro-ondas eu consigo queimar! - me manda um pedaço?
    Amanha eh meu aniversario... =)
    manda, vai diz que sim, vai, siiiiiiiiiim?

    =)

    beijos

    ResponderExcluir
  6. nunca teria coragem de cortar esse bolo. deixaria ele pra sempre enfeitando a cozinha. lindo demais! parabéns!! :)

    ResponderExcluir
  7. OMG *.*

    Deliciosamente desejável ♥

    ResponderExcluir
  8. nhaam, que lindo esse bolo!
    Vontade de fazer agora!

    ResponderExcluir
  9. Nossa que lindo esse bolo!!!Mas e a paciência pra fazer tudo e deixar lindo assim?! Beijos Cacá!

    ResponderExcluir
  10. Isabella M.: eba! se fizer, depois me conta?

    Franciele Dias: fica mesmo!

    Amanda: guria, ouve essa então: fiz esse bolo e NÃO COMI. hahahaha #chatiada. tô fazendo dieta. foi horrível, assim. quando eu sair da dieta, faço ele pra ti! faço mesmo =) mas só quando eu sair da dieta, porque NUNCA MAIS faço ele sem poder comer. hahaha.

    Gourmet: na medida certa!

    Luana: hahaha tenta! confeitaria é simples: é só seguir as indicações exatas. é uma questão de química, não de dotes gastronômicos =)

    IANA LUA DIAS DA CRUZ: é, dá uma peniiinha quando vão cortar ele! hehehe.

    Rafaela Ribeiro: <3

    Danni Rossi: só fazer :)

    Nami: é, tem que ter paciência sim. mas já fiz similares algumas vezes (sou a doceira da família) e já estou bem acostumada! hehehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!