receita: cobertura de limão para cupcakes

Fiz para o aniversário de uma amiga esses cupcakes aí da foto. O preferido dela é de chocolate e café com cobertura de limão e ela me pediu para fazer de presente pra ela.
O que eu mais gosto dessa cobertura é que ela não é tão doce quanto buttercream (apesar de ter a mesma base) e que dá pra colorir. Eu amo tanto comida colorida. 
Fiz as rosas com bico de pétala e a cobertura azul com bico perlê. As rosas são mais chatinhas de fazer, tem que treinar bastante. O bom é que se você errar é só despejar a cobertura na tigela e tentar de novo. O azul é bem mais fácil.
Ingredientes: 
150g de manteiga
1 limão
essência de baunilha
nata
açúcar confeiteiro
Deixe a manteiga em temperatura ambiente até amolecer. Se você não tem paciência, coloque a manteiga no microondas em potência baixa durante uns 30 segundos. Esprema o limão em uma xícara usando um coador, para ficar só o suco na xícara. Você pode usar suco de caixinha também, mas aí tem que colocar mais (umas 4 colheres). Coloque em uma tigela de batedeira e bata até ficar cremosa. Coloque o suco do limão e uma colher de essência de baunilha e continue batendo. A mistura vai ficar meio feia, mas é normal. Coloque uma colher bem grande de nata e continue batendo. Pode ser leite, mas eu prefiro nata. Quando estiver homogêneo, comece a adicionar o açúcar. Uma dica boa é cobrir a batedeira com um pano de prato depois que colocar o açúcar, porque ele é muito fino e voa por tudo. Você vai precisar de umas 4 xícaras para "endurecer" a cobertura e poder decorar os cupcakes. Eu sempre coloco o mínimo necessário, porque acho o açúcar de confeiteiro muito doce. Se depois de 4 xícaras você ver que ainda está muito mole, coloque mais meia xícara e vá testando. Da mesma forma que se na terceira xícara você achar que já está OK, não precisa colocar mais. A dica para saber se a cobertura está boa o suficiente para usar com bico de confeitar é "virar" a tigela da batedeira. Se a cobertura ficar lá, ela está pronta. Se cair, não está. Hahaha. Sério.
Ah, e você pode adicionar corante para ficarem coloridos que nem os da foto. Nos meus, usei rosa e azul.
Dessa vez fiz mini cupcakes, são tão bonitinhos e delicadinhos :)
E depois é só...
Comer!

Comentários

  1. QUE, FOI VOCE QUE FEZ???? affffff, gente talentosa é otura coisa. puxa, tô me sentindo um fracasso agora jahahahahah

    ResponderExcluir
  2. Falando em cupcakes, é possível fazer tipo uma redução de morango pra rechear cupcakes? *-* Eu tava falando sobre redução de vinagre balsâmico com meu cunhado e quando ele falou que dava pra fazer com morangos eu pensei "hmmm, certo, mas e sem o vinagre?"

    Nem preciso dizer que suas cupcakes me dão água na boca. Eu adoraria dar uma mordida!! <3

    ResponderExcluir
  3. suas receitinhas bonitas sempre me dão vontade de experimentá-las, mas como tô numa fase zero açúcar, fico receosa de trocá-lo por adoçante em pó, vai que não dá certo :/
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  4. Parece ficar muito gostoso! Deu vontade de fazer em casa!

    http://olacocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Reação ao ver os cupcakes de rosas: OH NÃO, ISSO É IMPOSSÍVEL! Também adoro comidinhas coloridas, mas na hora de comer dá uma dó...
    Além de lindos, parecem ser muito gostosos e, parabéns guria, tu tem jeito pra coisa!

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhhhhhh que Cupcakes lindos! Mas heh, mesmo com a receita, para mim continua sendo algo impossível de fazer XD Adoro cupcakes, além deles serem deliciosos, eles são uma gracinha também! E lol estou me sentindo uma ameba pois não sei cozinhar quase nada haha

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  7. Ficou super linda a sua cobertura! Eu costumo fazer apenas coberturas sem manteiga, por preferência mesmo. Adoro usar apenas ganaches, que levam, quase sempre, só chocolate e creme de leite na base. Acho que a cobertura fica mais saborosa (e menos gordurosa). Mas essa sua versão com limão parece ótima, quero experimentar!

    ResponderExcluir
  8. Que vontadinha, também quero cupcakes de presente de aniversário...
    Deve ser muito boa essa cobertura de limão, mas eu faria com chocolate.. não gosto de café :(
    E essas pétalas ficaram lindas, pelo jeito tem que treinar bastante mesmo.

    Vou procurar esse filme de surfistas, lembro que eu vi um no cinema com meu pai.. Nem lembro o nome! haha

    ResponderExcluir
  9. Marcela: sim! sou uma menina prendada, também sei fazer cafuné!

    BA MORETTI: entendo!

    Amanda: tipo, me parece que fazendo uma redução de morango sairia uma geléia, não? aí acho que dá sim! deve ficar uma delícia dentro de um cupcake de baunilha!


    Chris Ribeiro: pois é, não sei te dizer se daria certo ou não :( mas já vi várias receitas de cupcake sem açúcar por aí!

    Ana Polo: fica mesmo! pessoalmente prefiro a cobetura de ganache, mas todo mundo tem amado essa de limão!

    Carolina: nada é impossível nessa vida! quando vi a primeira vez pensei "não, obrigada". aí achei uns vídeos no youtube ensinando e pensei "eu sou capaz!", fui lá e fiz. e ficou horrível. aí fui lá e fiz de novo, e de novo, e de novo. e aí aprendi.

    Vickawaii: tenho uma amiga que faz com os bolos de caixinha e fica super bom! os meus faço do zero, mas é pq vendo eles e tem que ter um diferencial. você podia tentar fazer um de caixinha e fazer brigadeiro de cobertura! não ficou mais possível? ;)

    Camila Faria: pois é, eu prefiro ganache também! acho o açúcar de confeiteiro muito doce! mas crianças amam! é questão de gosto mesmo. essa de limão não é tão doce, mas continua amanteigada.

    Maybi: pois é, sabe que nessa receita que eu uso o café é mais para quebrar o doce do chocolate mesmo, porque quase não se sente. mas eu gosto! às vezes peso na mão na hora de colocar o café, pra ficar mais fortinho ;)

    ResponderExcluir
  10. Roses are red, violets are blue.... Lindos!

    ResponderExcluir
  11. Que delícia, Cacá *.*

    Eu quero ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!