unicórnios pelo mundo #4

Acho que todo mundo já sabe que eu sou meio maluca adoro unicórnios. 
Das minhas andanças pelo mundo, decidi criar uma série aqui para o blog chamada "unicórnios pelo mundo". A maioria das fotos que postei aqui são intervenções artísticas da minha pessoa em fotos de estátuas equinas (infelizmente bem mais comuns que estátuas de unicórnio).
Em Paris, encontrei unicórnios "de verdade". De verdade porque né, não precisaram de minhas inhabilidades artísticas para virarem unicórnios. Sou maluca mas não tanto.
O Museu de Cluny é um museu de arte medieval que fica em uma casa do século XV, ao lado da Universidade Sorbonne (fato encantador nada a ver com o post: no restaurante universitário de lá a bebida é uma taça de vinho. França, te amo <3 ). Dentro do museu me chamou a atenção uma escultura feita em um dente de elefante (sério) e as termas romanas. A verdade é que não prestei muita atenção no museu diante da iminente possibilidade de encontrar unicórnios :)
"A Dama e o Unicórnio" é um conjunto de tapeçarias do século XV que representam os cinco sentidos. Na verdade são 6 tapetes e há controvérsias sobre a simbologia do sexto tapete, podendo ser amor ou compreensão. Todos os tapetes contam com a imagem de uma dama nobre e um unicórnio (tá, e um leão, mas quem liga para leões?). A sala onde fica a tapeçaria tem uma iluminação muito fraca (acho que para não comprometer o tecido) e pouquíssimas fotos saíram boas.
No tapete que representa a audição, a dama toca um órgão. O que achei legal é que os animais também estão representados nas extremidades do instrumento. Não dá pra ver, mas as cores são muito vivas e é tudo incrivelmente detalhado.
No que representa a visão, a dama está sentada segurando um espelho e fazendo carinho no unicórnio, que está em seu colo e vê seu reflexo. Amei esse porque o unicórnio está sorrindo. Mágico. Queria tanto um pra mim. :)

Comentários

  1. Oh my God. Eu amo unicórnios, e pôneis. E pandas... Enfim. E eu sou meio maluca. Ah, desculpe pela droga de comentário.

    http://virgulaassassina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Unicórnios são tão lindos, eu adoro! Flor, tô passando aqui para te avisar que tem sorteio de um moleskine liindo rolando lá no blog, conto com você lá, viu? Beijos! http://querosergringa.blogspot.com.br/2012/08/sorteio-moleskine.html

    ResponderExcluir
  3. Ana Clara Fank: Eu também amo unicórnios e sou meio maluca! Todos somos. Hahaha.

    Gabi: São, né? Fofinhos! Putz, me inscrevi lá mas não tenho facebook. E agora? Hahaha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!